Tráfego pago

Tráfego pago: tudo que você precisa saber

A grande onde do momento é trazer a sua empresa para o campo digital. Inclusive, se você ainda não está explorando as infinidades desse mundo, lamentamos informar que suas estratégias estão bastante desatualizadas. Mas, estar na esfera online dos negócios, não basta ter uma plataforma estrutural e páginas de vendas. Mais do que isso, e muito mais importante, são as estratégias que você adota para que os seus produtos e serviços ganhem o espaço do crescimento. E, uma parte da missão está no tráfego pago.

Mesmo dentro das estratégias, há estratégias possíveis; sacou? Isso quer dizer que apenas fazer não é o suficiente. Entretanto, as estratégias utilizadas na aplicação das estratégias faz toda a diferença. Talvez a gente tenha te confundido agora, mas, é só para te mostrar a seguir o quão simples e crucial é aplicar os métodos certos e do jeito certo. E, claro, como o seu negócio pode se beneficiar disso.

O que é Tráfego Pago?

Mas, o que é tráfego pago? Apesar de ser um termo bastante comum, nem todo mundo conhece a sua essência. E, você vai ver que a questão é muito mais clara do que parece.

Como o nome bem sugere, esse é o termo que se usa para movimentos de compra de mídia online em diversos canais. Enquanto navega pela internet, você as recebe o tempo todo entre um status e outro, entre uma música e outra ou em pontos estratégicos daquele dos vídeos. Esse tipo de anúncio também pode se apresentar em forma de banner ou alerta nos seus sites favoritos.

E, como participante da outra ponta da relação, você percebe o tráfego pago na propagação da sua própria marca por meio dessas mesmas mídias. Como resultado, você receberá mais acessos em suas páginas e também fará mais negócios.

Tráfego pago
Foto/Reprodução: Canva

Como funciona?

Na prática, esse é um negócio de compra de anúncios online. Você o faz através da criação de Ads em diversos canais e portais. Ao verem seus banners espalhados por aí, os clientes terão mais chances de serem alcançados pela sua proposta e o caminho para que cheguem até você será mais curto.

Ao optar por esse tipo de alternativa, seus anúncios estarão nos topos das páginas de pesquisas, logo, serão vistos primeiro, pois estarão em destaque. Essa é a grande diferença da busca de tráfego orgânico que, embora seja muito importante, contam apenas com as técnicas de SEO, habilidades de criação de conteúdo e esforço humano.

Como fazer?

Então, na prática, o processo é o seguinte. Primeiramente você escolherá qual será o melhor método de pagamento a ser utilizado. Enquanto a primeira opção considera o Custo Por Clique, a segunda faz a cobrança considerando o Custo Por Mil Impressões.

O Custo Por Clique irá te custar conforme a quantidade de vezes que seu anúncio receberá cliques. E, isso parece óbvio, não é? Já no Custo Por Mil Impressões vai considerar cada mil vezes que ele for apresentado entre os resultados de buscas.

O custo é definido por meio de uma espécie de leilão dentro da plataforma. Ou seja, as posições são disputadas entre os anunciadores a partir do lance dado.

Na hora de escolher o seu tipo de custo ideal, também é preciso adotar estratégias. Se deseja canalizar um tráfego real para o seu site, o mais indicado é o CPC. Agora, se a sua ideia é dar mais visibilidade ao seu negócio, talvez seja melhor investir na aparição dele nos resultados de pesquisas, utilizando o CPM.

Agora, sim, com o método de custo definido, é hora de partir para o anúncio. Cada plataforma possui os seus métodos e ferramentas de criação. Nesse caso, é importante que você observe quais sejam as configurações da plataforma escolhida, crie o seu anúncio e o distribua para o público que você mesmo indicará na plataforma.

Tráfego pago
Foto/Reprodução: Canva

Melhores ferramentas de Tráfego Pago

Como se trata da estratégia do momento, você tem boas opções de ferramentas para aplicar o tráfego pago. Cada uma delas atinge a um tipo de público e finalidade. Dessa forma, você pode analisar qual seja a presença mais comum em cada uma delas e, então, direcionar os seus esforços.

Facebook Ads

Uma das grandes vantagens do Facebook Ads é a versatilidade na hora de criar os seus anúncios. Isso porque essa ferramenta dá a opção de criação de diferentes tipos de mídias. Assim você pode explorar essa versatilidade explorando o campo visual, da escrita e dos sons.

Além disso, a plataforma te dá a chance de direcionar o seu conteúdo exatamente para o seu público-alvo. Esse direcionamento é feito quando você escolhe categorias de interesses. Ou seja, você é quem dirá a que gênero, faixa etária, profissão ou outros aspectos que possam guiar a decisão de consumo, é que o anúncio deve ser entregue.

Google Ads

Entre as estratégias de tráfego pago, o Google Ads certamente é a mais utilizada. Isso é bastante justo, já que todo mundo se utiliza dessa ferramenta para sanar qualquer tipo de dúvida ou pesquisar qualquer tipo de interesse. Então, imagine o seu negócio aparecendo primeiro quando alguém pesquisar por qualquer termo de conexão!

Aqui também é possível direcionar a que tipo de público o seu anúncio deverá ser enviado. Essa seleção é feita por você mesmo enquanto estrutura o material. A cereja do bolo do Google é que ele adianta os possíveis resultados que você terá conforme a escolha do tipo de tráfego que deseja.

Instagram Ads

Essa é uma das redes sociais mais utilizadas no mundo. Consequentemente, é também um terreno fértil para plantar o seu negócio como solução de demandas. Aqui também se tem uma plataforma de uso fácil e bastante funcional. Como se trata de um mesmo grupo de redes, é de se esperar que o funcionamento seja similar ao do facebook.

Então, se você tem como alvo o público mais jovem, é aqui que eles estão. Entre as principais estratégias dentro dessa rede social está o uso dos stories, feed e reels. E, claro, faz parte da dinâmica utilizar uma linguagem atrativa e conteúdo que atraiam a faixa etária em questão.

Taboola

Aqui temos um nome mais incomum que talvez não faça muito sentido para você. Mas, é essa a principal plataforma adotada para a veiculação de anúncios em portais de notícias. Assim, quando alguém pesquisa por um assunto específico e é direcionado para esses portais, verá lá os banners e propagandas de assuntos correlatos. E, é esse o momento em que o seu negócio precisa estar estampado lá.

Youtube Ads

Como o próprio nome já diz, essa é a estratégia de tráfego pago utilizada para vídeos do Youtube. Aqui o seu negócio pode aparecer dentro dos próprios vídeos ou como sugestão da plataforma, a depender da forma escolhida por você.

Nesse caso, a ideia é explorar ao máximo a criatividade que prenda a atenção dos destinatários. É uma boa ideia explorar ao máximo o formato que é o mais visto pelo brasileiro.

Principais benefícios da estratégia

Agora, se mesmo com todas essas informações, você ainda está na dúvida sobre o fato de compensar o não o investimento, nós ainda temos mais a oferecer. Depois de entender o que é e como funciona essa estratégia, você também precisa entender quais as vantagens que o seu negócio terá. Então, se o que você deseja é um leque de benefícios; tome!

Tráfego pago
Foto/Reprodução: Canva

Maior visibilidade do seu negócio

Primeiramente, utilizar o tráfego pago vai dar ao seu negócio a visibilidade que ele precisa para se estabelecer e expandir no mercado. Inclusive, com essa estratégia o processo se dará muito mais rápido, assim como os retornos.

O crescimento é notório e rápido, e você pode acompanhar isso caminhando com os impactados. Ou seja, não se trata apenas de mostrar a sua marca, mas de criar autoridade e direcionar seu público até o objetivo final que é a compra da sua ideia.

Aumento da taxa de conversão

Com a utilização de ferramentas de tráfego pago você também promove o aumento da taxa de conversão da sua página. Isso porque, além de atrair novos cliques, você estará conduzindo a experiência do cliente e criando autoridade para aqueles que já estão em uma posição mais avançada no funil de vendas.

Considerando que, quando alguém faz uma busca na internet já manifesta uma demanda criada, o seu papel é aparecer como solução. Mas, claro, para isso você também precisa adotar técnicas ideais como a escolha da melhor palavra-chave, a produção de anúncios eficientes e a apresentação como solução para essa demanda.

Engaja ações específicas

Por fim, embora você possa encontrar ainda muitas outras vantagens, o tráfego pago é um excelente auxílio para a divulgação de ações específicas. Essas ações são aquelas que você promove em momentos importantes para o seu negócio. É uma boa chance de aproveitar as épocas do ano que impulsionam as suas vendas conforme o seu nicho.

Então, é uma boa ideia utilizar divulgações pontuais, além daquelas fixas, para mostrar o que o seu negócio está fazendo de diferente. Essa é uma boa chance para impulsionar lançamentos de produtos novos, criação de promoções, campanhas em datas especiais, ações de fidelidade e tudo o mais que te pareça rentável.

Nós temos certeza que você já entendeu a importância desse tipo de atitude no estabelecimento e crescimento do seu negócio. Afinal, já pensou no desperdício de potencial que você pode estar promovendo por não estar explorando as maneiras corretas de negócio?

Se você precisa se destacar, essa é a melhor hora, pois o digital está no topo da cadeia de vendas.

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Leia também: Como anunciar no Google Ads

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