Topic Clusters

Topic Clusters: O que são e porque são tão importantes no SEO

Quando se trabalha com Marketing de Conteúdos, algumas estratégias e ferramentas não podem, de nenhuma forma, ficar de fora. Esse é o caso, por exemplo, da utilização do Topic Clusters, que faz toda a diferença naquilo que você vai entregar de conteúdo.

Essa é uma ferramenta que trabalha e contribui bastante com a estruturação de um determinado conteúdo. Mais do que organizar, esse é o tipo de estratégia que interfere diretamente no seu SEO. Então, vale a pena conhecer tudo sobre o assunto.

Para facilitar o seu dia corrido, reunimos aqui todas as principais informações sobre o assunto. Então, fique aqui até o final para saber tudo!

O que é Topic Cluster?

Em tradução literal, o termo Topic Cluster se refere a “grupo de conteúdo”. Parece bastante autoexplicativo, não é mesmo? E, você não está errado. Afinal, o termo é uma referência à melhor maneira de estruturar e organizar seus blogs a fim de fazer com que ele seja notado.

Com o crescimento do campo virtual, a boa e velha Palavra-Chave deixou de ser suficiente, embora ainda seja essencial. Então, a fim de acompanhar a evolução, a estratégia formulada pela HubSpot pretende que você organize e estruture o seu conteúdo a partir de Topic Cluster. Assim, você tem mais chances de construir um relacionamento de interação com o seu público e ser melhor classificado pelos sites de buscas.

Na prática, a ferramenta orienta a estruturação de conteúdo a partir de criação de grupos interconectados a um tópico principal. Uma das maneiras de fazer isso é utilizando uma linkagem interna eficiente, a fim de apresentar em um contexto os diferenciais e importância dos conteúdos que você tem em sua plataforma.

Topic Clusters
Foto/Reprodução: Canva

Como utilizar o Topic Cluster?

Como tudo o mais no SEO, o negócio é a estratégia. No caso do Topic Cluster, cada utilização deve se firmar sobre três pilares essenciais para o seu sucesso. Cada um deles tem uma função importante na construção de um resultado otimizado nos buscadores e na melhoria do SEO.

Post Pilar

Tudo se constrói ao redor do Post Pilar. Aqui se tem a estrutura fundamental para tudo o que virá depois. É ele também quem sustenta a estrutura. Na prática, a ideia é estruturar o post pilar ao redor de uma palavra-chave que alcança de maneira mais geral o assunto de que se trata o tópico tratado.

Em sequência, você precisa pensar que essa parte do Topic Cluster precisa ter relevância no sistema de rankeamento das páginas de buscadores. Pois, é aí que começa a conversão do conteúdo em ações do seu público. Então, o post pilar precisa traduzir os objetivos do seu negócio.

Então, o segredo é escolher o conteúdo central com base naquilo que você considera importante para o seu negócio. Depois de reunir de maneira prévia os temas que receberão maior atenção no seu Marketing de Conteúdo, é hora de de explorar as possibilidades da estratégia, fazendo com que o conteúdo seja resposta de dúvidas, informações claras e seguras, além de estrutura para demais conteúdos internos.

Clusters

No quesito Clusters se têm os conteúdos propriamente ditos. Esse é o tipo de estratégia que se utiliza tanto em blogs quanto em Landing Pages de materiais educativos para Download, vídeos no Youtube e outras possibilidades.

A ideia aqui é estruturar os conteúdos com base em palavras de cauda longa e assuntos mais profundos. Ou seja, ao invés de trabalhar com aspectos mais gerais, aqui se tem um afunilamento do assunto através do afunilamento da especificidade.

Então, ao escolher um cluster para o seu conteúdo, você precisa fazer com que ele seja realmente o foco da questão. Ou seja, tudo ao redor da produção deve voltar para o tema central. Essa é a hora de explorar tudo o que o assunto tem de melhor de maneira minuciosa. Enquanto isso, o próprio Post Pilar deve apontar para os Clusters, de maneira a contextualizá-los.

Assim, enquanto o post pilar soa como um tema mais geral, os Clusters soam com ramificações do assunto principal, trabalhadas de maneira mais específica. Nesse momento, é hora de pesquisar bem a palavra-chave e melhor forma de utilizá-la em sua produção.

Topic Clusters
Foto/Reprodução: Canva

Links Internos

Por fim, o terceiro ponto do Topic Cluster diz respeito à linkagem interna. Como principal objetivo dessa etapa está o alcance de backlinks para o bom rankeamento nos buscadores. Além disso, os links internos são necessários para mostrar a organização de suas próprias páginas ao rankeador.

Entretanto, como tudo o mais nas estratégias de Marketing de Conteúdo, não dá para fazer de qualquer jeito. Então, mesmo na hora de fazer seus links internos, é preciso utilizar técnicas importantes.

Primeiramente, é sempre bom que o seu primeiro link interno esteja voltado para página pilar. Enquanto isso, a página pilar pode receber recursos que levem os interessados para os Clusters também. Essa é a melhor forma de fazer com que se construa uma teia ao redor do objetivo da sua página.

Agora que você sabe como potencializar o seu conteúdo, comece a aplicar o Topic Cluster!

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Mas, se quiser  saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!

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