script de vendas

Script de vendas o que é e como usar

Sabemos que os vendedores precisam ter conhecimento do que falar antes de realizar um atendimento ou uma ligação. Para isso, existe o script de vendas.

Porém, o intuito do script de vendas não é robotizar e fazer o atendimento ficar monótono.

Muito pelo contrário, o script de vendas é feito para que o vendedor tenha um guia que o ajude a realizar atendimentos de maneira tranquila e mais efetiva.

Quer saber como montar um script de vendas que será super efetivo de verdade? Continue com a gente na leitura deste artigo.

O que é o script de vendas?

Este é um documento feito para auxiliar o vendedor a realizar as ligações e atendimentos de forma mais segura.

Portanto este script garante que o vendedor obtenha êxito e tenha maior segurança.

Ele é composto de três tópicos principais: a ordem do processo de vendas, um passo a passo para cada etapa do processo e alguns modelos para diferentes negociações.

Geralmente este script de vendas não é engessado, evitando atrapalhar as estratégias próprias de cada vendedor no ato da venda.

Contudo, as estratégias dos vendedores devem ser alinhadas aos propósitos da empresa.

Por que é importante ter um script de vendas?

A seguir, lhe daremos alguns motivos pelos quais é importante ter um script de vendas.

Novos vendedores

O script pode auxiliar novos vendedores a realizar as primeiras vendas sem demonstrar tanto nervosismo.

Ou seja, evita que eles se atrapalhem no processo e ainda ajudam a molda-los na forma da empresa desde o início.

A qualidade do atendimento tende a ser superior quando o vendedor está apto a dar soluções para as perguntas e dúvidas dos clientes.

Então, a probabilidade de fecharem mais negócios aumenta significativamente.

Produtividade

No quesito produtividade, o script de vendas colabora e muito. Pois, evita que o vendedor fique sem resposta e também otimiza a solução dos problemas inspirando mais confiança.

Quanto maior a eficiência do atendimento, melhor para o vendedor e para o cliente. O uso de um modelo pré-definido ajuda a poupar tempo.

Entretanto, este modelo pré-definido deve ser sempre reajustado quando for contestada alguma falha, para que assim, se torne cada vez mais efetivo.

Favorece o alinhamento

O alinhamento com o cliente é ponto crucial no processo comercial. Pois, é nesse momento que todas as dúvidas e benefícios devem ser comunicados ao cliente.

Assim, com todos os pontos alinhados, o cliente dificilmente terá alguma reclamação e poderá usufruir bem do produto ou serviço que ele adquirir.

Foco

O script de vendas evita que o vendedor se perca no meio do processo comercial.

Pois, ele pode começar a conduzir a conversa, por exemplo, por um caminho que será interessante para o cliente, mas não levará a conclusão da venda.

O foco é essencial para que o vendedor se mantenha na linha e assim, destrave as negociações, as tornando mais simples e objetivas.

Como criar e usar um script de vendas

Pode parecer complicado, mas se você tiver um bom conhecimento da sua empresa, será mais fácil que imagina.

Primeiramente, o script de vendas tem que ser coerente com a empresa. Portanto, se atente a escolha do melhor formato que se adeque ao perfil.

Realize a montagem do script junto com sua equipe de vendas, pois serão eles quem seguirão aquele guia. Dessa maneira o script deve ser considerado bom por eles também.

O script pode ter vários formatos, entre eles o tradicional em texto digital ou impresso, explicado com elementos visuais, ou mesmo em formato áudio visual.

Tenha consciência do processo de vendas, pois assim será mais fácil mapear as ações e transições que precisam ser executadas.

Divida o processo em metas e depois detalhe-as. Aqui seguem alguns exemplos de ações presentes no seu processo comercial: prospecção (pesquisa); qualificação (avaliação); primeiro contato, apresentação da proposta; follow-up (acompanhamento); e envio do contrato.

Fazer um acompanhamento mais próximo das ligações é importante para ajudar a identificar padrões úteis de comportamento para a montagem do script.

Além disso, ter um bom conhecimento do perfil do seu cliente é essencial. Em seguida, não deixe de pontuar as informações a serem passadas em todas as etapas para que não fique nada para trás.

Finalmente, crie vários modelos de acordo com as necessidades de vendas e suas categorias.

Uma dica bacana é colocar em teste para que você possa fazer observações e ajustes futuros.

Não se esqueça de conscientizar os vendedores sobre a utilização do script de vendas.

Agora, você terá seu script de vendas personalizado e prontinho para o uso.

Conclusão

Vimos como um script de vendas pode ser importante dentro de um processo comercial.

Portanto, toda empresa que oferece produtos e serviços deve ter um para auxiliar no fechamento das vendas.

Contudo, não perca tempo e utilize nossas dicas para criar seus scripts de vendas matadores e aumentar suas vendas.

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