Sales OPS

Sales OPS: Saiba tudo sobre

Apesar de ainda não ser tão comum entre as empresas, Sales OPS é uma área que tem crescido gradativamente. Assim, por causa da expectativa de crescimento cada vez mais latente, os profissionais estão procurando se inteirar da área.  A ideia do setor é cuidar das métricas e da otimização de processos comerciais, com base nos resultados. Assim, é possível fazer previsões mais próximas da assertividade das vendas, através do uso de dados.

Então, tudo indica que entender e aplicar Sales OPS no seu negócio é um bom passo. Por isso, conheça as principais informações sobre o assunto!

O que é Sales Ops?

Sales Operations é um conjunto de técnicas que permitem a construção de um planejamento estratégico das ações e abordagens do setor de vendas. Assim é possível atingir metas pré-estabelecidas de uma maneira segura e previsível.

Na prática, e em português, trata-se operações de vendas, que definam e acompanhem os processos de venda de determinada empresa. Tudo isso através de ações práticas como geração de leads, pesquisas de definição de mercado, criação de programas de incentivo, realização de análises de vendas e acompanhamento sólido de gargalos de todo o processo desde o primeiro passo até a conquista do cliente.

Sales OPS
Foto/Reprodução: Canva

Principais Funções

A ideia do Sales Ops é fornecer uma espécie de suporte que dê uma boa direção para a equipe de vendas. Conforme já adiantamos, a ideia é você possa fazer isso a partir da utilização de dados e resultados de processos que já são aplicados. A partir desses resultados mensurados é possível identificar os pontos de falhas que, também são pontos de melhorias.

Entre as principais funções, um bom time de Sales Ops deve cumprir algumas tarefas específicas. Primeiramente, o acompanhamento de dados deve ser uma atividade constante. Pois, os dados são a principal base para todas as demais ações. Depois de reunir os dados, é hora de fazer as devidas análises e gerar relatórios sobre eles.

A partir dessas análises e relatórios de dados, novos caminhos vão surgir para as decisões. É, então, a hora de desenvolver novos processos de vendas ou melhorar aqueles que precisam de melhoria. Além disso, o processo também precisa de acompanhamento e alinhamento da equipe a fim de que todos ajam na mesma direção.

É importante se lembrar que, a ação no sentido de gerenciamento inclui alguns passos práticos, e muito importantes. Por exemplo, essa é a ação que reúne tarefas como segmentar a ação dos grupos de vendas. Para isso, é possível utilizar estratégias como área geográfica, potencial de vendas, porte ou histórico do cliente, dentre outras estratégias.

Além disso, é a parte da empresa que cuida para que o time de vendas tenha sempre orientações e treinamentos atuais sobre a área. Aqui, é importante prover conhecimentos, aproveitar habilidades e preparar a equipe para todos passos da jornada de vendas.

Por fim, o último passo é garantir que o Sales Operation esteja funcionando de acordo com o planejamento geral da empresa.

Sales OPS
Foto/Reprodução: Canva

Melhores vantagens

Quando se aplica corretamente, o Sales Ops também traz diversas vantagens para a área de vendas da empresa que aplica a estratégia. Primeiramente, a implantação permite que se tenha um olhar mais ampliado sobre a empresa e o seu funcionamento. Trata-se de um olhar de fora da situação enquanto os vendedores se preocupam com outras demandas, como a prática das vendas, por exemplo.

Além disso, a reunião e análise de dados gera uma base mais estruturada para o processo de vendas. Como um paradoxo, o processo se simplifica e se expande em eficiência ao mesmo tempo. Essa mesma eficiência é capaz de gerar resultados práticos como uma maior previsibilidade dos acontecimentos, além do aumento significativo do fluxo de caixa.

A aplicação dos Sales Ops também permite que as decisões sejam tomadas de maneira cada vez mais assertivas. Isso porque elas não estão embasadas em desejos abstratos, mas, em números concretos e direcionamentos reais. Ao enxergar onde estão os gargalos de recursos e energias, onde estão as brechas do funcionamento e onde as ações podem receber atenção; as decisões estão muito menos suscetíveis a erros.

Por fim, embora haja ainda muito mais a se explorar, esse é o tipo de estratégia que gera crescimento para a empresa. Mais do que isso, permite um acesso gradativo e crescente, com tempo para acertos no caminho. Tudo com o apoio firme dos dados e uma previsibilidade concreta. Quem sabe, a análise encaminhe também para a compreensão da própria estrutura. O que pode caminhar para menos investimentos e mais aproveitamento do potencial de produção que a empresa já tem.

E, então? Parece uma boa ideia? Com certeza é muito mais do que isso!

Leia mais: Guia de vendas: Produtos complexos

Mas, se quiser  saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!

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