pessoas mexendo nas redes sociais pelo celular

Redes Sociais: o que são e para que servem?

Antes da era digital, as empresas usavam mídias analógicas para marketing. E a publicidade tinha um papel diferente do que tem nos dias de hoje. Os investimentos eram focados nos jornais, banners, outdoors e propagandas de TV. Mas, com a evolução tecnológica, a internet surgiu, substituindo mídias analógicas por digitais. Sabemos que as mídias evoluíram junto com a tecnologia e, assim, o avanço da internet trouxe as mídias sociais. Não sabe o que são redes sociais?

Continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Desvendando o conceito das mídias sociais

As mídias sociais são websites e aplicativos de comunicação que aproximam as pessoas utilizando da internet para isso. Grande maioria da população tem acesso à internet e possui pelo menos um celular ou um computador pelo qual podem navegar.

São mais de 2 bilhões de pessoas acessando, curtindo e compartilhando informações nas mídias sociais todos os dias.

É extremamente importante inserir sua empresa em algum tipo de mídias sociais, pois pela variedade de pessoas e personas procurando por informações diariamente, talvez seu público alvo finalmente encontre o que precisam em sua publicação.

Futuramente, pela estratégia do funil de vendas, sua persona pode se tornar cliente adquirindo seu produto.

Mídias Sociais vs. Redes Sociais: Entenda as distinções

São nomes bem parecidos e que podem ser facilmente confundidos. Mas, o que elas tem de diferente?

As mídias sociais são qualquer canal que proporcione comunicação e compartilhamento de informações online, como blogs, sites, fóruns e até mesmo as redes sociais.

Já as redes sociais são focadas no relacionamento interpessoal. É o que conhecemos por site de relacionamento, porém esse não é focado somente em questões amorosas. Mas sim, em todos os tipos de relação como profissional, amorosa, entre amigos, colegas, por exemplo. Enfim, é majoritariamente direcionada conexões pessoais.

Redes Sociais: Afinal, são também mídias sociais?

Nem toda mídia social é uma rede social, mas isso não quer dizer que nem toda rede social não tenha uma parte de mídia social também. O Facebook e até mesmo o Instagram nos dias de hoje estão servindo de plataforma para que empresas mostrem seu conteúdo de maneira mais rápida. E lá, também encontrarem maior volume de interação com novos possíveis clientes.

Criada para atender as necessidades da Guerra Fria em 1969 e disponibilizada para público em 1987, a internet se espalhou e a partir dali foram gerados fóruns, blogs e todas as mídias sociais que conhecemos hoje em dia. Este processo de evolução foi aos poucos tornando as mídias tradicionais substituíveis, pois, por exemplo, TV, rádio e jornal podem ser facilmente acessados por um celular com tais funções e aplicativos.

Explorando os diversos tipos e funções das mídias sociais

Neste tópico, abordaremos os diversos tipos e as incríveis funcionalidades que tornam as mídias sociais uma parte essencial de nossas vidas digitais. Vamos lá!

Microblogs

Os microblogs, como o próprio nome diz, é um blog pequeno com uma disponibilidade de caracteres por post reduzidas. Este tipo de blog desempenha uma ótima função de comunicação rápida, tornando a troca de informações ágil. Assim, incluem não apenas plataformas de caracteres curtos, como o Twitter, mas também aquelas sem limites de caracteres, mantendo a agilidade, como Tumblr e o Twoo.

Como citamos anteriormente, o Twitter é uma ferramenta ágil que se utilizada corretamente, pode aumentar o alcanço de seu público rapidamente. O engajamento desta plataforma aumentou em 50% desde 2017 e possui muitos usuários ativos, além do custo por engajamento ter caído, abrindo maiores possibilidades para o marketing digital.

Se caso escolha essa mídia, é recomendado que você se atente e entenda que o relacionamento direto com o público é parte importante e que exige respostas o mais rápido possível.

Para divulgar melhor sua empresa, pode contar também com a ajuda do Twitter Ads.

Redes sociais de conteúdo

As redes sociais são os canais onde as pessoas constroem relações e compartilham informações. Já as redes sociais de conteúdo também promovem isso e enfatizam compartilhar conteúdo útil, como DIY, infográficos, fotos, vídeos de processos criativos e soluções.

Sites como o Pinterest, que é uma rede social de conteúdo, desempenham muito bem essa tarefa. Por ter um grande volume de informações com diferentes temas, conseguem mostrar várias soluções para um mesmo problema.

É interessante que invista nesta plataforma para poder divulgar parte do seu marketing digital se sua persona se encontrar lá. O conteúdo postado via Pinterest pode ser compartilhado com outras redes sociais como em sua página no Facebook, Instagram e até mesmo Twitter.

O YouTube é outra mídia social recheada de conteúdos assim como o Pinterest, mas direcionado à postagem de vídeos sobre os mais diversos conteúdos. Os anúncios, segundo o Google Advertising os anúncios dos vídeos prendem 83% da atenção dos usuários, se tornando mais efetivos comerciais nesta plataforma do que nas mídias tradicionais.

Devemos nos lembrar também que o ser humano prefere assistir um tutorial a ler um passo a passo, a grande maioria aprende melhor visualmente e colocando em prática pela observação.

Redes sociais

Há várias redes sociais atualmente e cada um com um objetivo particular além de construir relações. Exemplos de redes sociais que normalmente vemos são Snapchat, Instagram e Facebook que já vimos anteriormente, Whatsapp e Facebook Messenger.

Snapchat

O Snapchat é uma rede social de compartilhamento de imagens e vídeos que podem durar segundos ou 24 horas, assim como a função stories presente nos apps Whatsapp, Facebook e Instagram.

São aproximadamente 300 milhões de usuários ativos de acordo com a Omnicore. Por ser um app de origem dinâmica, o seu foco nesta plataforma pode ser a divulgação do seu produto ou serviço por meio de um anúncio original, diferente do que você compartilha nas outras plataformas. Os usuários ativos consomem e produzem muito conteúdo diariamente. Aí fica sua deixa!

Instagram

A rede social Instagram é muito popular e conta com diversas funcionalidades, algumas parecidas com as de outros apps, mas a idéia principal deste aplicativo é diferente. Sua funcionalidade é plural, contando com stories, publicações com legendas relevantes no feed, IGTV e a mais nova ferramenta: o Reels.

Se souber aproveitar as diversas funcionalidades do Instagram, isso poderá gerar muita visibilidade e confiabilidade para sua marca. Os stories são importantes para gerar proximidade com o cliente, pois como vimos no post As 10 tendências do marketing digital é de grande importância manter um contato próximo e coletar feedbacks, pois as pessoas tendem a acreditar em opiniões de outros usuários.

O IGTV pode ser usado para postar um conteúdo, um tutorial, uma entrevista, tudo que possa agregar algo ao usuário e que o atraia a ser um futuro consumidor de seu produto.  As postagens com legendas que tragam informações relevantes com as hashtags corretas podem impulsionar e muito seu conteúdo e gerar uma necessidade no usuário que ele nem sabia que existia. E, por último, mas não menos importante, o Reels que é a ferramenta de vídeo de 15 segundos que casa entretenimento com informação, o jeito perfeito de captar sua persona.

Facebook

Esta rede de relacionamentos é uma mídia social que desempenha um papel importante na sua estratégia de marketing. Compartilhar postagens diretamente do seu blog ou site em sua página, gera maiores direcionamentos e alavanca as visualizações dos seus posts.

Esta plataforma também conta com a ferramenta dos stories bem semelhante ao Snapchat e o Instagram. Também temos o chat do Facebook que é o Facebook Messenger, por onde pode estabelecer contato com clientes potenciais.

Redes sociais de mensagem

As mídias sociais que tratam do contato direto com o cliente potencial e que é uma grande aliada no fechamento de alguma venda ou negócio são as redes sociais de mensagem. Facebook Messenger, Whatsapp, Direct do Instagram, DM do Twitter entre outros são ótimas opções para que as pessoas entrem em contato com sua marca e receber maiores detalhes sobre o produto em questão.

É imprescindível manter o bom relacionamento com o cliente e não deixá-lo esperando.

Se possível, concentre seus atendimentos em um só  canal, assim se torna difícil que esqueça de atender alguém.

LinkedIn

O LinkedIn considerada a maior plataforma de negócios do mundo, possuindo mais de 500 milhões de usuários ativos, sendo o ponto de encontro para pessoas realizarem negócios, gerarem Leads, recrutarem e selecionarem talentos. O B2B é o ponto certo para quem se interessa por negócios, pois é onde surgirá a oportunidade de promoção e vendas na área.

Blogs

Os blogs são antigos na rede mundial de computadores (a internet) e se reformularam com o passar do tempo para continuar atendendo às necessidades do público. Estes se tornaram a plataforma principal da maioria dos criadores de conteúdo para web, pessoas que desenvolvem o marketing de conteúdo.

Como pudemos ver, as mídias sociais tem um papel importantíssimo no sucesso das marcas que se desenvolvem por meio do marketing digital. Só dependerá de você saber de que maneira poderá atingir seu público alvo utilizando das mais diferenciadas plataformas e estratégias de marketing.

Agora que você já aprendeu sobre o papel das mídias sociais em seu negócio, talvez se interesse em aprender mais conosco sobre o oceano do marketing digital em: Marketing Digital: saiba tudo sobre

Aqui na Vono Marketing, nós ajudamos a criar um planejamento personalizado e uma estratégia de sucesso!

Converse com um dos nossos especialistas clicando aqui! 

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing