métricas do Instagram

Quais as principais métricas do Instagram?

Toda empresa que trabalha com marketing digital precisa saber como mensurar seus resultados. Os resultados provém de seus esforços e estratégias aplicadas. Portanto é necessário que todas as empresas que utilizam o Instagram saibam como usar as métricas do Instagram.

E você? Já sabe utilizar as métricas do Instagram? Não?! Então, venha e aprenda com este artigo!

Por que utilizar as métricas do Instagram?

As empresas se esforçam todos os dias para colocar o seu planejamento em prática. Mas, mais importante que colocar estratégias em prática é mensurar esses resultados.

Quando mensuramos os resultados, podemos os transformar em dados relevantes para nos ajudar a reestruturar as estratégias. Então, não há escapatória das métricas do Instagram, pois elas são necessárias.

Porém, as métricas do Instagram são diferentes dos KPI’s (Key Performance Indicator). Você sabe a diferença entre um KPI e as métricas do Instagram? É o que falaremos um pouco a seguir.

Diferença entre KPI’s e métricas do Instagram

As métricas do Instagram consistem no número de seguidores, quantidade de cliques, taxa de engajamento, entre outras. Ou seja, números puros e sem refinamento e estratégia.

Já os KPI’s são os indicadores de performance que falam sobre uma estratégia. Estes padrões quem define é você, por isso, esta métrica tem que ser bem clara.

Dessa maneira, é melhor que a equipe estabeleça as métricas e os indicadores de performance de acordo com sua meta. Assim, saberemos quais dados observar para nos ajudar a mensurar o progresso.

Métricas essenciais para acompanharmos no Instagram

Bem, agora que sabemos a diferença entre métricas e KPI’s iremos conhecer algumas métricas que devemos acompanhar.

Contudo, além de conhecer a métrica, iremos focar um pouco em como transformar em um indicador de performance. Fique ligadinho!

Alcance

Esta métrica pode soar como uma métrica de vaidade, mas se aplicada corretamente, pode se tornar um indicador de performance ótimo!

O alcance consiste na quantidade de pessoas que visualizaram seu conteúdo em seu perfil.

Há também a relação entre o seu número de seguidores e o número destas pessoas que viram seus conteúdos.

Então, isso significa que, nem sempre o seu número de seguidores vai condizer com seu alcance no dia.

Isso pode variar de acordo com o algoritmo e a quantidade de pessoas que ele entrega suas postagens.

Algumas métricas do Alcance são:

1 – Menções;

2- Visualizações;

3- Número de seguidores;

4- Audiência dentro do seu nicho (focada em você);

Aqui, se sua meta for relacionada com geração de leads e construção de marca, por exemplo, uma boa dica ao acompanhar essas métricas e fazer uma comparação.

Metrifique seus resultados e os compare com o do concorrente somente a título de resultados para que você saiba o que melhorar.

Assim, você acaba conhecendo seu nicho de mercado e o seu desempenho além de saber se sua estratégia está funcionando bem.

Aqui nestes dois pontos a performance seria relacionada com relevância e interesse das pessoas frente a seu conteúdo.

Taxa de engajamento

O engajamento, como sabemos, tem a ver com as interações, as curtidas, comentários e posts salvos.

Então, essas métricas são extremamente importantes para quem tem como meta o sucesso das campanhas.

O calculo é feito da seguinte forma: divida o número médio de interação em um período pelo número de seguidores dentro do mesmo período.

Temos algumas métricas relacionadas com o engajamento que são:

1- Engajamento por post

O engajamento por post pode ser calculado pelo número de interações dividido pelo alcance em um determinado período de tempo.

As interações tem a ver com as curtidas, comentários, posts salvos, compartilhamento e elas são relacionadas com o engajamento.

2- Cliques na URL

Atualmente, se não for pela loja do Instagram e pelos links nos stories se você contar com uma conta verificada e mais de 10 mil seguidores, não há como ter um link clicável. Claro, não há outro jeito a não ser pela bio do Instagram.

3- Crescimento dos seguidores

Esta métrica é sobre a performance de crescimento do seu perfil. É onde você irá mensurar os outros dados e ver se você está mais próximo de sua meta ou deve mudar a estratégia.

4- Impressões

As impressões são relacionadas com a frequência da visualização de seus posts dentro de um período de tempo.

Ou seja, quantas vezes a mesma postagem foi visualizada por uma mesma pessoa. Por exemplo, se uma mesma pessoa viu seu post 3 vezes, você teve 3 impressões.

5- Salvamentos de posts

Quando uma pessoa salva seu post, isso significa que ela pode ter a intenção de adquirir seu produto algum dia ou achou relevante. Portanto, é importante ficar atento a essa métrica e aos possíveis leads.

Conclusão

Vale lembrar que a realização da análise das métricas e dos KPI’s ocorre uma vez a cada seis meses.

Assim, você continua por dentro e as métricas e KPI’s te ajudam chegar cada vez mais perto de suas metas!

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