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Por que sua empresa deve ser focada no atendimento

Se você já foi vítima de um mau atendimento em qualquer esfera de relação com fornecedores, vai saber do que estamos falando. Afinal, não há nada pior do que procurar por um serviço ou produto e não receber de volta a atenção esperada.

Inclusive, a qualidade do atendimento é razão para a maioria das perdas de vendas. Em contrapartida, é ele também o responsável pela maioria dos fechamentos de contratos, e pela fidelização do cliente. Por essa razão, a qualidade da relação empresa e cliente está se tornando um dos temas centrais das estratégias de marketing.

Então, sentiu aí o quanto é importante manter a qualidade do atendimento sempre em alta? Para ajudá-lo a alcançar esse alvo, selecionamos os principais motivos pelos suais sua empresa deve focar em atendimento. Então, você só precisa ficar com a gente para descobrir tudo!

O bom atendimento conquista

A primeira razão que deve fazer você investir em um bom atendimento é o fato de que isso vai conquistar os clientes. Afinal, especialmente na fase de descoberta do produto ou serviço, essa conquista é um fator crucial para a evolução no funil de vendas.

Com esse processo da conquista efetivado, você também vai minimizar as perdas. Afinal, após a manifestação do interesse e o processo da conquista, pouca coisa poderá destituir o desejo de compra do seu cliente em potencial.

O bom atendimento fideliza

Após o período de conquista, você não deve abandonar a prática do atendimento excelente. Afinal, após a primeira impressão e a boa experiência de compra, a tendência é que esses clientes votem para você. Essa volta acontecerá assim que houver uma nova demanda na sua área. Ou, quem sabe, a própria necessidade pelo atendimento pode criar demandas que te favoreçam.

Então, não resta dúvidas de que clientes fidelizados compram mais. Inclusive, muitas compras podem acontecer pela simples razão do atendimento, mais do que pelo produto em si. Então, não há dúvidas de que focar no atendimento traz bons resultados.

O negócio se firma

Parece insano, mas, muitas empresas se firmam no mercado justamente por causa do atendimento que oferecem. Isso não quer dizer que outras questões não importem. Ao contrário disso, questões como localização,  procedência e qualidade dos produtos e logística, por exemplo, também são muito importantes. Mas, um bom atendimento é capaz de sustentar um negócio.

Assim, com estratégias diferenciadas de atenção e cuidado, você fará com que o seu negócio seja sustentável. Mais do que isso, esse tipo de estratégia também vai aumentar a rentabilidade de seus serviços e produtos. Ao final de tudo, todos ganham!

O bom atendimento diferencia

Além de todas as questões acima, um atendimento de qualidade também vai te colocar em um patamar diferente dos seus concorrentes. Assim, mesmo que o seu produto ou serviço possua o mesmo nível daqueles oferecidos pela concorrência, o seu destaque pode estar na forma do relacionamento com o seu cliente.

Na maioria das situações, o atendimento importa mais do que o preço ofertado. Isso acontece porque a experiência que o cliente tem com o negócio faz parte do seu nível de satisfação. Então, mesmo que suas condições sejam parecidas com a de seus concorrentes, você pode se diferenciar. Comece, por exemplo, investindo na relação personalizada e de qualidade com cada um de seus clientes.

Dicas práticas

Dentro da qualidade do atendimento, há alguns passos práticos que você pode dar. O primeiro deles é conhecer o seu público-alvo. A partir desse conhecimento você pode definir também que tipo de atendimento o satisfaria.

Após o conhecimento, esteja inteirado dos benefícios do seu produto ou serviço e encontre o espaço onde eles farão a diferença na vida do cliente. Então, encontrado o caminho, você deve apresentar com firmeza e conhecimento de causa, a solução para a demanda do seu cliente.

A partir do conhecimento do público-alvo e do produto ou serviço, você pode personalizar a experiência com seus clientes. Isso vai garantir que cada um se sinta parte individual da relação.

Você também precisa treinar a sua equipe. Afinal, é ela quem manterá a proximidade com os clientes na maior parte do tempo. Então, cada integrante precisa estar no mesmo caminho da proposta como um todo. Assim, todos falarão a mesma língua e passarão mais segurança.

A utilização de ferramentas e processos tecnológicos também são uma excelente ajuda. Afinal, depois de uma certa quantidade de conquistas fica difícil personalizar as relações de maneira manual. Entretanto, ainda é possível desenvolver técnicas que distribua um atendimento personalizado, seja separado por perfil, grupos, ou outras estratégias.

A boa notícia é que o mercado está cheio dessas possibilidades. Além da equipe da sua equipe de vendas e de atendimento pessoal, um bom marketing faz boa parte do trabalho. Para isso, você precisa investir em bons profissionais e boas ferramentas. Como retorno você terá bons resultados de vendas e crescimento exponencial da clientela. Então, atender bem parece, sim, um excelente negócio!

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