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Podcast: como usá-lo em sua estratégia de marketing

Uma das estratégias com crescimento claro no mundo digital, é o Podcast. A cada dia surgem opções diferentes desse formato, com abordagens sobre todos os assuntos que você possa imaginar. Exatamente por causa do momento que esse tipo de comunicação vive, é um bom momento para explorar a ferramenta em favor do seu marketing.

Trata-se de um material de fácil consumo, já que o consumidor pode ouvi-lo a qualquer tempo, em qualquer lugar e até mesmo enquanto realiza outras tarefas. Além disso, o Podcast possui um formato mais livre que acaba sendo mais agradável também. Pois, aqui o conteúdo não segue um formato específico. Ao contrário, a estratégia é explorar a criatividade e a flexibilidade.

Quer descobrir como usar a estratégia favor do marketing? Para isso, basta continuar com a gente até o final deste post.

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Foto – Reprodução Canva

O que são  Podcasts?

De maneira bastante superficial, os Podcasts são programas de áudio disponíveis em diversas plataformas de streaming, que você pode ouvir online ou baixar para consumir mesmo quando não houver conexão de internet. É como se fosse um programa de rádio, mas, que não precisa ser ouvido exatamente no momento da produção.

A maneira mais comum de serem exibidos é em forma de episódios. Dessa forma, os conteúdos podem receber continuações, como em uma série. Talvez essa seja uma boa estratégia para atrair mais atenção do público, através da expectativa e da curiosidade.

Por aceitar todo o tipo de conteúdo, trata-se de uma vasta área a ser explorada. Então, vale a pena usar o nicho do seu negócio como direcionamento para produções. Além de oferecer conhecimento e entretenimento para as pessoas, você fortalece a sua marca.

Benefícios do Podcast no Marketing

Trazer o Podcast para o cotidiano do seu Marketng é uma excelente ideia. Primeiramente, você aproveita um segmento que já está em alta. Através dele, poderá inserir conteúdos estratégicos que podem ser ouvidos pelos seus clientes em qualquer momento. Assim, ele aproveita tempo e adquira conhecimentos enquanto você expande a sua marca.

Como o mundo está bastante imediatista, o Podcast possui esse poder da instantaneidade. Ou seja, além de poder ouvir enquanto realiza outras tarefas, o seu público que não possui tempo para uma leitura mais e demorada, também pode acessar o seu conteúdo.

Finalmente, a exploração desse tipo de ferramenta também aproxima a sua marca  dos clientes. Assim, você irá promover um relacionamento de proximidade entre a marca e o consumidor. Como consequência, você estimula o engajamento e aumenta a reputação da empresa.

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Foto – Reprodução Canva

Dicas para utilizar o Podcast no Marketing

Mas, para alcançar esses benefícios, é preciso tomar algumas atitudes práticas. São passos seguros e intencionais que vão fazer a sua marca aproveitar bem todo o potencial do Podcast.

Conheça o seu público

Essa é uma dica crucial para a adoção de qualquer tipo de estratégia. Afinal, conhecer o seu público vai te direcionar a produzir exatamente o que ele gostaria de ouvir. Quando não há essa preocupação, o tiro pode sair para a culatra. Pois, de nada adianta produzir um conteúdo que não gera interesse nos consumidores em potencial.

Então, antes de produzir, confira quem é o seu público, em que plataforma eles estão e se a produção de áudio melhora a resolução das demandas da persona. Além disso, você precisa entender que tipo de linguagem fará mais sentido, qual o formato agradaria mais e quanto tempo seria suficiente para manter a atenção do público. A partir da aquisição de respostas para essas questões, o próximo passo será muito mais seguro.

Estruture o conteúdo

Feitas as devidas definições, você também precisa garantir que o conteúdo seja devidamente estruturado. Pois, não adianta apenas lançar conteúdos na rede, de maneira aleatório. Ao contrário, é muito importante o pensamento prévio, a reunião de boas informações, a criação de uma narrativa envolvente e um cronograma de postagens eficiente.

Cumprir o cronograma, e não apenas construí-lo, faz muita diferença na autoridade do seu Podcast. Assim, as pessoas não terão as expectativas frustradas quanto à frequência de postagens, níveis de abordagem e outras questões do gênero.

Invista na qualidade

Para finalizar a nossa lista de dicas, você precisa investir na qualidade dessa estratégia para que ela funcione devidamente. Isso implica reunir bons equipamentos e boa equipe de execução. Afinal, ter ares de profissionalismo aumenta a autoridade daquilo que você está oferecendo.

Então, aposte na confecção série e estruturada. Mais do que um bom conteúdo, um Podcast de sucesso precisa entregar uma boa acústica, bons softwares e equipamentos, locutores hábeis e excelência de produção.

Leia também: Plano de marketing: porque ele é vital para a sua estratégia

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