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Plano de marketing: 5 dicas para fazer um infalível

Ter um bom plano de marketing pode elevar o nível do seu negócio de maneira significativa. Isso porque, através dele você vai aumentar a visibilidade da sua marca, atrair novos clientes e ainda se colocar em uma posição diferenciada em relação aos seus concorrentes. Mas, para que seja bom, o seu plano precisa seguir algumas regras de ouro da boa publicidade. Quanto a isso, não se preocupe. Afinal, nós temos aqui tudo o que você precisa.

Para descobrir tudo sobre o assunto, basta continuar com a leitura das melhores dicas, aqui neste post!

1 – Conheça a situação da sua empresa

Primeiramente, o seu plano de marketing deve considerar soluções personalizadas. Ou seja, para que funcione corretamente, ele precisa estar de acordo com a demanda que a sua empresa apresenta. Por essa razão, é preciso que você conheça e entenda o funcionamento estrutural da empresa em questão.

O conhecimento da situação da empresa consiste em mensurar questões como número de colaboradores, volume de movimentação financeira, fluxo de vendas, objetivos, recursos disponíveis, e tudo o mais que se relaciona a isso. A partir dessas informações, você vai conhecer também os pontos fortes e fracos da empresa. Depois disso, o plano de marketing será próprio e ideal, e vai te ajudar a tomar decisões cada vez mais assertivas.

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Foto – Reprodução: Canva

2 – Conheça a sua concorrência

Além de conhecer o próprio negócio, também é interessante estar por dentro das ações de sua concorrência. Afinal, isso também vai te ajudar a pensar melhor sobre alternativas, possibilidades e oportunidades. Além disso, entender as estratégias da concorrência vai permitir que você explore áreas em potencial que ela deixou passar. Dessa maneira, você entenderá melhor como o seu trabalho pode alcançar maior relevância e suprir brechas que o mercado tenha sobre o assunto.

Para fazer isso de forma eficiente você pode, por exemplo, fazer uma abordagem enquanto consumidor, experimentando e testando produtos e serviços de concorrentes.

3 – Defina o seu público

Agora que já conhece o próprio ambiente e o funcionamento da concorrência, você terá mais estrutura para identificar qual é o seu público alvo. Através de estratégias de coletas de dados você vai entender melhor qual é o tipo de pessoa que consumirá o seu negócio. Depois desenhar um grupo em potencial de consumidores, ficará mais fácil direcionar o seu planejamento de marketing por gênero, idade, preferências e comportamentos, por exemplo.

A ideia aqui é saber que tipo de pessoa seu negócio vai atender, a partir das necessidades delas e do grupo em que estão posicionadas. Depois desse primeiro passo você poderá criar a persona, que representa o tipo de cliente ideal para a sua empresa.

4 – Defina suas estratégias

Com o conhecimento daquilo que pode oferecer, e daquilo que o mercado espera que você ofereça, é hora de pensar nas melhores estratégias para fazer isso. Nesse momento, você precisa considerar as possibilidades de sua estrutura, bem como suas limitações e possibilidades de investimentos. Então, o ideal é explorar ao máximo as ferramentas que estão ao seu dispor. Entretanto, sem sair da linha da possibilidade de cumprir o seu papel com excelência.

Assim, esse ponto também considera uma elaboração totalmente interligada com a estrutura que você possa oferecer. Ou seja, ferramentas digitais são uma boa base para estratégias digitais. Da mesma forma, cabeças criativas são boas ferramentas para a oferta de estratégias como peças de design, escritas e afins.

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Foto – Reprodução: Canva

5 – Monte um cronograma

Um bom plano de marketing tem tudo a ver com a criação de um cronograma de atuação. Além disso, delegar as responsabilidades com clareza também pode ajudar muito. Dessa maneira, você saberá exatamente o que fazer e quando fazer, o economiza tempo e recursos.

Com o estabelecimento de um cronograma você corre menos riscos de perder prazos. Pois, ele pretende estar sempre um a passo a frente dos limites, de modo que não comprometa os compromissos assumidos.

Mas, um bom cronograma também serve para a boa estruturação do conteúdo. Assim, dá para acompanhar um desenvolvimento lógico que também considera a jornada da cliente com a marca. Além disso, com a observação de um cronograma, a distribuição de tarefas fica muito mais fácil e prática. O que significa que todos saberão o que fazer a curto, médio e longo prazo.

A Vono Marketing possui todas as armas para fazer isso possível. Com um misto de criatividade, especialização e as melhores ferramentas, a nossa agência faz tudo. Ou seja, tudo que você precisa da captação de leads, posicionamento no mercado, tráfego orgânico e crescente, e conquista de autoridade da marca você pode alcançar em um só lugar. Tudo isso estabelecido através de um plano de marketing eficiente e prático!

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