Planejamento de Marketing

Planejamento de marketing: Porque ele é vital para a sua estratégia

Empreender nos tempos atuais é uma grande oportunidade. Entretanto, também é um grande desafio. Afinal, os novos rumos de demandas, pedem ações novas e melhores esquematizadas para serem atendidas. Entre elas, o cuidado com estratégias de marketing faz toda a diferença. Assim, não há dúvidas de que, para um bom resultado dessa parte do negócio, é preciso que se faça um planejamento de marketing estruturado.

Por essa razão, aqui estão as principais informações sobre o assunto. Afinal, entender a importância dessa etapa do processo é a principal motivação para a sua estruturação.

Quer saber tudo sobre o assunto? Continue com a gente até o final deste post!

O que é Planejamento de Marketing?

Planejamento de Marketing nada mais é do que uma ferramenta em forma de mapa. Ele é a demonstração dos objetivos a serem alcançados e das estratégias que se deve adotar para que isso aconteça. Trata-se de uma ferramenta que pode ser utilizada para qualquer serviço ou ferramenta.

Nessa espécie de mapa, deve se estabelecer questões como objetivos, prazos, ferramentas, público-alvo, orçamentos e tudo o mais que diga respeito à realização do projeto na prática.

Embora pareça uma etapa chata e teórica, é uma ferramenta primordial para o alcance dos resultados. Afinal, colocar no papel o que se pretende é o primeiro passo de estímulo ao estabelecimento e cumprimento dos objetivos.

Planejamento de Marketing
Foto: Reprodução/Neil Patel

Vantagens do Planejamento de Marketing

Uma das principais razões para se executar um Planejamento de Marketing é as vantagens que se pode aferir a partir disso. Esses benefícios são pontos que reforçam a importância de se criar um plano que deve ser seguido de maneira bastante séria e estruturada.

Definição de metas

Primeiramente, um bom mapa de planejamento ajuda a definir metas firmes sobre o assunto. Isso porque, essa espécie de ação dá uma visão geral e real do mercado ao qual o produto ou serviço se submete. Assim, caminhar pelas estratégias se torna mais claro e seguro até que se atinja os objetivos traçados.

A ideia da definição clara de metas é o clareamento também das estratégias e objetivos. A partir disso é que é possível que se garanta bons resultados.

planejamento de marketing

Aumento da organização

Além de clarear as metas, o planejamento de marketing também auxilia na manutenção da organização da rotina de trabalhos. Afinal, cada fase do processo pede a realização de tarefas específicas para o objetivo. Então, a organização é o melhor caminho para o cumprimento de cada atitude prática.

Uma boa organização também facilita a comunicação entre os envolvidos no projeto. Isso compreende o conhecimento partilhado dos objetivos do projeto e da função clara de cada participante. Como resultado, tem se um empenho maior da equipe, papéis bem estabelecidos e, finalmente, bons resultados.

Melhor produtividade

Claramente, a definição de metas e a potencialização da organização resulta em uma melhor produtividade. Assim, o planejamento de marketing potencializa o trabalho realizado. Isso quer dizer que, com diretrizes bem firmadas, certamente você terá a equipe trabalhando de forma mais direcionada e, consequentemente, mais produtiva.

Esse trabalho mais produtivo desagua no aumento da competitividade no mercado. É também esse trabalho devidamente esquematizado que contribui claramente para o sucesso das decisões tomadas pelas organizações.

Certamente, os programas de marketing que você vê cujos resultados positivos são claros, possuem por trás um bom planejamento de marketing. Pois, através dessa ferramenta, as produções são feitas a partir do perfil do negócio e das pessoas destinatárias.

planejamento de marketing
Foto: Reprodução/KOS

Como fazer um bom Planejamento de Marketing?

A fim de fazer isso, pode escolher um entre os vários modelos de planejamento de marketing. Afinal, são ferramentas de fundo bastante teórico e, portanto, podem ser adequadas a um mapa, um quadro, uma planilha, ou outro meio que considere de acesso mais fácil a todos os colaboradores.

Mas, qualquer que seja a manifestação física da ferramenta, todas elas precisam passar por três etapas indispensáveis:

  • Primeiramente, embora pareça redundante, o planejamento deve ser o primeiro passo do Planejamento de Marketing. Aqui, a ideia é reunir características como análise do ambiente, estudo da concorrência, estabelecimento de público-alvo, objetivos, estratégias e tudo posicionamento de mercado.
  • Depois do planejamento e do registro dele, implementar o projeto idealizado é o próximo passo. Para isso, o ideal é que se faça a execução conforme o plano de ação produzido. Juntamente com com o plano de ação, deve se estabelecer prazos de ação, formas de custeio e outras coisas do tipo.
  • Finalmente, faz parte do planejamento a análise das etapas que estão em execução. Através dessa atitude, pode se analisar se ações estão sendo executadas conforme o plano, se os resultados são promissores ou se há necessidades de reajustes.

A fim de garantir um bom planejamento de marketing, o primeiro passo é a escolha de uma boa agência. Então, nós também conhecemos a melhor. Para saber mais sobre o assunto, conheça a Vono Marketing!

Leia também: Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

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