landing page

O que é e para que serve uma página de captura?

No mundo do marketing, quem domina a técnica da landing page é rei! Apesar de ser um trocadilho clichê, essa é uma verdade bastante presente no funil de vendas. Isso porque, presente no topo de funil, a página de captura é a parte criativa que chama o interessado ao lead.

Embora possa parecer difícil, a verdade é que uma landing page se mostra mais simples do que uma página comum. Afinal, o seu principal objetivo é algo específico e centrado em determinada oferta de Marketing Digital.

Mas, obviamente por trás desse conceito simplista, há muito o que se pensar sobre o assunto. Então, fique por aqui para conhecer tudo o que você precisa saber sobre a página de captura, sua função e desdobramentes.

O que é landing page?

Landing page nada mais é do que a ferramenta do marketing para converter as visitas despretensiosas em leads para determinadas campanhas. Ela também pode se chamar página de captura, o que faz todo o sentido tendo em vista sua função. A grosso modo, trata-se do primeiro espaço de acesso de um visitante a determinado site. Nela se encontram poucos elementos e CTA matador, a fim de atrair o interesse à primeira vista.

Na prática, são as páginas de captura que chamam o visitante a dar mais um passo na jornada do consumo. Assim, através da landing page, a ideia é trocar dados por benefícios.

A fim de que seja realmente atrativo, o ideal é ofertar materiais ricos, que realmente agregarão valores a quem os receber. Dentre as muitas opções, é possível oferecer apoio e conteúdo relacionados à página, ou, uma boa promoção ou desconto também valem muitos pontos. Quanto mais atrativa for o oferta, maiores serão as chances de rendição do visitante. Afinal, convenhamos esses dados valem ouro!

Para que servem as páginas de captura?

Já adiantamos boa parte do assunto sobre o funcionamento da landing page, certo? Afinal, a função que essas páginas desempenham também representam um pouco de sua própria natureza. Então, como já ficou claro, uma página de captura serve para capturar o interesse de determinado visitante e transformá-lo em um próximo passo no estreitamento do funil de vendas.

A bem da verdade, esse tipo de página pode ser dividido em duas classes. Enquanto há um tipo de tela de página de captura que pretende converter o anúncio em vendas diretas, há aquela que apenas pretende gerar leads para uma jornada de consumo mais longa do que uma compra imediata.

Essa captação de leads não é à toa, obviamente. Mas, serve à abertura de um relacionamento duradouro com o usuário em questão. Nesse caso, a estratégia trata o visitante como cliente em potencial. Por essa razão, faz todo o sentido investir tempo, recursos e energias naquilo que irá ser nutrido pela empresa posteriormente. E, se tudo se fizer conforme manda o figurino, o resultado se traduz em avanços crescentes de interessados pelo funil de vendas.

Como criar uma boa landing page

Mas, veja bem, construir uma landing page não é tudo. Se pensar bem, nem todo mundo que pisa sobre o planeta Terra vai conhecer a Suíça, certo? Da mesma forma, nem todo mundo que faz páginas de captura terá bom retorno de leads. O fato é é que não se trata apenas de fazer, mas, de fazer bem. Logo, para que o resultado seja satisfatório, há algumas questões que não podem ser desconsideradas no processo.

Crie uma oferta

Dados pessoais são tesouros preciosos. Por essa razão, há um preço a se pagar pela sua aquisição. No caso de páginas de captura, a melhor forma de fazer isso é fazendo ofertas vantajosas.

Conforme já citamos antes, aqui é necessário que se invista em benefícios que realmente façam sentido para o perfil de visita. Assim, logo logo você terá uma boa base de leads para nutrir.

Desenvolva um bom título e um bom visual

O título faz parte do cartão de visitas de uma página. Trata-se de primeira coisa que vai atrair nosso olhar, logo, ele precisa ser bom o suficiente para chamar o próximo passo, que é o interesse pela oferta.

Aqui, então, é hora de colocar a criatividade para jogo. A fim de que seja leve, recomenda-se um título curto, claro e objetivo.

Em conjunto com o título, o próprio visual da landing page deve ser cuidado. Mais do que isso, todos os elementos devem harmonizar entre si, a fim de promover a leveza.

Ouse no CTA

As Calls To Action, que conhecemos bem por CTA’s, são importantes ferramentas para a conversão das visitas em leads. Na prática, elas são os botões que preparamos na página de captura a fim de convidar as pessoas a alguma ação.

Nessa parte da página também se espera um comando simples, direto e verdadeiro. Dessa forma as pessoas saberão exatamente o que receberão após o cadastro de dados.

Há várias maneiras de se chamar a atenção para as CTA’s. E, a depender do que se oferece, algumas frases prontos podem desempenhar um bom papel.

Agora que já conhece a importância e os pormenores da landing page, é hora de investir nas suas. Elas são uma porta larga de entrada para novos clientes.

Saiba como despertar o interesse do seu público-alvo. Para isso, conte com a Vono Marketing!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing