marketing

Ignorar o marketing é como abrir um negócio, mas não contar a ninguém.

Quando abrimos um negócio, seja e-commerce ou não, é essencial ter contato direto com o seu cliente para obter vendas, certo?

Por isso, quando ignoramos o marketing ao abrir uma empresa, é a mesma coisa de não contar para ninguém. Afinal, sem marketing, a sua empresa não alcançará nenhum cliente.

Além disso, o cenário do pandemia trouxe muitas mudanças na forma como o cliente consome produtos e serviços. Assim como, priorizou a experiência do cliente.

Sendo assim, os canais de comunicação são as principais formas de estar em contato com o consumidor proporcionando vendas para a sua empresa e satisfação para o seu público.

Nesse sentido, estar disponível para o seu público em diferentes canais torna-se primordial para o relacionamento dos usuários com a sua marca, bem como para a estratégia de marketing.

Então, se o seu objetivo é crescer a sua empresa no mercado, ter mais clientes e promover um engajamento com o público, esse artigo é para você.

Por isso, neste artigo, selecionamos os principais canais de comunicação.

Com eles, você será capaz de oferecer um atendimento rápido, eficiente, humanizado e ainda ter uma estratégia de marketing de sucesso.

O QUE SÃO CANAIS DE COMUNICAÇÃO?

Antes de compreender mais sobre os tipos de canais de comunicação, é preciso saber o conceito.

Como citamos anteriormente, os canais de comunicação são meios de contato do público com a sua marca.

Existem meios tradicionais, como o telefone. Mas também, existem soluções mais avançadas que vão contribuir para abranger mais pessoas.

Tendo em vista o avanço da digitalização e das ferramentas disponíveis, muitos usuários passaram a priorizar os canais digitais.

Logo, a mudança de comportamento dos clientes exigiu mudanças no modo como as empresas oferecem atendimento e vendem seus produtos e serviços.

Nesse sentido, é necessário que as empresas se adaptem a esse novo modo consumir para não ficar parado no tempo, não é mesmo?

Contudo, para que a sua empresa tenha sucesso nas estratégias de marketing usando os canais de comunicação, ressaltamos a relevância da delimitação de uma persona para o seu negócio.

Tal delimitação pode acontecer de diversas formas, porém o importante é criar uma persona fiel aos clientes do seu negócio para compreender quais são os canais de comunicação mais usados e preferidos por eles.

Enfim, abaixo falaremos mais sobre como os canais de comunicação podem ser usados no marketing. Em seguida, falaremos também dos canais mais utilizados.

Vamos lá? Siga a leitura.

COMO OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PODEMS SER USADOS NO MARKETING?

Outro ponto muito importante antes de conhecer mais os canais de comunicação, é compreender melhor como esse recurso pode contribuir para o marketing do seu negócio.

Existem várias formas de usar os canais de comunicação nas estratégias de marketing. Por isso, a escolha deles deve levar em consideração objetivos, o tempo de permanência e o perfil do público-alvo.

Dessa maneira, é necessário conhecer bem sua persona e público-alvo em primeiro lugar.

Por não serem a mesma coisa, saber defini-los ajuda a direcionar os esforços do seu time de marketing para um objetivo concreto e auxilia a produção de conteúdo.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS CANAIS PARA USAR NA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

Ainda que existam diferenças de características e dos resultados, saber escolher os melhores canais de comunicação para o seu negócio é uma ação vital que influencia diretamente nas estratégias de marketing.

E, consequentemente, no alcance da público com a sua empresa.

Entretanto, a abordagem multicanal pode ser muito eficiente para o seu negócio. Isso porque a empresa consegue cobrir todos os pontos de contato com o público.

Ainda assim, ressaltamos que a forma de comunicação deve ser personalizada e humanizada em todos os canais escolhidos.

Logo, para escolher o melhor canal de comunicação, é preciso considerar:

  • Capacidade de Investimento
  • Persona ou Público-Alvo do Negócio
  • Histórico de Vendas

A seguir, destacamos alguns canais de comunicação.

BLOG E SITES

O primeiro canal de comunicação que vamos citar é o uso de blog. Há quem pense que canal de comunicação é apenas aquele que você conversa diretamente com o seu cliente.

Mas, se você ainda pensa assim, você está enganado.

O blog é um canal de comunicação que gera contato do seu cliente com a sua marca através da produção de conteúdo. Isso, nas estratégias de marketing, é essencial para o crescimento da sua marca no mercado.

Ou seja, é por meio do blog que o seu negócio pode divulgar conteúdos para todas as fases do seu funil de vendas, aumentar as conversões por meio de tráfego orgânico, dentre outros benefícios.

Desta forma, o blog é uma das principais ferramentas do Inbound marketing e entre os materiais que podem ser utilizados para gerar leads nesse canal estão:

  • Ebooks;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Blog post.

No entanto, não é apenas escrever textos. É preciso alavancar o seu conteúdo nos principais canais de busca como o Google. E as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) é a melhor maneira de conseguir isso.

Enfim, os blogs costumam estar presentes nos sites criados para as empresas como um adicional. Ou seja, além de estar mostrando mais sobre a empresa e seus produtos ou serviços através das informações presentes nos sites, você mostra também que domina bem o seu segmento com conteúdos relevantes.

REDES SOCIAIS

Em segundo lugar, temos os canais de comunicação mais queridinhos do momento.

Considerando que todo mundo realiza acesso a pelo menos uma rede social, mostra que toda empresa precisa ter uma estratégia de conteúdo para esses canais.

Aqui, o ponto importante é tentar descobrir quais são os locais estratégicos onde a sua marca precisa estar para alcançar seus objetivos de marketing estabelecidos. E foque apenas neles.

Para usar as redes sociais como canal de comunicação, você precisa criar constantemente conteúdos atrativos que façam o seu público comentar, curtir e compartilhar. No ambiente virtual, as opções mais comuns são Instagram, Facebook, TikTok, dentre outros.

EMAIL

Por fim, o e-mail é outro canal de comunicação muito utilizado no marketing.

Há quem acredite que o e-mail está fora de moda. Mas, não é verdade.

O e-mail é amplamente usado pelas empresas uma vez que possibilitam maior facilidade de envio e possuem uma variedade de ferramentas de e-mail marketing disponíveis no mercado.

Outro motivo pelo qual o e-mail é muito utilizado é que o usuário visualiza e responde ou simplesmente pode ser ignorada ou excluída.

Por esse motivo, é fundamental elaborar e-mails com informações úteis para as pessoas.

Para este recurso dar certo, também é primordial criar assuntos chamativos que despertem a curiosidade do usuário.

Apenas cuidado com a frequência que você envia os e-mails. Mensagens demais podem ser muito inoportunas. E, em alguns casos, farão com que seus leads marquem seus comunicados como spam.

Portanto, com estratégias de marketing certas e essas recomendações, você poderá conduzir os seus leads por todas as etapas até a conversão.

Assim, apesar de existirem vários outros canais de comunicação, o mais importante é entregar uma boa experiência ao consumidor enquanto ele estiver em contato com a sua marca.

Como sua empresa tem se mostrado para o mercado? Descubra como gerar visibilidade para sua marca!

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