marketing humanizado

Marketing Human to Human: negócios focados nos valores pessoais

Sabemos que ao longo dos últimos anos, as estratégias de marketing eram voltadas para os seguimentos empresa para empresa (ou Business to Business – B2B) e empresa para consumidor (Business to consumer – B2C). Mas, o que antes era apenas foca no produto ou serviço, agora vai muito mais além. E nós estamos falando do marketing humanizado ou Human to Human (H2H).

Há quem acredite que, ao longo do tempo, o mercado e as empresas seriam dominadas por máquinas e robôs. E, se você achou isso, está enganado!

Isso porque são as pessoas que operam as máquinas e que as ferramentas são criadas no intuito de facilitar o cotidiano das pessoas.

Nesse sentido, um novo modelo de marketing surgiu no mundo dos negócios visto que as estratégias B2B e B2C não humanizavam o seu processo de compra. Mas sim, estavam focadas apenas em vender aquele produto ou serviço a qualquer custo.

Pensando nisso, decidimos falar um pouco mais sobre a estratégia de marketing humanizado. Entenda aqui um pouco mais sobre como essa estratégia pode beneficiar o seu negócio possibilitando ainda mais crescimento e lucratividade.

O QUE É MARKETING HUMANIZADO OU H2H?

Em tradução simples e livre, marketing human to human siginifica marketing de pessoa para pessoa. Ou também conhecido como marketing humanizado, essa é uma estratégia de marketing que está ganhando muito espaço no mundo dos negócios.

O marketing humanizado é uma abordagem de marketing que se concentra em se conectar com as necessidades e desejos dos indivíduos, em vez de simplesmente promover um produto ou serviço.

Ela enfatiza a criação de relacionamentos autênticos com os clientes, através da compreensão de suas necessidades e desejos, e fornecendo soluções que realmente os beneficiem. Isso é alcançado através de uma comunicação transparente e honesta, e criando conteúdo e experiências que sejam relevantes e valiosas para o público-alvo.

Logo, o marketing H2H é muitas vezes considerado mais eficaz do que o marketing tradicional, pois cria lealdade e confiança a longo prazo com os clientes.

marketing humanizado
Foto – Reprodução: Freepik

PORQUE É ESSENCIAL PARA O SEU NEGÓCIO?

Como podemos perceber, o marketing humanizado vai muito mais além do que apenas vender um serviço ou produto, certo?

Ele busca criar um relacionamento duradouro com o cliente aumentando a fidelização e a confiança em sua empresa a longo prazo. Como resultado, aumenta a satisfação do cliente e a lucratividade da empresa.

Por outro lado, executar a estratégia de marketing humanizado na sua empresa é muito mais simples do que parece. Ainda assim, é preciso ser feita de maneira certa para que atinjam o melhor resultado possível.

Sendo assim, o marketing humanizado é essencial para o seu negócio, pois além de gerar engajamento da marca, ainda permite compreender melhor o processo atual pelo qual o cliente passa.

E entendendo melhor esse processo, você vai conseguir atribuir melhor outras estratégias, oferecendo uma melhor jornada de compra do seu cliente otimizando a conversão para a sua empresa.

Em resumo, quando a sua empresa entende mais a dor desse cliente, fica mais fácil para mostrar como o seu produto ou serviço pode solucionar o problema.

marketing huamnizado
Foto – Reprodução: Freepik

COMO APLICAR ESSA ESTRATÉGIA?

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o conceito de marketing humanizado e seus benefícios, chegou o momento de anotar algumas dicas!

Afinal, de nada adianta entender sobre o assunto, se você não aplicar ele, não é mesmo?

Por isso, separamos algumas dicas vitais para você aprender a se comunicar com a estratégia de marketing humanizado na sua empresa. Vamos lá?

SEJA EMPÁTICO

O primeiro ponto para aplicar a estratégia do marketing humanizado é tendo empatia com seus clientes. Há quem acredite que simpatia e empatia são a mesma coisa, mas não é bem assim.

Ser simpático é tratar uma pessoa com educação, sendo respeitoso. Ser empático é se colocar no lugar do outro fazendo com que essa pessoa entenda e saiba que você o entende.

Dessa forma, ser empático e simpático precisam andar juntos nesse processo de marketing humanizado, pois é um comportamento que pode ser um gatilho para que grandes negócios sejam fechados.

SEJA PESSOAL

Em segundo lugar, temos um ponto primordial para que a estratégia seja aplicada de forma certa.

Isso significa que a sua equipe precisa se posicionar com escuta ativa, que é altamente relevante para o sucesso dessa abordagem. Logo, é preciso ouvir o seu cliente atentamente.

Afinal, as pessoas possuem a necessidade de serem ouvidas e quando isso acontece, a relação empresa e cliente só tende a crescer.

INTERAJA COM SEUS CLIENTES

Nós sabemos que as redes sociais estão sendo fortes aliadas para essa interação de cliente com empresa, e vice-versa, não é?

Então, nada melhor do que usá-las a seu favor. Para isso, você deve buscar uma interação utilizando um “tom de voz” e claro, buscando agilidade.

Então, não se esqueça de responder seus seguidores com atenção, respeito e pode até utilizar emojis para ajudar nessa hein!

SEJA AUTÊNTICO

Aqui, você deve buscar ser transparente na sua fala, pois autenticidade trata mais sobre o que o seu cliente precisa ouvir. Ou seja, busque conversas francas e cuidadosas tentando despertar a confiança.

SEJA INSPIRADOR

Por último, e não menos importante, ter consideração como parte da sua comunicação. É fato que as emoções fazem parte dos seres humanos e é isso que diferencia o uso de tecnologias da ação humana.

Por isso, inspirar pessoas é uma peça chave para deixar a relação cliente e empresa mais madura.

Para te ajudar nessa, você também pode tornar as suas mídias sociais mais pessoais. Além de dar dicas, falar mais sobre o seu produto ou serviço, você também deve trazer conteúdos de valor.

E, além disso, mostrar como ocorre a interação entre as pessoas dentro da sua empresa e mostrar bastidores de alguns processos pode ser interessante.

Assim, as pessoas irão compreender melhor como a sua empresa realmente funciona e que você, de fato, está interessado nessa relação mais humanizada.

Portanto, conectar-se com o seu cliente é o ponto inicial antes de qualquer outra estratégia.

Viu como o marketing humanizado pode acelerar o crescimento da sua empresa? É um processo simples, que exige pequenas ações, mas que deve ser feito de forma assertiva.

Agora com as nossas principais dicas e compreendendo o conceito, ficou mais fácil para a sua empresa também praticar o marketing humanizado.

E aí, vamos começar agora mesmo?

A Vono Marketing está pronta para ajudar a sua empresa nessa!

Somos uma agência de marketing apaixonada pelo marketing, tecnologia e pessoas!

Nós olhamos para a sua empresa com olhos de quem sonha junto com você.

Conheça nossas soluções e venha com a gente para um novo jeito de fazer marketing!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing