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Marketing digital para advogados: Dicas de como fazer

Por muito tempo, o Marketing Digital para advogados era um assunto proibido no meio. Isso porque, a questão se confunde com a realização de propaganda, que é vetada pela Ordem dos Advogados do Brasil. Entretanto, a conversa tem voltado à tona com toda a força. Especialmente, porque os novos tempos estabeleceram um comportamento social diferente. Assim, depois de diferenciar o marketing jurídico da propaganda, é preciso como fazer para tornar a ação proveitosa.

Ao implementar ações que visam movimentar a presença de escritórios de advocacia em mais espaços você precisa saber o que deve e o que não deve fazer. Assim, você evita entrar em conflito com as normas de ética da OAB.

Para ajudar nesse processo, separamos as melhores dicas sobre como fazer um bom marketing digital para advogados.

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Reprodução – FGV

Esteja presente nas redes sociais

Um dos passos mais básicos para a realização de marketing digital para advogados é a presença nas redes sociais. Lá estão reunidos perfis diferentes de pessoas que podem ser clientes em potencial. Então, sem sombra de dúvidas, essa é uma excelente estratégia.

Para isso, você pode escolher entre a utilização de um perfil profissional, especialmente criado para esse propósito, ou a exploração do perfil pessoal como ferramenta. Nesse último caso, o retorno costuma ser maior. Isso porque, pode haver uma identificação maior com o público. Essa sensação de proximidade, pode ser um bom canal de retornos.

Seja qual for a escolha, o mais importante é fazer com que o conteúdo seja direcionado. Além disso, a página deve fazer com que o cliente em potencial encontre o escritório.

Explore o Instagram

Entre as opções comuns de redes sociais utilizadas para marketing digital para advogados está o Instagram. Essa ferramenta pode reafirmar a autoridade do profissional em questão. Entretanto, para isso, não se pode esquecer de observar as regras da profissão.

Assim, a melhor forma de utilizar o Instagram é produzindo vídeos pequenos com instruções simples e intencionais. A partir de então, é mais fácil que se firme uma relação de engajamento entre advogados e públicos.

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Reprodução – Resultados Digitais

Use o LinkedIn

Talvez essa seja a melhor das ferramentas para a exploração do marketing jurídico para advogados. Isso porque, a natureza da plataforma torna a experiência mais segura nesse tipo de utilização. Afinal, trata-se de uma plataforma que reúne conteúdo consultivo e de orientação. Então, se utilizado de maneira correta, pode se alcançar um público mais interessado.

Além disso, o LinkedIn possui essa espécie de filtro que direciona melhor o público-alvo. A partir das informações fornecidas pelo próprio advogado, a plataforma indica conexões que podem formar uma rede de relacionamentos vantajosas.

Quanto ao conteúdo para essa plataforma, você também precisa estar atento. Pois, o direcionamento do público-alvo também traz a responsabilidade de uma alimentação de mais sustância. Isso quer dizer que o seu conteúdo precisa ser contributivo ao mesmo tempo em que é interessante.

Ofereça bons conteúdos

Apesar de ser muito importante, criar perfis em redes sociais não resume o marketing digitais para advogados. Ao contrário, a estratégia vai muito além disso. Além das ferramentas, você precisa de estratégias. Por isso, a estruturação do conteúdo é crucial.

A melhor forma de fazer isso é oferecendo assuntos dinâmicos. Afinal, convenhamos, o meio jurídico é cheio de jargões e termos técnicos aos quais a maioria não está habituada. Então, elaborar o conteúdo inclui pensar em assuntos relevantes e explorar a área de atuação do advogado.

A ideia, então, é estruturar o conteúdo com muitas opções de conhecimento. Para isso, há várias formas. Desde blogs informativos até e-books com conteúdo mais denso, há muitas maneiras de oferecer conhecimento enquanto se reafirma a presença.

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Reprodução – FPM

Automatize ações

Automatizar algumas ações do marketing digital para advogados também pode poupar muito tempo enquanto traz bons resultados. Assim, utilizar o ferramentas como e-mail marketing, por exemplo, pode ser mais atual e eficaz do que você imagina.

Como sempre, é preciso se atentar aos limites legais estabelecidos. Não se pode, por exemplo, fazer envios que não tenham sido devidamente autorizados pelo destinatário. A fim de receber a autorização, uma boa prática é a utilização de ‘newsletter’.

Para ter um efeito positivo, você precisa tomar alguns cuidados. Entre eles, fazer envios intencionais, de acordo com a necessidade do destinatário, é essencial. Caso seja utilizada de maneira aleatória, a ferramenta pode se tornar uma arma contra o próprio marketing digital para advogados. Então, é necessário que se classifique o mailing conforme áreas de interesse. Apesar de ser um pouco mais trabalhoso que a aleatoriedade, com certeza trará resultados muito mais positivos.

A fim de garantir um bom planejamento de marketing e excelente gestão de redes sociais, o primeiro passo é a escolha de uma boa agência. Então, nós sabemos qual é a melhor.

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Leia também: Marketing Digital: saiba tudo sobre

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