Marketing digital

Marketing Digital para 2023: tendências e perspectivas

Quem nunca pensou em largar o emprego formal e viver de marketing digital, que atire a primeira pedra. A propósito, essa não só não é uma má ideia, como pode ser uma excelente opção se aplicada da maneira correta. Contudo, nem só de marketing de afiliados vive o empreendedor. Assim, esse tipo de tarefa também é item crucial no check list de marcas e negócios de estruturas mais tradicionais, ou não, que migraram para o digital, ou que já nasceram para a tecnologia.

Embora tenha explodido exponencialmente nos últimos dois anos, essa é uma técnica que já está por aí há mais de uma década. Contudo, obviamente, os manejos vêm se aprimorando conforme os comportamentos de consumo se dinamizam. Assim, a fim de continuar crescendo no meio, é completamente necessário que se conheça o que 2023 está preparando para essa tendência.

Reunimos, então, todas as principais tendências e perspectivas do marketing digital para o próximo ano. Assim, se a ideia é se estabelecer nesse caminho, você não pode perder nadinha das dicas a seguir.

Inteligência artificial e aprendizagem de máquinas

Aqui estão assuntos que também se encontram em alta há algum tempo. Da mesma maneira que o marketing digital, são termos que, embora não tão novos, vêm ganhando um espaço privilegiado no mercado. Isso se deve, em especial, aos avanços dos algoritmos computacionais, bem como aos aumento crescente do fornecimento de dados.

Entre as principais vantagens dessa tendência estão alguns pontos que também não são necessariamente novos, mas, cuja importância cresce exponencialmente. Através desse tipo de estratégia os marketeiros podem, por exemplo, atingir mais gente através do e-mail. Embora o e-mail não seja nenhuma novidade, as estratégias de alcance são cada vez mais eficientes. Além disso, tem-se a possibilidade de atingir melhor o público através de envios cada vez mais segmentados e personalizados.

Marketing digital com VUI

VUI é a sigla utilizada para Interface de Voz do Usuário. A propósito, trata-se de uma estratégia com difusão crescente, em ascensão nos últimos anos, e que promete estar com tudo entre as tendências de marketing digital para 2023.

De maneira rasa, mas eficiente, essa ferramenta é uma espécie de software que utiliza a inteligência artificial a fim de gerenciar campanhas com base na interface de voz. Ou seja, trata-se de uma combinação mecânica que permite a interação entre clientes e computadores de maneira a imitar respostas humanas. Nesse caso, os softwares se preparam para receber comandos que ativam respostas de perguntas passíveis de serem feitas pelos clientes.

Realidade aumentada

Embora seja muito utilizado para experiências de lazer e outros objetivos, a utilização da realidade aumentada no marketing digital é uma coisa nova. Contudo, já adiantamos que, com inúmeras outras combinações, essa é uma estratégia que promete trazer muito impacto para essa área nos próximos anos.

A ideia de sua utilização nesse campo tem a ver com a promoção de um marketing imersivo. Isso quer dizer que, a ideia é colocar determinada marca em evidência a partir de experiências virtuais pro meio da realidade aumentada. Dessa forma, aumenta-se o contato do cliente com a marca, enquanto se apresenta um mundo novo e infinitas possibilidades.

Expansão das possibilidades de pagamento

Enquanto o marketing digital cresce, faz-se necessário que se crie sistemas novos e novas possibilidades de pagamento, não é mesmo? A boa notícia é que já temos visto o crescimento de plataformas de pagamento, que acompanham o processo de vendas oline. E, a melhor notícia é que isso tende a expandir e melhorar ainda mais em 2023.

Conforme acontece em inúmeros outros setores, a diversificação de possibilidades promove a concorrência e, logo, a diversificação de preço. Assim é possível escolher bons intermediários que facilitem a vida dos clientes sem onerar tanto os fornecedores. No fim, todo mundo sai ganhando, não é mesmo?

Crescimento de canais pagos

Por fim, o marketing digital pressupõe a veiculação de anúncios pagos. Embora não seja ferramenta obrigatória, é uma excelente opção para quem empreende na internet. E, assim, como crescem as ofertas de vendas online, aumentam-se também as possibilidades de veiculação.

Através desses canais é possível traçar estratégias de alcance e cumpri-las o melhor possível. Afinal, elas costuma possibilitar a segmentação do público e direcionamento estratégico das abordagens. Além disso, possuem espaços amplos para a inserção de outras ferramentas e tecnologias que podem envolver inteligência artificial e interface de voz do usuário. A junção de todas possibilidades, a propósito, promete bons resultados.

Agora, sim, por dentro das perspectivas que 2023 prepara para o marketing digital, é hora de avançar também em suas estratégias. Ao se considerar o quanto a tecnologia caminha, nunca é cedo demais para começar. E, conforme dizem por aí: “quem chega primeiro bebe água limpa”.

Então, é melhor se adiantar e estar um passo à frente da concorrência, não é mesmo?

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