feedback de clientes

Feedback de clientes: porque eles são tão importantes?

Os clientes são parte essencial do processo de crescimento de qualquer empresa. Portanto, os clientes funcionam como termômetro de qualquer negócio que preste serviços ou venda produtos. No entanto, é necessário coletar o feedback de clientes.

Você sabe porque o feedback de clientes é tão importante? É o que aprenderemos no artigo de hoje.

O que é feedback de clientes?

Os feedback de clientes são as informações que coletamos para sabermos o nível de satisfação que um cliente tem acerca de um produto ou serviço. Contudo, podemos coletar essas informações através de pesquisas, ligações, formulários, entre muitos outros meios.

As informações, normalmente, são obtidas através de perguntas respondidas ou mesmo espaço para que o cliente deixe seu comentário.

Qual a importância do feedback de clientes?

O feedback de clientes atua como um termômetro da satisfação dos clientes sobre os serviços prestados. Esse feedback ajuda a empresa a elaborar novas estratégias e estar em constante evolução.

Então, quanto melhor for a experiência do seu cliente, melhor cotada será sua marca ou empresa. Assim, será possível que você esteja sempre a frente da concorrência.

Contudo, a seguir listaremos alguns motivos que irão te ajudar a entender porque o feedback de cliente é tão importante.

1- melhoria do produto ou serviço

Quem melhor para dar opiniões sobre seu produto do que quem adquiriu e faz ou fez uso? Pois é, ninguém melhor que seus clientes para te darem um retorno sobre seu produto ou serviço.

Por isso, é importante coletar as opiniões e refletir sobre elas, tentar encontrar padrões. Dessa maneira, será mais fácil encontrar os pontos falhos e fazer as melhorias necessárias.

Quando tudo estiver reajustado, você poderá ter certeza que seu produto ou serviço está apto a atender as dores de seu cliente. Então, o sucesso de sua empresa pelo seu serviço ou produto será mais garantido.

Porém, é importante ter em mente que não basta só atender a expectativa de seu cliente, mas acima de tudo, proporcionar mais do que podem esperar e a melhor experiência que puderem ter.

Assim o diferencial da sua empresa será notado e valorizado. Os consumidores levarão em consideração sua empresa no momento da decisão de compra.

2- facilita a mensuração da satisfação do cliente

O grau de satisfação do cliente é o que realmente manda se irão procurar pelo seu produto ou se há algum problema nele. Não adianta disponibilizar o que achamos ser melhor no momento da elaboração e o produto realmente não atingir as expectativas ou superá-las.

Há diversas maneiras de mensurar a satisfação do cliente, como via email, formulário, ligação, site, aplicativo, entre outros formatos.

É extremamente importante se mostrar aberto às opiniões das pessoas que podem ajudar seu negócio a ser melhor e crescer.

3- facilita o reestruturamento

Após os feedbacks coletados, a empresa deve observa-los e ver o que pode aprender e melhorar com eles. Convocar um brainstorming, ou seja, uma reunião para que haja uma troca de ideias com os setores da empresa podem te ajudar.

Portanto, várias cabeças juntas pensam melhor do que uma. E, com esses insights, é que sua empresa conseguirá manter a cartela de clientes antigos e conquistar clientes novos seja por indicação, seja por esforço próprio.

Todos então, verão o seu diferencial além de perceberem que o feedback foi recebido e foi útil ao mostrar que a empresa atendeu as expectativas.

4- fidelização dos clientes

Como dissemos no tópico anterior, o cliente ao ver que seus pedidos foram atendidos por meio do feedback, saberá que sua empresa é o local certo. Sendo assim, a fidelização dessa cartela de clientes novos e antigos se torna ainda maior.

Contudo, lembre-se que nem sempre receberá feedbacks positivos e por isso não desista! Procure nos feedbacks negativos forças e meios para melhorar seu produto ou serviço. Utilize os feedbacks sempre a seu favor!

Os feedbacks positivos tem um grande poder, mas os negativos costumam ter ainda mais poder. Portanto, não deixe que os feedbacks negativos sejam maiores do que os positivos!

5- guia de decisões

Quando tiver os feedbacks em suas mãos eles se tornarão um banco de dados importantíssimo para te auxiliar na tomada de decisões.

Primeiramente, transforme as opiniões dos clientes em dados para que possa embasar suas futuras melhorias. Utilize os feedbacks para ajudarem no futuro bem sucedido do seu negócio.

O seu negócio pode expandir significativamente se você começar a levar os feedbacks de clientes em consideração.

Por eles, você terá respostas variadas sobre comportamentos, a visão que tem de seu negócio e o que acham do seu produto. Então os feedbacks podem ser sua galinha dos ovos de ouro para descobrir como anda no mercado!

Conclusão

O céu é o limite se você souber como trabalhar os feedbacks que coletar. Saberá onde e como chegar.

Não perca tempo e vá já coletar os feedbacks dos seus clientes!

Você também vai gostar de saber: Como fidelizar clientes para a sua empresa?

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