hashtags

Hashtags, como usá-las da maneira certa?

Os usuários de redes sociais mais antigos ou mesmos os novos conhecem, com certeza o nome hashtag. A grande maioria faz uso das hashtags em suas publicações em redes sociais. As empresas que contam com o marketing digital, certamente fazem uso das hashtags também. Mas será que você tem as utilizado da maneira correta? É o que iremos descobrir no post de hoje.

O que são hashtags?

As tão famosas hashtags são uma maneira de categorizar conteúdos nas redes sociais. Elas são construídas pelo símbolo “#” popularmente conhecido como jogo da velha, seguido de uma palavra ou frase.

O próprio nome já diz “Hashtag”, a junção de duas palavras do Inglês “Hash” para indicar o símbolo da cerquilha “#” e “tag” que significa etiqueta, rótulo.

Assim, quando se escolhe uma hashtag para colocar no post, você está, na verdade, inserindo sua publicação no meio de outras de uma mesma categoria ou com algo em comum.

Motivos para usar hashtags

Um dos principais motivos para se usar hashtags no perfil de sua empresa nas redes sociais é alcançar mais pessoas. Isso porque, quando alguém decide seguir uma hashtag ou mesmo navegar pesquisando sobre a hashtag ela pode te encontrar lá.

Sendo assim, se as pessoas gostarem de seu conteúdo e se identificarem com sua empresa, você pode ganhar novos seguidores e mesmo aumentar os leads.

Outro motivo/dica é criar sua própria hashtag. Sobretudo, o motivo por trás da criação de uma hashtag própria são os benefícios que você pode obter dela.

Por exemplo, se uma empresa cria uma promoção ou um sorteio, esta pode incentivar o uso da hashtag no processo.

Então, o algoritmo pode indicar sua publicação para pessoas que tenham interesses com a categoria que seu post está inserido.

Assim as chances de a pessoa ganhar aumentam e a interação e visibilidade à sua empresa crescem juntos.

Como usar as hashtags corretamente

Vamos ao principal objetivo deste post: te ensinar a usar as hashtags corretamente. O bom uso das hashtags podem favorecer e muito o seu negócio. A seguir, iremos conferir algumas dicas.

Localização da hashtag

Não que seja proibido utilizar hashtags no início da publicação, mas o mais comum entre os usuários deste recurso é o uso no final da legenda ou no primeiro comentário do post.

Bem, esta parte, em qualquer uma das duas opções ou outras maneiras de utilizá-la fica a critério da marca e do produtor de conteúdo.

Densidade da hashtag

Você deve estar se perguntando: oi? Densidade da hashtag? O que é isso? Calma que iremos explicar.

A densidade da hashtag nada mais nada menos é do que a relevância dela dentro do seu nicho e conteúdo.

De nada vale encher sua legenda ou bio de hashtags e a grande maioria ser generalista ou mesmo ser exageradamente específico.

Por exemplo, lançar uma hashtag “#gosto” no meio de uma legenda sobre marketing digital iria fazer com que a publicação ficasse à deriva no meio dos vários jeitos de gostar das pessoas.

Da mesma maneira colocar a hashtag #ComoUtilizarHashtagsDaManeiraCorreta em algum post nas redes sociais não iria ser muito efetivo. A grande maioria das pesquisas sobre as hashtags são sobre um tema específico.

Como construir uma boa hashtag

Sabemos que devemos inserir o símbolo “#” antes de colocar a palavra da categoria. Mas, aqui irão algumas dicas para construir hashtags mais efetivas.

Quando estiver escrevendo uma hashtag não a separe com espaços e nem caracteres no meio. É aceitável utilizar emojis em suas hashtags.

Escolham palavras realmente relevantes e coerentes com o tema, assim sua postagem será categorizada corretamente.

Evite colocar cada palavra de uma frase em uma hashtag diferente. Por outro lado, também evite escrever uma frase grande nelas.

Se atente principalmente à ortografia de sua hashtag, pois qualquer erro poderá levá-la ao fracasso. A probabilidade de várias pessoas cometerem o erro que irá direcioná-las para sua “errotag” é bem baixa.

Quantidade correta de hashtags

O limite de redes sociais como o Instagram são 30 por postagem. Porém o recomendado é ficar na média de 5 hashtags por post.

Dessa maneira seus seguidores não ficarão confusos e nem perdidos naquele mundo de hashtags. Isso tem a ver principalmente com poluição visual, o que devemos sempre evitar.

Recursos para criação de hashtags

Está sem ideia?! Faça uma simples busca sobre seu conteúdo nas redes sociais e descubra como estão categorizando publicações semelhantes.

Ainda sim sem ideia? Há pela internet diversos geradores de hashtags como Hashtag Generator e Leetags.

Utilize hashtags na bio e nos stories

Fuja um pouco do convencional e use hashtags na sua bio focando nas que resumem bem o seu segmento.

Também é válido utilizar nos stories com o sticker #hashtag.

Conclusão

Por fim, entendemos a importância das hashtags e como usá-las da maneira correta. Vá e faça uso do seu novo conhecimento no perfil de sua empresa.

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing