marketing digital no mercado financeiro

Guia: Marketing digital no mercado financeiro

Uma das certezas desse novo tempo tecnológico é que, todos os setores precisam encontrar o seu caminho na comunicação. Embora seja necessário que todos os nichos construam o seu caminho no mundo online, alguns deles pedem estratégias diferenciadas. Esse o caso do Marketing Digital no mercado financeiro, por exemplo. Apesar de não se tratar de uma maneira de comércio comum, o mercado financeiro também precisa adotar o mundo digital como uma da possibilidades para o seu crescimento.

Por isso, preparamos um guia completo para você aprender mais e aplicar o marketing digital no mercado financeiro! Continue a leitura!

Como funciona o Marketing Digital no mercado financeiro

Se você observar, vai perceber o quanto o mercado é dinâmico. Isso acontece em todos os setores e, também, no mercado financeiro. E, a considerar a transformação pela qual o mundo digital tem passado, essa é uma ótima chave para se diferenciar entre a grande concorrência que tem se formado.

O Marketing Digital no mercado financeiro tem o grande desafio de transformar as estratégias clássicas sem infringir os limites que esse tipo de marketing possui. Assim, é preciso tomar algumas atitudes práticas que vão definir o sucesso da estratégia.

Primeiramente, como em qualquer outro setor, é preciso que se defina o público-alvo do negócio. Aqui, a ideia é fazer uma análise de mercado profunda o suficiente para apontar qual deve ser o alvo das estratégias. A partir disso, é possível criar uma espécie de personagem, que o o mundo do marketing chama de persona. Trata-se de um perfil ideal cliente, baseado nas características que a própria pesquisa de mercado forneceu.

Por fim, todas essas informações precisam ser utilizadas de maneira a alcançar e fidelizar o público a quem o marketing se direciona. Para isso, o ideal é utilizar linguagens e abordagens que aproximem a instituição do cliente em potencial.

marketing digital no mercado financeiro
Foto – Reprodução: Canva

O que você fazer no Marketing Digital do mercado financeiro

A verdade é que há muito a se explorar no Marketing Digital do mercado financeiro. Afinal, para isso você vai adotar estratégias baseadas no marketing digital comum. Entretanto, aqui deve haver alguns cuidados extras, já que se trata de dinheiro. Mais do que isso, dinheiro  dos outros.

Mas, respeitada a sensibilidade do assunto, algumas dicas práticas como as seguintes, podem ser seguidas tranquilamente.

Divulgação a partir de um aplicativo

Se tem algo que atrai o público do setor financeiro, é a diminuição da  burocracia. Afinal, não coisa pior do que uma fila de banco. Elas geralmente parecem maiores do que realmente são, além de ocupar uma parte do dia que parece totalmente improdutiva.

Assim, quanto mais se facilita a vida do cliente, maior o seu interesse no produto. Quando se trata de questões financeiras, então, disponibilizar um aplicativo é uma boa estratégia de fidelização, mas também é uma ferramenta incrível de captação de novos clientes. Aqui, o interessante é que se trate de um app operável o útil.

Presença nas redes sociais

Dificilmente o público que consome produtos financeiros não estará em alguma das redes sociais atuais. Dessa forma, faz parte da pesquisa de mercado a descoberta de onde está ele. E, em seguida, a instituição financeira deve fazer presença lá.

Durante a atuação nas redes sociais, é interessante fazer com que a linguagem e o conteúdo utilizado aproximem o público e a instituição. Além disso, estar presente nas redes sociais é muito mais do que a criação de perfis. Na verdade, é necessário estar realmente presente no cotidiano do público. Inclusive, as ferramentas são boas ferramentas para a interação, esclarecimento de dúvidas e compartilhamentos de informações.

Agregue valor aos produtos

Um dos grandes desafios das instituições financeiras é conquistar a confiança do consumidor. Isso por causa dos ares de desonestidade que se criou em redor das negociações financeiras. Por essa razão, a oferta de informações sobre assuntos relevantes pode trazer mais valor para os produtos e serviços que você deseja que o mercado consuma.

Então, a ideia aqui e oferecer conteúdos que, além da visibilidade do negócio, dê autoridade a ele. Isso pode ser feito explorando as possibilidades de ferramentas como blogs, podcasts, vídeos, e-books, e-mail marketing e todas as demais opções que te permitam aumentar o valor e a credibilidade daquilo que esteja sendo oferecido.

Invista em anúncio pago

Embora a área financeira seja um tanto quanto competitiva atualmente, a verdade é que ninguém sobrevive sem o acesso e os serviços de instituições de finanças. E, por causa das possibilidades variadas, é comum que muita gente mantenha a utilização de instituições diferentes a fim de ter mais espaço para se movimentar com o seu dinheiro.

Então, o Marketing Digital do mercado financeiro precisa considerar a veiculação de anúncios e links patrocinados. Para o momento, o Google é a melhor plataforma para se fazer isso. Afinal, é também a ferramenta que mais captura atenção dentre a demanda existente.

Para potencializar a ação dos links pagos, o ideal é associá-los a Landing Pages. Assim, além de fazer a publicidade que se espera, o anúncio também acaba se transformando em um bom conversor de cliques. Através dessas conversões se inicia um processo capaz de estreitar a relação entre a instituição e o cliente em potencial. Afinal, agora o marketing tem dados para outros passos na jornada de compra do cliente.

marketing digital no mercado financeiro
Foto – Reprodução: Canva

Automatize o Marketing

Uma das grandes tendências do marketing digital do mercado financeiro é se tornar cada vez mais automático. Na verdade, essa é tendência do marketing em geral, o que não significa que ele possa se tornar impessoal. Afinal, a pessoalidade e a personalização são características que aproximam a instituição e o cliente.

Entretanto, a automatização do processo é algo que faz o caminho andar bastante. Afinal, imagina como seria se tivesse de abordar cada cliente em potencial com um e-mail marketing redigido de maneira exclusiva. Como você pode perceber, essa é uma tática impossível.

Para o maior aproveitamento de plataformas automáticas é possível programar ações em massa, mas direcionadas. Isso consiste em catalogar os clientes e classificá-los conforme similaridades com outros clientes. A partir disso, é possível desenvolver ações personalizadas, mas automatizadas, o que faz com que se economize muito tempo e trabalho.

Crie programas de fidelidade

Criar programas de fidelidades é uma prática comum entre as instituições financeiras. Por isso, é uma boa arma a ser explorada pelo Marketing Digital do mercado financeiro. A ideia é premiar os melhores clientes, oferecendo vantagens pela sua frequência na utilização dos serviços e aquisição dos produtos.

Além de divulgar a própria marca, esse é o tipo de ação de estimula que outras pessoas o façam também. Ao serem premiadas por instituições, essas pessoas normalmente utilizam as suas próprias redes sociais para divulgar o recebimento do mimo. A propósito, esse é um hábito que também pode ser explorado através de estímulo por parte do marketing digital do mercado financeiro.

Seja transparente

Especialmente por tratar de dinheiro dos clientes, tanto o marketing digital do mercado financeiro quanto as próprias instituições precisam, obrigatoriamente, ser transparentes. Afinal, ao mexer com as finanças dos clientes, mexe-se também com a sua vida pessoal e profissional.

Partindo desse princípio, é importante que o cliente conheça todos os detalhes do negócio antes de fechá-lo, efetivamente. Assim, mesmo que se use dados reais resultados alcançados em ações da mesma natureza, o cliente precisa saber que as condições podem mudar no futuro, se o caso.

Essa transparência se estende para todos os âmbitos do negócio. Então, desde a abordagem até o fechamento do negócio, a transparência deve ser uma ação responsabilidade contínua, além de uma boa estratégia de marketing. Especialmente em um cenário econômico atual, o cliente precisa mais de um parceiro do que qualquer outro tipo de relação. Dessa forma, é assim que uma instituição financeira deve se apresentar. Entretanto, oferecendo sempre possibilidades reais e informações claras.

marketing digital no mercado financeiro
Foto – Reprodução: Canva

O que você não pode fazer no Marketing Digital do mercado financeiro

Exatamente por causa da sensibilidade do assunto, as ações das instituições financeiras são alvos de regulação legal. Então, o marketing digital deve se abster de algumas ações, a fim de não infringir aos princípios que a lei estabelece. Mas, já adiantamos que, são questões bastante voltadas para a ética nas relações, e que precisam que se observe os mesmos padrões fora dos negócios financeiros também.

Primeiramente, não é permitido que se venda sonhos impossíveis. Ou seja, o marketing digital do mercado financeiro não pode prometer algo que a própria instituição não possa cumprir. Dessa forma, as ofertas devem conter possibilidades reais de ganhos e informações claras sobre as possibilidades de perdas, se for o caso. Aqui é possível provar a estabilidade da oferta utilizando resultados passados, por exemplo. Contudo, se não houver garantias de manutenção das condições no futuro, isso também deve ficar claro.

Além disso, é bom evitar o uso de muita subjetividade nas abordagens. Embora essa seja uma das estratégias utilizadas para driblar a legislação, não é de muito bom tom. Embora, a curto prazo possa parecer uma boa estratégia, a longo prazo ela pode custar a reputação e a credibilidade da instituição financeira.

Conforme você pode perceber, o mercado financeiro é um campo fértil para o marketing digital, como qualquer outro. Além do mais as restrições que se encontram no meio são fatores de proteção ao cliente. E, trata-se de questões de ética, que devem ser respeitadas em qualquer relação, independente da existência de legislação específica sobre o assunto.

Você precisa de ajuda para fazer o seu marketing digital no mercado financeiro?

Adapte-se ao digital e acelere o seu crescimento no mercado financeiro!

Conte com a Vono Marketing para estruturar a melhor estratégia para você! Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo e se surpreenda! 

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing