reputação da marca

Guia: como aumentar a reputação da sua marca

A reputação da marca é um dos principais pontos a ser observado pela sua empresa. Pois, ela é uma espécie de medidor da sua credibilidade, e isso faz toda a diferença na hora de negociar e fornecer produtos ou serviços. É a partir da reputação que você se coloca no mercado como agente capaz de captar clientes e fideliza-los cada vez mais. Além disso, a credibilidade adquirida agrega um valor crescente à marca. Então, vale a pena trabalhar sério nesse aspecto.

Apesar de ser um grande desafio, construir a reputação da marca requer algumas ações práticas e cotidianas. Dessa forma, com um pouco de criatividade, bastante disciplina, boa parceria e as dicas corretas, você vai tirar isso de letra!

Para facilitar o processo, reunimos aqui as principais informações sobre o assunto. Então, é só ficar com a gente até o fim deste post.

Defina qual é o seu público

Qualquer ação que você venha a fazer deve ser direcionada corretamente. Assim, faz toda a diferença definir qual é o seu público e o qual é a forma que você deseja apresentar a sua marca para ele. A partir dessa descoberta você poderá estabelecer um padrão de posicionamento e comunicação entre a marca e os consumidores.

reputação da marca
Foto – Reprodução Canva

Ao entregar as informações corretas às pessoas corretas, você estabelece uma relação de confiança. Afinal, elas perceberão o quanto a marca realmente as conhece e se preocupa com a sua satisfação. Respondendo às demandas ideais você se coloca como uma possibilidade confiável de resolução de questões.

Planeje a sua comunicação

A construção da reputação da marca passa pela transmissão correta das informações desejadas. Ou seja, não basta apenas jogar informações ao vento, mas, planejar os seus impactos e estruturá-las da melhor maneira possível. Tudo isso deve ser feito de maneira intencional e calculada.

Dessa maneira, vale a pena montar as ações de comunicação com antecedência e compromisso. Isso significa que a sua empresa deve esquematizar, planejar, produzir, revisar e calcular a relevância de cada peça comunicativa. Nesse momento, é muito importante se certificar de que as informações representam exatamente a realidade, para que erros não manchem a credibilidade antes mesmo que ela seja firmada.

Considere as informações que você tem

A fim de atingir o alvo de maneira eficiente, você precisa utilizar todas as armas que puder. Então, esse é o momento de reunir informações, dados e todas as estratégias possíveis. Uma das grandes vantagens da relação com o cliente é que ela cria um rol quase infinito de informações. Dessa forma você tem em mãos um arsenal de dados com muito potencial.

Na hora de aumentar a reputação da empresa, você precisa utilizar isso a seu favor. Aqui, a ideia é utilizar os dados para direcionar de maneira efetiva as ações e informações. Ao serem tocados, os clientes sentirão o compromisso da marca em satisfazer suas necessidades.

Mantenha a equipe alinhada

Também faz parte da construção da reputação da marca o alinhamento da equipe envolvida no negócio. Nesse caso, a ideia é garantir que a comunicação interna funcione corretamente. Dessa forma, todos terão acesso às mesmas informações, falarão a mesma língua e cumprirão o mesmo objetivo.

Um dos impactos positivos sobre o assunto é que, uma equipe sincronizada promete apenas o que pode cumprir e cumpre tudo o que promete. Afinal, mesmo em setores diferentes, todos sabem até onde podem ir e tudo o que podem fazer para garantir uma boa experiência de consumo.

Esteja presente de maneira sólida nas redes sociais

Atualmente, não há nada que escape da abrangência das redes sociais, não é mesmo? Tudo e todos que você possa desejar encontrar, certamente estão registrados em alguma entre as muitas redes sociais disponíveis. Então, por que não estar lá também? Vale a pena, então, criar perfis estruturados e alimentá-los de maneira responsável e intencional.

Entretanto, construir a reputação da marca não é apenas sobre ter um perfil nas redes sociais. Mais do que isso, essa construção também está ligada à forma como você se posiciona e como se comunica. Então, aproveite o espaço para a praticar a interação entre com o público. Você pode fazer isso oferecendo conteúdos relevantes, inclusive, se disponibilizando a resolver questões e tirar dúvidas.

reputação da marca
Foto – Reprodução Canva

Seja transparente

A transparência da marca também é uma forma de aumentar a sua credibilidade. Isso porque, informações claras e responsáveis deixam as pessoas mais seguras sobre a sua oferta de produtos e serviços. Especialmente, se elas puderem tirar suas dúvidas e resolver suas necessidades a partir da sua ajuda.

Assim, não esconda informações dos seus clientes. Ao contrário, o melhor é aproveitar cada espaço disponível para reafirmar o seu compromisso em fornecer as melhores e mais seguras informações sobre o que você tem a oferecer.

Cumpra a sua palavra

Não basta apenas dar todas as informações com clareza, você também precisa cumprir com todas as promessas que faz. Especialmente quando se trata de ofertas, atendimento, condições e qualidade; os produtos e serviços devem fazer exatamente aquilo que você disse que faria. Assim, o cumprimento da palavra completa o ciclo iniciado pela comunicação.

Quando, ao contrário, a empresa quebra esse elo de confiança, a sua reputação começa a cair de maneira rápida e gradativa. Assim, ela corre o risco de ter a sua credibilidade afetada de maneira que não se pode mais recuperar. Ao pensar nisso você voltará ao passo de conhecer o público, alinhar sua equipe e se comunicar claramente.

É claro que, problemas acontecem em todos os níveis de empreendimentos. Entretanto, a fim de garantir que isso não afete a reputação da empresa, você pode ser claro e transparente com os envolvidos. Abrir o jogo sobre o assunto, por exemplo, é uma boa ideia. Mas, não pode ficar só nisso. Afinal, também faz parte da credibilidade a compensação das faltas. E, com um pouco de criatividade você certamente vai encontrar uma maneira de fazer isso.

Dê suporte a seus clientes

Também é uma boa arma para a construção da marca, a oferta de suporte aos clientes. Isso vai muito além de oferecer um produto ou serviço. Mas, também considera tirar suas dúvidas, preocupações e ansiedades sobre a aquisição.

Esse canal deve estar disponível da forma mais instantânea possível. Afinal, essa é a era do imediatismo, e ninguém mais tem paciência para aguardar uma resposta por dias. Mas, a boa notícia é que há estratégias muito boas para que você possa aplicar isso. Os ambientes de mensagens das redes sociais, por exemplo, são uma boa ferramenta. Além disso, dá para criar chats exclusivos em seus sites, se você os tiver.

Monitore as respostas dos clientes

A prática da escuta vai te permitir saber como a imagem da sua marca está repercutindo entre o público. Por isso, não é nada seguro adotar determinadas ações e torcer para que deem certos. Assim, o ideal é monitorar o tempo todo quais são os impactos de cada atitude da empresa.

Ao implantar essa estratégia, você terá meios melhores de identificar pontos problemáticos da relação com os clientes. E, ao invés de encarar isso como ponto negativo, você pode utilizar a análise para melhorar as relações. Ao ser ouvido, o público também se sente acolhido pelas estratégias, ao ponto de confiar cada vez mais naquilo que recebe.

Manifeste preocupação social

Em um mundo como o atual, o envolvimento social é mais do que um diferencial, mas, uma responsabilidade. Assim, ao entender o papel da sua marca você tomará parte em atitudes importantes como a conservação ambiental, por exemplo.

Para isso, você pode começar aplicando técnicas simples em seu próprio ambiente organizacional. Uma maneira interessante de fazer isso é praticando a redução de produção de lixo, a reutilização de materiais e a reciclagem daquilo que seja possível. Embora pareçam atitudes pequenas, esses hábitos mudam o ambiente no qual você está inserido, além de ser uma parte importante da construção da reputação da marca.

reputação da marca
Foto – Reprodução Canva

Ofereça qualidade

Vale a pena ser o melhor em tudo o que você fizer. Como você já deve saber, uma parte importante da propaganda é feita a partir da comunicação pessoal e reprodução das informações. Assim, a perpetuação das qualidades daquilo que você oferece é um agente importante para a construção da reputação da empresa.

Dessa forma, a proposta é investir no diferencial dos seus produtos e serviços. Assim, cada oferta deve ir investida de tanta qualidade quanto possa possuir. Além de garantir que as pessoas confiem no que a sua marca oferece, você ainda ganha em publicidade e captação de novos clientes.

Como a Vono Marketing aumenta a reputação da marca

Muita coisa do aumento de reputação está intimamente ligada à forma como a sua marca se apresenta aos seus clientes. Conforme já conversamos, isso também tem a ver com a sua presença e o seu posicionamento nas redes sociais. Por isso, faz toda a diferença cuidar desse aspecto de forma diferenciada.

Afinal, o aumento da credibilidade e estabelecimento da reputação da marca pode ser alcançado de maneira estratégica, se você fizer as escolhas certas para a gestão da questão. Como a criação e exposição de conteúdo pode melhorar ou destruir a sua marca, vale a pena investir tempo e recursos em uma ação direcionada.

A Vono Marketing possui todas as armas para fazer isso possível. Com um misto de criatividade, especialização e as melhores ferramentas, a nossa empresa faz tudo. Ou seja, tudo que você precisa da captação de leads, posicionamento no mercado, tráfego orgânico e crescente, e conquista de autoridade da marca você pode alcançar em um só lugar.

Não deixe para amanhã, a reputação da marca que a sua empresa pode adquirir hoje!

Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo e adquira já a melhor solução para o seu negócio! 

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing