Google Analytics

Google Analytics 4: Diferenciais e porque atualizar

Atualmente, há mudanças constantes no mundo da tecnologia e da comunicação, não é mesmo?

E dentre tantas mudanças, o Google anunciou uma super novidade para melhorar ainda mais as suas análises de tráfego no site: o Google Analytics 4.

Se você não sabe o que é ou quer aprender mais sobre, então esse artigo é para você.

Hoje vamos falar mais sobre essa atualização do Google, assim como seus diferenciais e porque você deve se atualizar. Vamos lá? Siga com a leitura.

O QUE É GOOGLE ANALYTICS 4?

O Google Analytics é uma atualização que chegou para resolver várias reclamações de usuários. Além disso, também trouxe diversas novas funcionalidades afim de fazer uma análise de dados comportamentais dos usuários.

Ou seja, é uma ferramenta que que registra as ações dos usuários desde do momento em que ele entra até a sua saída.

E, porque isso é importante na sua empresa? Aderir a essa ferramenta irá te ajudar a entender como o usuário interage com o seu site. Assim, você saberá como melhorar a experiência para otimizar seus resultados de conversão.

Mas, quais são os diferenciais desse Google Analytics? O que mudou para você? Continue com a gente!

QUAIS SÃO OS DIFERENCIAIS?

Se você já usa o Google Analytics, com certeza vai ver algumas diferenças. Ainda assim, de forma geral, o que mais mudou foi a facilidade de captar e de analisar dados.

Entre as novidades, nós temos:

  • Métrica Otimizada: com o Google Analytics 4 é possível rastrear novas métricas de engajamento, como por exemplo: cliques em links externos.
  • Dados de app e web integrados: é possível unir os dados de app com site, e vice-versa.
  • Mais facilidade no rastreamento entre domínios
  • Analysis Hub (Central de Análises): novas formas de analisar a presentar dados.

É claro que existem muitas outras inovações. Porém, esses são alguns exemplos do que o novo Google Analytics 4 pode oferecer para você.

A ferramenta de monitoramento e análises de sites mais usada no mundo pode trazer também muitos benefícios para a sua empresa.

Dentre elas, temos:

  • Flexibilidade na geração de dados;
  • Coleta de dados de aplicativos e sites;
  • Interação entre vários dispositivos;
  • Análise mais assertiva;
  • Relatórios mais personalizados com mais informações.

Sendo assim, porque você deve atualizar para o Google Analytics 4?

PORQUE DEVO ATUALIZAR?

Após aprender um pouco sobre quais são os diferenciais do Google Analytics 4, vamos saber os motivos pelos quais você deve atualizar.

Contudo, antes de responder, você deve estar pensando: será que realmente é necessário me atualizar?

A resposta é sim! Uma hora ou outra, todo mundo vai ter que migrar para o Google Analytics 4. Contudo, se você ainda não quer abandonar o Analytics padrão, ai vai uma dica da predadora!

Você pode criar uma prioridade específica para o Google Analytics 4 e manter outras prioridades no Analytics padrão.

Então, vamos citar  motivos pelos quais você deve atualizar para o Google Analytics 4. Vamos lá?

CRIAÇÃO DE PLANEJAMENTO

Quem já usa o Analytics sabe que é crucial um bom planejamento, certo?

Nesse caso, nada muda com o novo Google Analytics 4. Sabemos que criar um planejamento de qualidade leva tempo. Até porque, ainda tem o processo de implementar e de validar.

Sendo assim, é muito importante que a empresa faça um cronograma. E com o Google Analytics 4 você criar um planejamento ainda melhor independente do tempo.

Ah, e tem mais! Para que a empresa capte cada vez mais clientes é essencial um planejamento de estratégias de excelência. Assim como, também é essencial investir em bons recursos.

ORGANIZAÇÃO DO HISTÓRICO

O segundo motivo principal pelo qual você deve usar o Google Analytics 4 é que você terá uma organização de histórico. E o que isso significa?

Isso quer dizer que para que as análises dos seus dados sejam eficientes, é preciso ter em mãos um relatório. Dessa forma, é possível criar relatórios para execução de uma análise.

Isso tudo para que seja possível estabelecer novas estratégias e melhorar sempre mais a gestão de processos e o relacionamento com o cliente.

PÚBLICO ALVO

Outro benefício de aderir a essa ferramenta é que ao criar um novo público alvo é possível ter mais opções para defini-los e segmenta-los.

Dessa forma, fica mais simples de interpretar apenas os usuários que tem relação com a sua análise. O que é excelente visto que você consegue gerar uma visão mais assertiva de quem é o seu público alvo.

Assim como, você ainda pode melhorar ainda mais a experiência dentro do seu site ou aplicativo.

E, finalmente!

Você ainda pode otimizar tudo isso ainda mais! Sabe como? Unindo tudo isso com outras ferramentas, como o Google Ads, por exemplo.

Ou seja, você não precisa se privar com apenas um recurso para fazer a sua empresa crescer mais. Afinal, é um conjunto do ações e estratégias que vão fazer com que o seu cliente chegue até você.

Então, agora que você já aprendeu mais sobre o Google Analytics 4, vá em busca da atualização!

Não fique aí perdendo tempo, hein!

Leia também: Vale a pena contratar uma agência de marketing digital?

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