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Google Ads: Tudo que você precisa saber

Estabelecer o próprio negócio ou expandi-lo é o desejo de todo coração empreendedor, não é mesmo? E, acredite, isso é muito mais simples do que você possa imaginar. Afinal, o mercado tem boas opções de ferramentas e estratégias que vão te ajudar a chegar até seu público-alvo. O Google Ads, por exemplo, é um desses caminhos que encurta a distância entre o produto ou serviço e o cliente em potencial.

Entretanto, saber que a estratégia existe não é suficiente. e nós sabemos bem disso. Para funcionar no seu próprio negócio você precisa primeiro saber o que é, para que serve e como utilizar a ferramenta da maneira correta. Como a gente também sabe disso, resolvemos facilitar ainda mais o caminho. Como prova disso tudo o que você precisa saber sobre o assunto está reunido aqui.

Então, é só continuar aqui com a gente e acompanhar todo o conteúdo que separamos para que você vire um ninja do Google Ads.

O que é o Google Ads?

O Google Adsense, também conhecido como Google Ads é a plataforma de anúncios do Google. Esse é o cantinho da web que cria, gerencia e veicula aqueles banners em sites, vídeos e todos aqueles materiais de anúncio que você encontra na web enquanto navega.

Na prática, essa é a parte do Google que permite que sejam veiculados links patrocinados entre os conteúdos que apresenta ou resultados que disponibiliza em seu site de busca. Ou seja, ao invés de encontrar por aí propagandas de serviços e produtos pelos quais tenha demonstrado interesse em algum momento, é o seu produto ou serviço que pode estar lá. Já pensou nisso?

Google Ads
Foto/Reprodução: Canva

Quando se trata de Links Patrocinados, por exemplo, você os vê na página de buscas. Eles se apresentam sempre com o aviso de que é um anúncio e geralmente estão no topo ou no fim da página. Caso você ainda não os tenha percebido, pode testar isso agora na sua página de busca. Mas, volte aqui logo em seguida para saber como o seu negócio pode estar naqueles locais da página.

Bom, agora que você já sabe o que é, é hora de descobrir como isso se aplica ao seu negócio. E, nós já adiantamos para você que não só é possível, mas, também é muito vantajoso.

Como funciona?

O Google Ads funciona a partir de algumas estratégias. Entretanto, todas elas são guiadas por estratégias como cookies e palavras-chave. Na prática, isso significa que o seu conteúdo pode ser direcionado de acordo com os dados de pesquisas e algoritmos dos usuários. Mas, também podem ser rankeadas a partir de buscas, e aí é que se faz muito importante a exploração de boas Keywords.

Dentro da própria plataforma você pode escolher a forma de anunciar que atenda suas demandas. Atualmente são 4 quatro opções de modelo de anúncios, conforme elencamos a seguir.

Pesquisa

A primeira delas é aquela que já mencionamos aqui. Trata-se dos Links Patrocinados, que o Google Ads disponibiliza no início e no fim da sua página de busca, com o aviso de que se trata de um anúncio. Nesse tipo de anúncio, o Google cobra do anunciante apenas o referente a cliques nesses links. Ou seja, o anunciante pagará um valor proporcional ao número de visitas direcionadas por esses links.

Display

Há também a maneira de anúncio que utiliza a estratégia de exposição de campanhas em websites, páginas de notícias, blogs e páginas dessa natureza. Isso é o que o Google chama de Rede Display.

Nesse caso, a estratégia é a criação de anúncios em forma de banners, anúncios e estratégias que consideram remarketing, palavras-chave e afins. Aqui, você terá seus anúncios em sites normalmente correlatos com seus assuntos, o que pode direcionar as pessoas para o seu produto a partir de outras buscas delas.

Youtube

Provavelmente essa é a mais famosa delas. Com certeza você mesmo já teve o seu vídeo na plataforma interrompido para a exibição de algum anúncio. E, convenhamos, se reparar bem vai perceber que sempre se trata de algum assunto do seu interesse. Pois é, isso não é coincidência. Ao contrário é o resultado de reunião de dados e análises da própria web. Assim, o algoritmo direciona conforme aquilo que o usuário já tenha manifestado interesse.

Já pensou em fazer assim com o seu produto? A boa notícia é que o seu negócio também pode ocupar esse espaço. E, considerando que a maioria dos brasileiros estão no Youtube, essa é uma excelente vitrine.

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Foto/Reprodução: Canva

Aplicativos

Por fim, mas tão importante quanto as demais opções, os anúncios do Google Ads também podem ser inseridos em aplicativos. Esse também é um campo fértil, visto que todo mundo tem um celular ao alcance. Tendo em conta que há aplicativo para tudo atualmente, com o direcionamento correto, seus negócio será visto em uma escala bastante significativa.

Como anunciar o seu negócio?

Pronto, se está convencido de que o seu negócio precisa estar no Google Ads, você também precisa entender qual é o passo prático para que o seus anúncios estejam lá. Mas, esse também não deve ser um ponto de preocupação, pois também está tudo aqui.

O primeiro passo é visitar a página oficial da plataforma e fazer o seu login. Inclusive, se você já tiver uma conta no Google esse processo será muito mais fácil. Se for esse o caso, basta inserir nos campos indicados o seu login e a sua senha.

Depois disso, você vai encontrar o painel da plataforma que, por acaso, é bastante autoexplicativa. Com os pés já na plataforma, basta acessar a aba “campanhas” que você verá e selecionar a função de nova campanha. Considerando que você já tenha definido que estratégia irá utilizar para os seus anúncios, a plataforma vai te dar a chance de apontar essa escolha.

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Foto/Reprodução: Canva

Agora, sim, é hora de configurar aspectos do anúncio que vão definir o seu direcionamento. É nessa etapa, por exemplo, que você vai informar preferências como local de circulação, idioma, orçamento e metas, além de inserir dados como endereço de seu site e nome da campanha.

Com tudo isso feito, é hora de dar o start no seu anúncio. Antes de veicular o seu anúncio, a plataforma vai te dar a chance de definir informações importantes como título, descrição, URL e tudo o mais de informação que seja importante. A propósito, a própria plataforma faz isso de maneira muito intuitiva, de maneira a não deixar dúvidas sobre o que você está fazendo.

Agora, sim, a campanha se iniciará e você só precisa dar os próximos passos de monitoramento e ações de desenvolvimento que costumam acontecer fora da plataforma do Google Ads.

Melhores dicas para a criação de anúncios no Google Ads

A parte técnica parece que foi vencida, não é mesmo? Mas, ainda há um ponto importante a se abordar. Afinal, não se trata apenas de veicular os anúncios, mas, é preciso que esses anúncios façam sentido para que tenham o retorno pretendido.

Mais uma vez a gente tá aqui para descomplicar isso. Para isso, temos mais dicas para te dar. Tudo para que o sucesso venha e o seu negócio cresça.

Cuidados com os textos

Primeiramente, você precisa garantir que os textos dos seus anúncios sejam atrativos. Mas, não é apenas sobre sobre aparência. Trata-se também de correição, boa linguagem e originalidade.

Para isso você vai precisar se atentar a algumas ações. Dito isso, você precisa se lembrar que o seu texto deve apresentar as vantagens da aquisição de determinado produto, apresentar conexão entre o título, a mensagem e a palavra-chave e adotar CTAs específicas.

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Foto/Reprodução: Canva

Fidelidade ao produto ou serviço

Além disso, seus anúncios no Google Ads também precisam representar fielmente a sua marca, produto ou serviço. Então, é uma boa ideia utilizar uma abordagem que caiba em todos os tipos de utilização e dispositivos. Isso quer dizer que você deve se concentrar na criação de títulos curtos e conteúdos de fácil visualização em qualquer tipo de dispositivo utilizado pelo usuário.

Preparação séria do conteúdo

Esse tipo de anúncio também precisa ser preparada com seriedade. Isso implica que você deve gastar tempo na escolha de palavras-chave com bom desempenho, na criação de títulos exclusivos e na descrição inteligente dos seus anúncios.

Teste e otimização

Por fim, use e abuse das métricas que a web usa para otimizar o seu conteúdo. Isso mesmo, aqui não é só a criatividade que conta, embora ela seja crucial no processo. Mas, além do tino criativo, você também precisa aplicar devidamente as técnicas consideradas pelo Google Ads na hora de rankear seus anúncios.

Da mesma forma, conheça as estratégias necessárias para o sucesso do anúncio no formato que você tenha escolhido. Seja display, pesquisa, Youtube ou aplicativos, é importante que você conheça os detalhes da veiculação e como você pode melhorar o seu retorno.

Então, se atente para o tipo de formato ideal para o seu negócio. Afinal, a escolha correta pode determinar a taxa de cliques e conversão.

A boa notícia é que a própria plataforma te ajuda com isso. Afinal, o Google Ads disponibiliza uma ferramenta que faz uma espécie de previsão de retornos com base nas suas escolhas de formato de anúncio e direcionamento de abrangência. Assim, você terá a chance de entender o alcance do seu anúncio e o quanto ele pode ser bem sucedido.

Se você precisa se destacar, essa é a melhor hora, pois o digital está no topo da cadeia de vendas.

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Leia também: Tráfego pago: tudo que você precisa saber

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