funil de vendas

Funil de vendas: o que é e como montar o seu

As vendas são importantes para as empresas se manterem e adquirirem credibilidade. Porém, de nada vale ficar insistindo e oferecendo o mesmo produto a várias pessoas que não tem interesse em comprar. Por esse motivo, existem os planejamentos e as estratégias personalizadas para cada empresa. Todos os donos de empresa querem aumentar as vendas. Mas, para isso é necessário ter um planejamento como citamos anteriormente. Este planejamento é o que chamamos de funil de vendas.

Neste artigo explicaremos direitinho o que é um funil de vendas e como montar o seu.

O que é um funil de vendas?

Bem, como dissemos anteriormente, se oferecermos os produtos sem planejamento, os resultados não serão tão efetivos.

Primeiramente, precisamos de um processo e de um direcionamento.

O planejamento que realizamos no inbound marketing para o processo de vendas é chamado pipeline. Ou, o termo mais comum, funil de vendas.

O funil de vendas é o processo pelo qual a empresa vai conduzir o possível cliente até o momento de compra.

Quando uma pessoa demonstra interesse por algum produto ou serviço é porque essa pessoa está com um problema, ou seja, este cliente possui uma dor.

Dor esta que focaremos em ensiná-lo que o nosso produto ou serviço é a solução de seu problema.

Durante o processo, temos as etapas do funil de vendas que nos ajudará a determinar o quão pronto para adquirir o que ofertamos esta pessoa está.

Portanto, temos os mais diversos tipos de clientes nos mais variados níveis de conhecimento sobre nosso produto.

Há pessoas que acabaram de conhecer o produto, há pessoas que estão mais familiarizadas com o produto e também pessoas que estão escrevendo feedbacks sobre o produto.

Etapas do funil de vendas

Contudo, quais seriam as etapas do funil de vendas? É o que iremos apresentar a seguir. Este é dividido em três partes: o topo, o meio e o fundo.

Topo do funil

Esta etapa é onde o cliente descobre sua solução. Pode ser que até conhecer o seu produto o cliente não tivesse a real necessidade de adesão do mesmo.

Porém, ao obter conhecimento de seu produto, percebeu que este pode solucionar algum problema que ele venha a ter.

Então, para garantir que seu cliente esteja bem convencido sobre a aquisição do seu produto ou serviço, disponha de materiais educativos e informativos acerca destes.

Agora, você se tornará referência no assunto e na solução de dúvidas. No entanto, estas são pessoas novas e você precisa conhecê-las e mesmo captá-las. Aproveite esta oportunidade para fazer uma troca.

Você fornece um material de qualidade, como um e-book em troca de uma informação de contato da pessoa. Assim você gera um novo lead e o insere no funil de vendas.

Meio do funil

Agora que seu cliente já tem plena consciência de seu problema, é hora de apresentar a ele informações técnicas.

Assim, os seus leads terão liberdade de escolha e você perceberá quando será a melhor hora para dar o próximo passo com eles.

Então, aproveite suas ofertas de conteúdo para conhecer melhor seu lead e saber direcioná-lo de forma transparente à melhor solução. Isso construirá a tão importante relação de confiança.

Fundo de funil

Nesta etapa a pessoa já tem consciência do problema e conhecimento que seu produto é uma possível solução.

Cabe a você, neste momento tão importante, se mostrar a escolha certa para ele. Desta maneira a pessoa poderá escolher e finalizar a compra.

Algumas empresas adicionam a quarta etapa opcional no funil que é o pós vendas onde há a possibilidade de fidelizar e transformar o cliente em um propagador de seus produtos.

Como montar o seu funil de vendas

Tomando conhecimento

Para saber guiar seu possível cliente, é extremamente importante conhecer a jornada que ele irá trilhar. Por isso, faça pesquisas de persona.

Tente obter o máximo de informações possíveis sobre seu público alvo, o possível problema, como a pessoa pode chegar até você, entre outras informações essenciais.

Metas e etapas

Terreno conhecido, é necessário estabelecer as metas e as etapas do seu funil de vendas. Com essas metas e etapas é que você terá certeza que seu cliente está maduro o suficiente para a próxima etapa.

Estas milestones ou metas são importantes para você ter consciência das ações que precisa tomar para que o cliente continue no processo até a decisão de compra.

Análise geral

É extremamente importante fazer uma análise geral e refazer o processo do funil ao contrário para alinhar metas e objetivos para a equipe de vendas e marketing.

Uma empresa alinhada e que se ajuda atua de maneira muito mais efetiva.

Conclusão

Os funis de vendas são extremamente importantes para o sucesso nas vendas de uma empresa. Baixe o nosso e-book gratuito Descomplicando o Marketing e aprenda mais sobre o universo do marketing digital!

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