fidelizar clientes

Como fidelizar clientes para a sua empresa?

Ainda mais importante que o processo de vendas é o processo pós venda. Pois, é ali que saberemos a real opinião sobre o produto ou serviço que oferecemos, precisamos de um feedback. Este serve para que você veja quais os pontos fortes e quais os pontos que precisam ser melhorados em sua prestação de serviço. Esse acompanhamento pode ser essencial para fidelizar clientes para sua empresa.

Quer saber como fidelizar clientes corretamente para sua empresa? É só continuar a leitura deste artigo!

Como começa o processo de fidelizar clientes?

O processo começa logo após o fechamento da compra. Ok, mas o cliente e nós já não estamos satisfeitos por realizar a venda?

A resposta é não. É de extrema importância cuidar do cliente no pós vendas também.

Assim, a probabilidade de o cliente recomendar o serviço para familiares e amigos, além de sempre comprar com a sua empresa é grande.

Então, o relacionamento cliente-empresa será considerado bem sucedido quando alguma das etapas de fidelização se concretizarem.

Ambos os processos da captura de novos leads e da cultivação dos clientes antigos são necessários para o sucesso de uma empresa.

O que é pós-vendas e porque é importante para fidelizar clientes?

O pós-vendas é o momento onde a empresa montará as estratégias para fidelizar o cliente e garantir o sucesso do produto ou serviço mesmo após a aquisição.

Contudo este sistema de pós venda passa uma boa impressão e gera uma boa experiência para o cliente.

Afinal, quem nunca saiu recomendando alguma marca ou empresa após ter sido super bem atendido?

Desta maneira, essas indicações chegam a você como novos possíveis clientes e suas vendas aumentarão mais por causa do cliente fidelizado.

Etapas do pós-vendas e estratégias para materiais

Da mesma forma que o funil de vendas existe, nós também temos o funil pós vendas. Ele é dividido em quatro partes:

Adoção

Esta etapa acontece a partir do momento da opção de aquisição de um produto pela sua empresa.

Aqui devemos nos preocupar em fazer com que o cliente queira consumir mais e ter necessidade também.

Produza materiais como e-mails de boas vindas, automação focada em ativação, treinamentos, tutoriais, enfim, a escolha dependerá do seu objetivo e da sua persona.

Retenção

Segundo, nesta etapa é a parte onde nos certificamos que o cliente sempre veja valor em nosso serviço ou produto.

Faça pesquisas, produza checklists de incentivo para o cliente utilizar sua nova aquisição, faça webinars e tudo mais que acrescente na interação.

Expansão

O consumo do cliente aumenta, aumentando consequentemente o ticket médio.

Mostre pessoas bem sucedidas com seu produto ou serviço, demonstre resultados e dê destaque aos lançamentos com oportunidades únicas.

Advocacy

Finalmente, mas não menos importante, seu cliente começa a espalhar para outras pessoas e garantir que o serviço prestado ou a mercadoria adquirida é uma das melhores.

Mantenha seus clientes inseridos em comunidades nas redes sociais, lance desafios para as pessoas e faça campanhas como a de indicar um conhecido algumas vezes com recompensas.

Jornada pós-vendas

Igualmente o funil de vendas tem a jornada do consumidor, o pós vendas possui a jornada pós-vendas.

A seguir, veremos as etapas da jornada pós vendas, onde você saberá melhor como cuidar do seu consumidor:

Clientes sucesso

Capte os comportamentos comuns dos clientes que já concluíram as etapas ou algumas do pós vendas.

Assim, você saberá os pontos altos destes comportamentos e como identificá-los futuramente.

Clientes falhos

Mas também, aproveite para aprender com aquele cliente potencial que não concluiu a compra.

Abstraia conhecimento das falhas e transforme em estratégias.

Média de utilização

Estar ciente do tempo médio de utilização ou consumo de seu produto ou serviço, contudo, pode ser útil para a montagem de sua estratégia.

Faça pesquisas com seus consumidores ou capte referências de mercado por meio de uma pesquisa de benchmarketing.

Gatilhos mentais e influências

Entender um pouco sobre o momento em que o comprador estava quando adquiriu o produto pode ser bem útil.

Então, um padrão em cima desses gatilhos podem te ajudar a entender o motivo pelo qual a pessoa quis seu produto ou serviço.

Estude bastante e estabeleça o caminho até o final, pois assim, terá mais clareza ao abordá-los.

Equipe comercial

Contudo o sucesso dessa operação pós-vendas pode depender e muito da sua equipe comercial.

Portanto, certifique-se de manter uma boa comunicação com eles e de estabelecer as metas para que todos estejam focados e consigam grandes resultados.

Uma equipe alinhada faz toda a diferença!

Conclusão

No artigo de hoje aprendemos que o sucesso de uma compra concluída para a empresa e para o cliente vai muito além do momento de finalização da compra.

Mas também, estende-se ao momento pós-vendas.

Agora que você já aprendeu um pouco sobre o pós-vendas, vá estudar e aplicar estas novas estratégias ao seu planejamento.

Não fique aí perdendo tempo!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing