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E-mail marketing: métricas que direcionam novas estratégias

A despeito de todas as demais ferramentas do marketing digital, o e-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes entre as estratégias. Contudo, não se trata apenas de disparar mensagens automáticas, não é mesmo?

A grande sacada de cada uma das estratégias é entender o que e como está funcionando, e aquilo que precisa de melhorias. E, especialmente no que diz respeito ao e-mail marketing, algumas métricas são de análise indispensáveis.

Caso você não saiba de quais métricas estamos falando, continue por aqui. Selecionamos abaixo tudo o que você precisa saber para se certificar de que a sua estratégia está funcionando.

Taxas de aberturas

Especialmente quando a ideia é promover vendas o melhorar o branding, essa é uma das métricas indispensáveis no e-mail marketing. Essa é aquela métrica que indica quantas pessoas realmente abriram o e-mail para conferir a campanha.

É bem verdade que nem sempre o número que você terá será manifesto com fidelidade. Isso porque algumas medidas de privacidade existentes podem impedir que você saiba realmente. Contudo, ainda é possível considerar essa métrica e, com isso, tomar algumas decisões a respeito.

Uma boa maneira de tentar melhorar o número de e-mails abertos, por exemplo, é testando novos horários de envios. Ou, ainda, é possível também investir em assuntos e prévias mais sugestivas, a fim de atrair o interesse do destinatário.

Taxas de cliques

Essa, inclusive, é uma excelente métrica que também pode complementar a anterior. Seu cálculo se dá com base na divisão do número de cliques da campanha pelo número de e-mails abertos.

O resultado do CTR (Click Through Rate), ou taxa de cliques, diz muito sobre o interesse do seu público-alvo em determinada ação. Assim, é indispensável acompanhar esse número a partir das campanhas de e-mail marketing. Quando uma mesma pessoa faz mais de um clique, por exemplo, já se pode considerar que esse indivíduo está pronto para o próximo passo na jornada de compra.

Além de disso, quando o CTR está elevado, há uma série de vantagens. Dentre elas está a qualificação do lead, por exemplo, que, dentre outras coisas, eleva até mesmo a classificação pelo Google. Ou seja, chances ainda maiores de elevar a visibilidade.

A partir desse resultado e das respostas que a métrica traz, é possível tomar novas decisões ou manter a estratégia. Inclusive, a fim de potencializar essas respostas, a integração do e-mail marketing com o Google Analytics é sempre uma boa ideia.

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Foto – Reprodução: Pinterest

Taxa de conversão

Aqui também se tem um bom indicador da qualidade do seu e-mail marketing. Isso porque, a taxa de conversão é aquela que diz quanto do seu público realmente realizou a ação que você sugeriu na campanha.

Além de denotar o quanto a sua lista de contatos está coerente, a taxa de conversão ainda indica a taxa de engajamento dos destinatários. Mais do que isso, uma boa taxa de conversão indica que você está sendo claro o suficiente em suas campanhas. E, se a ação indicada pela campanha for uma compra direta, então, isso significa que você também terá um aumento significativo nas receitas através dessa estratégia.

Em contrapartida, as baixas taxas de conversão devem acender um alerta na sua campanha. Nesse momento, é hora de identificar quais sejam as possíveis falhas do seu e-mail marketing e repará-las. Às vezes o problema está na linguagem, que pode não ser atrativa e clara o suficiente. Outras vezes, a própria disposição do e-mail não favorece. Então, vale a pena investir em uma diagramação dinâmica, clara e harmônica.

Taxas de geração de leads

Um dos grandes objetivos do e-mail marketing, assim como muitas estratégias de abordagem, é a geração de leads. Afinal, por estar no topo do funil, essa etapa gera maiores possibilidades de evoluções para as demais etapas na jornada de compras. Logo, precisa ser uma tarefa cumprida com excelência.

Entretanto, ter uma grande lista de contatos nem sempre é o suficiente. Afinal, o verdadeiro resultado está na quantidade de destinatários que efetivamente abrem e se atentam ao conteúdo do e-mail marketing. Logo, é muito importante que as pessoas sejam impelidas a abrir e engajar o conteúdo. Para isso, nada melhor do que um conteúdo criativo e instigante, além de fiel à mensagem que determinado produto precisa passar.

Além dessas, há outras importantes formas de conferir os  resultados de seus esforços. Cada uma delas aponta para uma necessidade de melhoria ou um ponto de excelência. Contudo, todas elas precisam de observação e cuidado a fim de que as estratégias de marketing realmente façam sentido.

Agora que você conhece as principais métricas para se atentar em relação ao e-mail marketing, é hora de colocar a mão na massa.

Você sabe medir o desempenho das suas campanhas de e-mail? A Vono Marketing faz isso como ninguém!

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