dados do Instagram

Dados que quem usa o Instagram precisa saber

Antes de mais nada, sabemos que estudar é de extrema importância para todas as áreas. Portanto, não seria diferente com os produtores de conteúdo e empresas que utilizam o marketing digital. Por esse motivo, separamos alguns dados do Instagram que quem usa precisa saber. Ou seja, dados que tanto pessoas que trabalham quanto quem consome na rede social precisam conhecer. Continue a leitura e fique informado sobre o mundo do Instagram.

Por que saber sobre os dados do Instagram?

Bem, dissemos que qualquer pessoa deve conhecer os dados do Instagram. Mas, por qual motivo?

Pois, esta é uma das redes sociais que mais crescem no mundo e que contém um alto número de acessos diários.

Então, você que está aqui lendo, vai gostar de saber alguns dados do Instagram.

Seja para te beneficiar no seu trabalho, agregar conhecimento próprio, ou te encorajar a começar seu próprio negócio na plataforma.

O que são estes dados do Instagram?

Ok, agora sabemos porque devemos nos manter atualizados acerca destes dados, porém que dados são esses?

Estes são dados obtidos de uma pesquisa realizada pelo Opinion Box no ano de 2020 com mais de 2 mil usuários brasileiros para podermos entender melhor os hábitos dos usuários no Instagram.

Assim, teremos uma noção maior do comportamento das pessoas no uso da plataforma e como utilizar isso ao nosso favor.

Comportamento

Aqui falaremos um pouco sobre o comportamento geral dos usuários do Instagram.  Como sabemos, o Instagram é uma rede social que cresce diariamente, e, conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos.

O crescimento se deve pela constante evolução que a rede social se encontra. Todos os dias são postados milhares de conteúdos para diversas personas e nichos.

Por isso, cada vez  mais pessoas tem interesse no Instagram. Sem contar as diversas funcionalidades novas e atualizações periódicas que a plataforma recebe.

O investimento na plataforma também cresce junto com sua popularidade.

Faixa etária de consumo

O Instagram é uma rede social democrática e pode ser consumida por qualquer público em qualquer idade, desde que tenham interesse.

Porém, o público que a plataforma mais engaja atualmente são jovens entre 16 e 29 anos sendo 84% do público entrevistado.

As outras faixas etárias que também utilizam o Instagram, indicam que é o aplicativo mais utilizado, mesmo que um número bem menos expressivo.

Entretanto, pudemos ver que o Instagram agrada à todas as faixas etárias, mas engaja mais os jovens.

Abaixo, iremos conferir alguns dados da pesquisa do Opinion Box que confirmam o maior uso do público jovem:

  • 15% dos jovens usa o Instagram para fazer compras;
  • 56% entram na rede várias vezes por dia;
  • 62% publicam mais stories do que conteúdo no feed e 58% preferem ver stories do que o feed;
  • 86% seguem empresas no Instagram.

Influencers e marketing

Para cada usuário do Instagram, de algum jeito, tem algum influencer ou empresa que impacta.

E estes utilizam do marketing de influência para manter as pessoas conectadas a seu conteúdo.

Portanto, pelo menos 67% dos entrevistados afirmaram seguir algum tipo de influencer.

Contudo, o marketing de influência dentro da plataforma gerou outro efeito muito interessante que é o de proximidade entre o público e os produtores de conteúdo.

Já citamos diversas vezes anteriormente que manter um relacionamento próximo com o público é muito importante para uma marca ou empresa.

Os seguidores podem ser a galinha dos ovos de ouro dos perfis do Instagram, e, por isso, devemos sempre cativá-los da melhor maneira possível.

Falando sobre vendas, os famosos ou os influencers podem interferir e muito na decisão de compra de um usuário.

Visto que 55% das pessoas já realizaram compras por indicação ou uso de algum produto por causa das pessoas da propaganda.

Negócios

Justamente por esta rede social ter um número tão grande de usuários ativos, vem se tornando uma ótima oportunidade para negócios.

Grande maioria das pessoas gostam de acompanhar as marcas no Instagram.  E de acordo com a pesquisa:

  • 79% acham que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
  • 79% acham que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.

Além disso, as pessoas afirmaram ter realizado compras por influência da plataforma. Já que o algoritmo do Instagram está sempre trabalhando para personalizar os anúncios que aparecem para as pessoas.

E, pela proximidade empresa/consumidor, muitas pessoas usam esta rede social para manter contato com a marca e tirar suas dúvidas ou mesmo dar feedbacks.

Mais do que estar presente no Instagram, você deve responder ativamente aos comentários e mensagens dos usuários.

Novos recursos

Como a plataforma está em constante evolução, se permita testar novos recursos tais como o Reels e a Loja do Instagram. Geralmente, Uma parte considerável do público gosta de consumir novidades.

Conclusão

Viu quanta coisa nós aprendemos com os dados do Instagram? Agora você pode utilizá-los para otimizar ainda mais sua experiência na rede social que mais cresce na atualidade!

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