CRM

CRM: o que é e como ele ajuda suas vendas

O cliente é a base de toda empresa e todo o sistema de vendas, como sabemos. Por isso, é importante cativá-lo bem, pois uma empresa sem clientes não existe. Ele é a base da empresa. Contudo, mais do que realizar vendas usando um script de vendas, os vendedores e os empresários precisam do CRM.

“Mas, o que é CRM e como ele ajuda nas minhas vendas?” É o que iremos aprender no artigo de hoje.

O que é CRM?

O CRM é uma sigla em Inglês que significa: Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.

Portanto, essa sigla designa um software que é especializado em deixar o cliente satisfeito e fazê-lo querer sempre mais.

Ele trabalha contribuindo muito para a empresa no quesito ajudar a entender clientes, aumentar significativamente a produtividade, e, claro, aumentar as vendas.

E não é só isso! O software ainda ajuda a captar novos leads e clientes! Sendo assim, o CRM não é um software com o uso focado para a venda de primeira.

Mas, por esse tempo extra, ele consegue identificar tendências e prever algumas informações sobre o perfil do cliente.

Assim sendo, o CRM organiza cada etapa dos processos de venda, para que seu cliente tenha a melhor experiência possível.

Contudo, ao invés de o vendedor agir de forma robótica, ele começa a agir como um consultor e facilitador. Isso faz com que a empresa seja considerada mais humanizada.

Além disso, como o CRM é um software, há a capacidade de gerar um banco de dados com várias informações importantes sobre possíveis clientes.

Como o CRM ajuda nas suas vendas?

O cliente, com o passar dos anos, ganhou mais destaque entre os processos do marketing. Grande maioria das ações são voltadas a ele.

Então, oferecer um tratamento personalizado e de alta qualidade, que pode fidelizar o cliente é algo essencial.

A seguir, listaremos e detalharemos alguns motivos que tornam o CRM super importante para sua empresa.

Aumento da produtividade

Já que o CRM pode atuar também como um banco de dados, logo ele facilita o acesso da empresa a informações.

Vários setores se beneficiam do CRM, indo do marketing, passando pelo setor de relacionamento com o cliente até chegar às vendas.

A empresa começa a produzir o mesmo tanto de antes, mas com muito menos tempo. Por isso, dizemos que a produtividade aumenta.

Ou seja, uma equipe mais produtiva, vende mais rápido, e quem vende mais e mais rápido está a frente da concorrência. Muito bom, certo?

Aumento das vendas

O aumento das vendas acontece, pois agora é muito mais fácil para os vendedores acharem os clientes realmente interessados.

Agora, também, o vendedor não precisa gastar horas juntando informações para finalmente aplicar o script de vendas e consolidar a venda.

Isso porque todas as informações sobre os leads estão lá no banco de dados.

As informações que eles terão acesso, por exemplo, são o histórico de compras, dados pessoais, particularidades no relacionamento com o cliente entre outras.

Se torna mais simples ainda o processo de vendas, pois é possível saber onde o cliente está no funil de vendas.

Então, o vendedor saberá como abordar o cliente de uma maneira mais suave.

E mesmo que ele não concretize a venda, as possibilidades de criarem vínculos com o cliente são bem maiores. Ou seja, aumentando a chance de futuras vendas.

Melhor panorama

O que queremos dizer com melhor panorama é que o entendimento sobre o cliente, a empresa e o produto acontece mais rapidamente.

Quando uma empresa se conhece melhor, foca com mais eficiência em seu cliente.

E torna mais claro, por exemplo, os objetivos que a empresa tem com o produto ou serviço e o mercado que está inserido.

O plano de gestão do relacionamento com o cliente será desenvolvido com muito mais efetividade.

Os clientes te entendem

Ficará muito mais simples para o cliente entender seu produto e a empresa por causa do CRM.

Tudo que o cliente precisa saber já estará pré definido para o vendedor comunicar a ele.

O cliente sabe que está lidando com uma empresa de confiança quando conhece melhor os objetivos e as necessidades dele e como atendê-las.

Humanização da marca

Como já citamos anteriormente, um dos resultados do uso do CRM no processo de vendas é a humanização da sua marca ou negócio.

Isso porque os vendedores estarão mais preparados por conhecer melhor seus clientes.

Contudo, as necessidades dos seus clientes serão atendidas de verdade e as dificuldades serão facilmente desfeitas.

O atendimento se torna personalizado e mais humanizado, aumentando as chances de sucesso e de indicação do seu cliente para os conhecidos substancialmente.

Conclusão

O CRM, se usado corretamente, pode ser o maior aliado do seu negócio.

Por isso, não perca tempo! Comece a considerar inserir um CRM em sua empresa neste momento!

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