Conteúdo de marca

Conteúdo de marca no Instagram: O que é e como fazer

Já há algum tempo, o Instagram deixou de ser apenas uma rede social e se tornou uma ferramenta de trabalho. Lá estão influenciadores de todos os tipos que fazem a sua renda a partir de parcerias e conteúdo de marca.

Talvez por essa razão, o conteúdo de marca deixou também de ser apenas um conceito e se tornou uma estratégia que dá transparência aos conteúdos classificados como parcerias pagas. Assim, todos os espectadores saberão quando estão consumindo publicidade paga e não apenas um conteúdo sem intenções.

Então, independente do lado que você esteja posicionado na plataforma, conhecer as implicações desse tipo de conteúdo. Assim, você pode recebê-las melhor ou aproveitá-las melhor em sua estratégia de marketing.

Quer descobrir tudo sobre esse assunto? Então fica aqui com a gente, até o final dessa leitura!

O que é o Conteúdo de Marca?

Embora já tenha ficado relativamente claro, nunca é demais lembrar o que a ferramenta de conteúdo de marca representa no Instagram. Aliás, essa é a sua perfeita definição. Afinal, trata-se de uma ferramenta da plataforma que pretende classificar o conteúdo a partir da sua intenção.

Conteúdo de marca
Foto/Reprodução: Canva

Para quem produz conteúdo, esse é um tipo de marcação que identifica o seu post como resultado de uma publicidade fruto de uma negociação. Assim, o próprio produtor de conteúdo tem uma ferramenta para apresentar ao parceiro os seus resultados. Enquanto isso, o espectador recebe o conteúdo com um aviso de “Patrocinado” no topo do conteúdo.

Por que usar?

São várias as vantagens de utilizar o conteúdo de marca em produções do Instagram. A primeira dessa utilização você terá mais chances de analisar o alcance de suas parcerias. Afinal, o engajamento é o resultado que alguém espera quando resolve investir em plataformas como o Insta.

O simples fato de utilizar a ferramenta por meio de influenciadores já dá ao conteúdo um alcance maior. Ao fazer isso, você escala a publicação através de acessos orgânicos trazidos apenas pela indicação do influenciador escolhido. Isso já é muito bom, mas dá para fazer ainda melhor.

Quando se adota estratégias de impulsionamento oferecidas pela própria plataforma, isso pode ir ainda muito além. Pois, a partir dessa técnica, o post vai atingir um público que está além dos seguidores do seu influenciador. Nesse caso, a melhor forma de direcionar melhor o conteúdo de marca, é definindo bem o público para quem o anúncio será oferecido. Para isso, o próprio Instagram oferece opções de classificação por sexo, idade, localização e um monte de outras métricas.

Outra razão pela qual você deve apostar na utilização dessa ferramenta, é o fato de isso possibilitar que você ofereça uma boa experiência para o consumidor em potencial. Isso engloba todo o contato entre o público e o conteúdo. Então, maior a facilidade de acesso e aquisição, mais sucesso você terá. Essas tags de compra são, inclusive, uma das tendências do mercado em geral para o ano de 2022.

Conteúdo de marca
Foto/Reprodução: Canva

Como usar

Há vários caminhos para produzir um conteúdo de marca no Instagram. Para começar, você precisa escolher um influenciador que tenha peso e perfil para o seu negócio. Afinal, é preciso ter o mínimo de identificação para que não soe algo falso e mecânico.

Além da escolha, as contas no Instagram que farão parte do processo precisam estar habilitadas para a produção desse tipo de conteúdo. Esse processo de habilitação é um caminho bem rápido e autoexplicativo:

Configurações > Conta > Ferramentas para conteúdo de marca

Depois de habilitar as contas, vocês precisam figurar como parceiros para a plataforma. Aqui tem-se outro processo igualmente fácil:

Configurações > Empresa > Conteúdo de marca

Então, é só selecionar o parceiro escolhido por você. A fim de evitar problemas com utilizações indevidas, o melhor a se fazer é habilitar o recurso “solicitar aprovações”.

Agora, sim, você estará habilitado para fazer essas parcerias em todas as ferramentas do Instagram. Tanto no Reels, IGTV, Stories ou Feed, a sua marca poderá ter uma expansão muito maior a partir do aproveitamento correto do Conteúdo de Marca.

E, então, viu como é fácil? Aliás, mais do que fácil, a utilização ideal do conteúdo de marca também é muito importante para o seu marketing. Além de dar mais visibilidade para a sua marca, também é uma maneira de aumentar a autoridade do seu negócio no mundo virtual. Com maiores chances de alcançar um público cada vez maior, crescem também as oportunidades de negócio. Então, aproveite a dica!

Leia também: Topic Clusters: O que são e porque são tão importantes no SEO

Mas, se quiser  saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing