abordagem ao cliente

Conheça as oito melhores técnicas de abordagem ao cliente

Que a abordagem ao cliente é uma das fases mais importantes do processo de vendas, você já sabe. Mas, caso ainda tenha dúvidas sobre o que é essa estratégia, nós temos a definição perfeita para você, basta clicar aqui!

Para que realmente gere os resultados desejados, a abordagem ao cliente precisa considerar alguns pontos básicos. Na verdade, são técnicas específicas que vão fazer tudo por você.

abordagem ao cliente
Foto; Reprodução – Resultados Digitais

Quer saber quais são as melhores técnicas de abordagem ao cliente? Continue neste post!

Crie um ambiente atrativo

Por incrível que pareça, a abordagem ao cliente começa antes da da abordagem. Parece estranho, mas não é. Afinal, você começa o processo da abordagem quando atrai o cliente em potencial para o seu ambiente.

Então, seja qual for o seu ambiente, ele precisa estar preparado para abordar, por si, o seu cliente. O ideal é que você prepare um local que case com a imagem que você deseja passar. Mesmo que se trate de um ambiente virtual, ele precisa ser suficientemente atraente para o tipo de perfil que você deseja atrair.

Seja respeitoso

De maneira geral, o primeiro passo da abordagem ao cliente é a apresentação. Por isso, ao se apresentar a um cliente você deve seguir algumas regras de cortesia. Afinal, boa educação nunca sai de moda.

Ao realizar o primeiro contato, você deve se apresentar com empatia. Além disso, demonstrar disposição em servir o seu cliente é uma excelente atitude. Claro que, você deve fazer isso de forma natural. Assim, além de garantir a venda, você fideliza o cliente fazendo com que ele se sinta confortável no ambiente.

O ideal, então, é que todos os integrantes de uma equipe estejam preparados para uma apresentação gentil e disponível.

Sorria sempre

A gente sabe que nem todos os dias são bons. Afinal, são várias facetas da vida que precisam estar em equilíbrio para que tudo vá realmente bem. Mas, durante a abordagem ao cliente, essas questões precisam dar espaço para um rosto sorridente.

abordagem ao cliente
Foto – Reprodução Armazém de texto

Além de apresentar um produto ou serviço, você também oferece soluções para necessidades. E, como o seu cliente não conhece os seus dilemas pessoais, certamente não saberá lidar com uma fisionomia fechada e sem empatia. Por essa razão, o momento de abordagem deve ser leve. Então, guarde os problemas em uma caixinha por um momento e sorria para as pessoas ao seu redor. Além de ser uma boa técnica de abordagem também pode ser um remédio para você mesmo.

Venda uma solução

Uma das principais técnicas da abordagem ao cliente é conhecer profundamente o seu produto ou serviço. Mais do que isso, é preciso associá-lo à solução de uma demanda.

Quem procura pelo seu produto ou serviço pretende atender a alguma necessidade. Então, essa já é uma porta aberta para que a venda se efetive. Para que isso aconteça, você deve identificar o problema e apresentar o seu produto ou serviço como a solução.

Demonstre interesse

Para entender quais sejam as necessidade e desejos do cliente você precisa ser empático. Isso significa que, é necessário que você o entenda antes de atender a suas necessidades. E, finalmente, para conhecer quem estar diante de você, é preciso que demonstre interesse.

Faz parte das técnicas de abordagem ao cliente, demonstrar que você realmente deseja fazer a venda. Mais do que isso, que você se interessa pela demanda do cliente e pretende ajudá-lo. Nesse momento, é importante se despir de todos os conceitos formados previamente. Assim você se livra de julgamentos precipitados e ganha o cliente.

Adapte-se

Embora cada produto ou perfil possua um público-alvo ideal, há diferenças entre cada cliente que precisam ser respeitadas. Trata-se de diferenças formam a individualidade do cliente  e que, se você estiver disposto, pode usar em seu favor.

Durante a abordagem ao cliente você precisa se adequar a ele. Para isso você pode encontrar pontos de sintonia entre o cliente e o produto e uma maneira de satisfazer as questões pessoais daquele cliente. Assim, você pode se adaptar à linguagem do cliente, à necessidade do cliente e todas as dicas que ele te der. Então, sim, o seu produto ou resposta será mesmo a resposta que ele precisa.

Seja criativo

Especialmente quando se trata de atrair clientes, a criatividade é uma excelente ferramenta. Entretanto, é possível potencializar a abordagem ao cliente também se valendo dessa estratégia. Assim, além de conquistar, você mantém o seu cliente.

abordagem ao cliente
Foto – Reprodução UX Collective

Isso pode ser utilizado, por exemplo, quando o cliente precisa de ajuda na escolha. A fim de ajudá-lo, você pode usar de criatividade fazendo perguntas criativas que o encaminhem para a resposta. Vale a pena tentar!

Individualize o seu produto ou serviço

Durante a abordagem ao cliente, uma das principais missões é diferenciar o seu objeto de negociação dos demais. Afinal, certamente o mercado está cheio de opções que poderiam substituir as suas. Então, você precisa conhecer quais são os diferenciais do seu negócio e, então, apresentá-los ao seu cliente.

Para fazer isso, você mesmo pode criar os diferenciais. Afinal, a criatividade também está entre as técnicas de abordagem. Desenvolva, então, meios que provem que o seu produto ou serviço é necessário, e que ele é a resposta para o que o seu cliente precisa.

Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, você só precisa entrar em contato com a gente!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing