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Conheça a história do Nike swoosh

Quando falamos em marcas esportivas e ouvimos o nome Nike, logo nos vem à cabeça o símbolo icônico da marca. Este símbolo chamado de Swoosh é composto por um design bem simples, porém bem marcante. Pessoas de todo o mundo gostam de vestir roupas e calçados com o Nike Swoosh estampado. Gostaria de conhecer um pouco mais da história do Nike Swoosh? Então continue a leitura deste artigo!

História da Nike Swoosh

A marca Nike foi criada no estado de Oregon nos Estados Unidos em 1964 por Phil Knight e Bill Bowerman.

Inicialmente eles nomearam a marca como “Blue Ribbon Sports”, traduzindo para o português como algo tipo “Laço Azul Esportes”.

O nome Nike tomou espaço em 1971, e, atualmente, cerca de 70% do mercado de calçados pertence à empresa.

Mundialmente a marca possui mais de 700 lojas vendendo tipos variados de roupas para prática esportiva.

A marca está avaliada em cerca de $15 bilhões. Será que os fundadores da “Blue Ribbon Sports” imaginariam tamanho crescimento e adaptação?

O surgimento da logo Nike Swoosh

No post “Quanto custaram as logos mais famosas do mundo?” falamos sobre o valor da criação dessa logo tão famosa. E agora iremos citar novamente.

A logo criada por Carolyn Davidson em 1971, que era uma estudante de Design Gráfico custou cerca de $35,00 o que corresponderia na época a cerca de R$ 70,00.

Enquanto ela estudava na Portland State University ela conheceu Phil Knight que era professor e dava aulas de contabilidade.

Ele ouviu dizer que Carolyn estava precisando de uma renda extra para pagar por aulas de pintura a óleo.

Foi aí então, que Phil decidiu oferecer $2 por hora para que ela fizesse a nova logo da marca de sapatos esportivos para ele.

Porém, ele queria que a logo tivesse uma listra, mas que não fosse semelhante à concorrente Adidas e tivesse movimento.

Após semanas de trabalho, Carolyn juntou seus numerosos resultados e os apresentou à Phil, Bob Woodel e Jeff Johnson (dois executivos da BRS).

Inicialmente Phil disse que não havia amado a logo, mas que ele poderia se acostumar com ela. E, foi assim que surgiu a logo chamada de Swoosh.

A empresa contabilizou que Carolyn tivesse investido cerca de 17 horas e meia trabalhando e refinando o logotipo.

Oficializaram o Nike Swoosh em 18 de Junho de 1971 e, o colocaram em uso no ano de 1972 com o primeiro tênis produzido chamado de “Nike Cortez”.

A evolução dos logos da Nike

Foto por: blog.logomyway.com/

O logo sofreu pequenas mudanças ao longo dos anos mantendo o Swoosh tradicional.

Nos dias de hoje costumamos ver somente o Swoosh acompanhado do o slogan “Just Do It”.

Ou seja, a marca ficou tão famosa que apenas seu logo e slogan dão conta do recado para que reconheçamos a Nike em qualquer lugar.

Porém, como citamos, a logo sofreu pequenas alterações ao longo dos anos.

Do ano de 1971 até 1978 a logo se mantéu, sofrendo sua primeira alteração em 1978 que foi a mudança da fonte do logotipo de Serif Typeface para Futura Bold.

Também houve alteração do espaçamento das letras e agora a letra “E” se juntava ao Swoosh.

Então, nos anos 80 quando a Nike começou a patrocinar grandes nomes do esporte como Michael Jordan, eles decidiram tirar o logotipo da caixa. Ou seja, o logo não ficaria mais limitado dentro de um quadrado.

Neste mesmo ano a Nike inseriu seu slogan “Just Do It” inspirados pelas últimas palavras de Gary Gilmore que disse algo como “let’s do it” antes de sua execução.

O logotipo que todos conhecemos e reconhecemos nos dias de hoje foi adotado no ano de 1995 como a representação de excelência e qualidade no design de roupas e calçados esportivos.

Curiosidades sobre o Swoosh

Adotaram este formato curvo de linha como representação de uma das asas da deusa grega Nike, a qual Carolyn Davidson se inspirou enquanto criava.

A cor oficial do Swoosh é inicialmente o preto, mas com o passar dos anos, decidiram optar pelo laranja que vemos por ai.

E, como sabemos, uma das alterações mais importantes da logo além da alteração da fonte e dos espaçamentos das letras foi a remoção do nome e a inserção do slogan.

Finalmente, mesmo com seus altos e baixos e o início solo na produção, a marca cresceu e hoje é mundialmente conhecida. Então, o “Just Do It”, definitivamente, deu certo para a empresa.

Conclusão

Enfim, conhecemos um pouco da história de um dos logotipos mais simples, baratos e representativos que conhecemos.

O Swoosh é a confirmação de que menos é mais e que o simples e bem feito é lembrado por muitas e muitas décadas.

Então, essa pode ser uma inspiração e tanto para você que está querendo criar uma logo de sucesso ou reformular a sua logo atual.

Por isso, reflita sobre a história de uma das gigantes do esporte, vá e faça!

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