fotos Instagram

Como usar fotos no Instagram para conseguir mais resultados

Certamente, todo mundo que você conhece está no Instagram, não é mesmo? Mais do que isso, essa é uma plataforma cada vez mais utilizada como ferramenta de Marketing. Entretanto, para que o final seja realmente lucrativo, você precisa explorar cada função da plataforma com intencionalidade e direcionamento. Por isso, aproveitar as fotos do Instagram em todo o seu potencial vai otimizar os resultados.

Quer descobrir como fazer isso de maneira prática e assertiva? Para isso, basta continuar com a gente até o fim deste post para conferir cada dica especial!

fotos Instagram
Reprodução – JivoChat

Utilize a melhor câmera possível

O efeito visual de uma imagem é a primeira coisa que se nota em uma foto. Por essa razão, é importante contar com uma câmera de qualidade na hora do registro de fotos para Instagram. Você pode imaginar a importância disso quando pensa, por exemplo, em quando deseja registrar em fotos imagens incríveis que estão diante de você. Dificilmente as câmeras captam exatamente o que você está vendo. Mas, quanto mais qualidade, maiores e melhores detalhes são captáveis.

A boa notícia é que a tecnologia está cheia de opções. Inclusive, muitos smartphone atendem satisfatoriamente as demandas que antes só poderiam ser atendidas por câmeras profissionais. Então, a primeira estratégia é escolher celulares com boa resolução, o que produz as melhores fotos para Instagram.

Mantenha a câmera limpa

Também faz parte da produção ideal de fotos para o Instagram, a manutenção da lente da câmera sempre limpa. Afinal, não basta comprá-los, os equipamentos também devem ser alvos de manutenção frequente.

Talvez essa não seja uma prática muita frequente, já que o uso da câmera é tão corriqueira. Entretanto, fazer a limpeza da lente pode evitar riscos e borrões nas fotos, além de estender a vida útil do smartphone.

Assim, para garantir boas fotos para o Instagram, certifique-se de limar a câmera tantas vezes quanto seja possível.

fotos Instagram
Reprodução – O Petróleo

Escolha bons ambientes para a foto

O processo de utilizar as fotos do Instagram em seu favor vai muito além de cumprir a obrigação de fotografar e postar. Ao contrário, como um processo intencional, precisa de uma boa preparação que transmita a mensagem desejada.

Para começar você pode, por exemplo, escolher bem os ambientes para a foto. Ele deve condizer com o conceito da publicação e a proposta do conteúdo. Assim, um bom lugar precisa contar com boa iluminação natural, a fim de potencializar a captura da fotografia.

Então, abuse da criatividade e explore todas as possibilidades.

Prefira a câmera do celular e explore bem a edição

Na maioria das vezes, as pessoas preferem usar diretamente a câmera do Instagram para fazer as fotos. Entretanto, acredite, essa não é a melhor forma de explorar as fotos do Instagram. Ao contrário, a melhor ferramenta é a própria câmera do celular. Isso porque, ela possui outros recursos que o aplicativo não possui. São itens como HDR, por exemplo, que melhoram a foto de maneira automática.

Além disso, após a captura das fotos, elas podem ser editadas com bons aplicativos específicos para isso. Mas, tenha cuidado para não transformar a fotografia em algo irreconhecível. Assim, é uma boa ideia ter noções mínimas de aplicação de contraste, brilho, nitidez, recorte e outras aplicações possíveis.

Então, escolha bem os aplicativos de foto que estão disponíveis de maneira gratuita e os explore de maneira inteligente.

fotos Instagram
Reprodução – Techdoxx

Tente não usar a função zoom

Essa parece fácil, mas evitar o uso do zoom nas fotografias é uma excelente estratégia a ser utilizada nas fotos de Instagram. Especialmente quando estiver usando o smartphone, prefira se aproximar do objeto a utilizar o zoom. Isso porque, essa aplicação de um celular é totalmente digital. Isso quer dizer que, ao aplicar o zoom, você pode comprometer questões como a nitidez e a qualidade da imagem.

Caso precise retirar alguma parte da foto, você pode utilizar ferramentas de corte na edição. De todo modo, isso também prejudica um pouco a imagem. Mas, convenhamos, ainda é melhor do que comprometer a sensibilidade dos movimentos em uma foto com zoom.

Analise os resultados

Assim como toda e qualquer mínima ação quando se promove alguma coisa, você também precisa analisar os resultados dos posts de fotos no Instagram. Afinal, essa é uma estratégia para impulsionar o engajamento. Então, você precisa saber se está funcionando.

A partir da análise, é possível identificar que tipo de fotos e posts atraem mais atenção dos seguidores. A partir disso, você poderá direcionar ainda melhor cada passo seguinte.

A fim de garantir um bom planejamento de marketing e excelente gestão de redes sociais, o primeiro passo é a escolha de uma boa agência. Então, nós sabemos qual é a melhor.

Para saber mais sobre o assunto, conheça a Vono Marketing!

Leia também: Destaques do Instagram: Dicas de como usar

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing