Identidade visual

Como uma identidade visual pode contribuir para sua estratégia de negócio?

Na hora de pensar no marketing da sua empresa, muitas coisas são indispensáveis. Contudo, algumas delas são pontos basilares que sustentam todas as demais. E, caso você não tenha percebido, a identidade visual é uma delas.

A verdade é que essa é uma questão presente em todos os âmbitos da vida. Afinal, são nossas características que nos tornam únicos, não é mesmo? Pois, é. Nos negócios essa máxima também vale. Então, alinhar as características empresariais com aqui se demonstra aos clientes é muito importante, e é isso o que a identidade visual faz.

Assim, vale a pena conhecer mais sobre o assunto e descobrir como essa estratégia vai agregar valor ao seu negócio. E, para saber tudo sobre o assunto, fique por aqui até o final deste post.

Identidade visual, o que é?

A identidade visual de um negócio é sua principal ferramenta para a transmissão do que seria sua personalidade, caso fosse uma fosse uma pessoa. Assim, se tratando de um negócio, trata-se de um conjunto de características que se traduzem a partir de elementos gráficos e visuais.

Aqui se tem um combo de cores, logotipo, slogan, tipografia e grafismo que expressam valores como a ideia, missão, visão, princípios e nome de determinada empresa. Ou seja, trata-se da identificação da marca sob muitos aspectos.

Quanto isso importa em uma marca?

Se você já chegou a pensar que esse é um ponto irrelevante no seu negócio, sentimos dizer que você errado. Isso porque essa não é só uma boa estratégia para cartão de visitas. Longe de ser algo corriqueiro, a identidade visual é uma das estratégias mais importantes e eficientes do seu marketing.

A utilização de boas estratégias cumprem diversas funções nos negócios. Assim, ações diretas e efetivas podem contribuir de maneira imediata na construção e estabelecimento de determinada marca.

Amor à primeira vista

O primeiro aspecto que se tem a partir de uma identidade visual bem estabelecida é o quanto ela pode promover a identificação à primeira vista. É bem verdade que, amor mesmo é construção, mesmo nos negócios. Mas, se a impressão da primeira vista for a melhor possível, o resto do caminho ficará muito mais fácil, não é mesmo?

Logo, essa primeira visão é muito importante para o restante da relação. Então, faz todo o sentido concentrar nesse primeiro impacto as principais informações que alguém deseja e precisa ter sobre determinada marca. Obviamente, tudo isso deve ser feito de forma atrativa, natural e harmônica, de maneira a fazer que se deseje o próximo passo na jornada de compra.

Demonstração de valor

Outra importante contribuição da identidade visual para qualquer marca é a demonstração de valores de maneira simplificada. Parece impossível, mas, acredite, não é. E, temos mais a dizer sobre isso: o quanto mais esses valores se aproximarem do receptor, mais a imagem estará guardada em sua mente.

Então, sim, uma boa identidade visual é capaz de despertar essa sensação de pertencimento, transmitir valores e até criar necessidades. A propósito, isso está bem claro se você observar as grandes marcas; muitas delas sequer precisam usar seu próprio nome na demarcação de território. Obviamente, há um caminho até esse status, mas, tudo começa em algum ponto, não é mesmo?

Imposição de autoridade

Através de uma boa identidade visual você também cria um caminho seguro para a autoridade do seu negócio. De maneira geral, ninguém que goste de refrigerante faz qualquer questionamento ao ver a marca da Coca Cola em uma lata, não é mesmo? Da mesma forma, não há muito espaço para dúvidas na utilização de cartões com as bolinha da MasterCard. Por sua vez, uma maçã mordida atrás de um telefone celular diz muito sobre o aparelho. É assim também com diversas outras marcas de diversos outros setores.

Esse também é o resultado que muitos negócios desejam. A criação de personalidade é um caminho importante para a construção dessa autoridade, então, faz todo o sentido trabalhar em uma identidade forte para o seu negócio.

Identidade visual e melhoria de engajamento

Finalmente, embora haja muitas outras vantagens de se trabalhar bem esse aspecto do marketing, essa construção da identidade uma empresa facilita o engajamento. Inclusive, esse é um fator que não pode ser descartado de maneira nenhuma. Isso porque “engajamento” é a palavra de ordem do momento em qualquer tipo de promoção de marketing.

Pensando nisso, desenvolver uma identidade visual fiel aos preceitos, valores, histórico e mensagem da marca é o que há para o momento. Com criatividade, ousadia e fidelidade ao negócio, é possível instigar a movimentação da marca a partir do engajamento. Então, vale a pena se dedicar a essa questão na sua empresa.

E aí, sua marca está alinhada com a sua estratégia? Nós sabemos como fazer isso com excelência, então, cola com a Vono Marketing!

Você também vai gostar de saber: Ignorar o marketing é como abrir um negócio, mas não contar a ninguém.

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