como segmentar clientes

Segmentar para vender mais

Todo empreendedor sabe que para a sua empresa crescer, ela precisa alcançar o seu público alvo de forma estratégica, não é mesmo? Por isso, um grande desafio das empresas é como segmentar clientes.

Atualmente, sabemos que o marketing digital está cada dia mais essencial para garantir o crescimento das empresas, obter mais lucro e otimizar processos.

Além disso, o marketing também é primordial para ajudar você a ter campanhas estratégicas para atingir o seu público alvo. Por isso, aprender a como segmentar clientes pode ajudar e muito nessa conquista de clientes. E, consequentemente, aumentar as vendas da sua empresa.

Então, nesse artigo, vamos aprender mais sobre como segmentar clientes de forma eficiente e prática. Boa leitura!

O QUE É ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO?

A estratégia de segmentação é o processo de dividir um grupo de potenciais clientes em outros grupos ou segmentos, com base em diferentes características.

Ou seja, os segmentos são criados a partir do compartilhamento de características marcantes entre várias pessoas. Isso significa que essas pessoas responderão de maneira parecida às estratégias de marketing dando mais possibilidades de vendas mais assertivas.

Essas características podem ser interesses, necessidades e até mesmo dados socio-demográficos, como idade e localização.

Mas, o que isso tem haver com público alvo?

Como citamos anteriormente, toda empresa precisa atingir o seu público alvo de forma estratégica, certo?

Logo, ao organizar o público da sua empresa em grupos segmentados, você pode trabalhar melhor as suas estratégias economizando custos, tempos e outros recursos utilizados nesse processo.

Ou seja, ao invés de trabalhar de forma unificada, você pode trabalhar com várias estratégias de marketing, de forma mais otimizada e de acordo com cada grupo segmentado.

Isso contribui para melhor captação de clientes aumentando ainda mais as chances do seu negócio crescer no mercado e obter mais vendas.

Entretanto, esse não é o único benefício para você aprender sobre como segmentar clientes.

Aprender a como segmentar clientes também ajuda os seus profissionais de marketing a criarem uma jornada de compra mais positiva e a trabalhar melhor o funil de vendas.

Já que os clientes estarão segmentados, os seus profissionais de marketing conseguirão analisar métricas especificas e estruturando campanhas para lidar com clientes em cada etapa do funil de vendas.

Isso é vital para acelerar o crescimento do seu negócio, pois traz mais chances dos clientes terem a decisão de compra com a sua empresa. E, assim, diminui as chances de perder vendas.

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Foto – Reprodução: Depositphotos

ENTÃO, COMO SEGMENTAR CLIENTES?

Viu como segmentar clientes pode ser uma ferramenta vital para o seu negócio?

Para te ajudar ainda mais nessa, selecionamos algumas dicas importantes! Confira abaixo!

ESTABELEÇA UMA PERSONA

O primeiro passo para a execução da estratégia de segmentação é conhecendo a fundo o seu público.

Para isso, é preciso começar criando as personas do seu negócio. De modo geral, as personas são representações semifictícias do seu cliente ideal, mas baseado em dados sobre o seu público.

Em outras palavras, o público alvo é uma generalização do perfil dos seus clientes e a persona é o cliente ideal que o seu negócio gostaria de alcançar.

Para te ajudar mais na criação da sua persona, basta clicar aqui e ver mais sobre em nosso artigo exclusivo no blog!

PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO

Depois que você já sabe a fundo sobre a persona da sua empresa, agora você vai partir para o planejamento e organização das segmentações do público.

Como falamos, essas segmentações podem ser conforme várias informações. Tendo elas em uma planilha, por exemplo, bem estruturadas, você vai conseguir desenvolver os conteúdos necessários para atrair essa persona.

Esses dados da sua persona serão utilizados tanto para planejar e organizar as campanhas e ações, bem como selecionar as estratégias que serão utilizadas e os canais que serão divulgados.

Por exemplo: suponhamos que a sua persona é um cliente que vive mais em ambiente digital e acessa muitos as redes sociais.

Sabendo disso, você pode aderir mais a estratégias de conteúdos para redes sociais tanto para captar esse cliente quanto para nutri-lo.

Foto – Reprodução: Freepik

CONVERSA ENTRE OS TIMES

De nada adianta saber de tudo isso, se as equipes da sua empresa não conversam entre si. Para entender como os consumidores se relacionam com o seu negócio, a sua equipe de marketing deve conversar com a sua equipe de comercial, por exemplo.

Nesse sentido, a sua equipe comercial pode fornecer dados importantes que serão usados nas estratégias de marketing, como linguagem utilizada. Tendo isso em mãos, a sua equipe de marketing poderá construir personas corretas e segmentar de forma mais assertiva, além das estratégias.

TRACE ESTRATÉGIAS PARA CONTACTAR SUAS PERSONAS

Nesse ponto é importante lembrar que a sua empresa pode ter mais de um tipo de persona. E, exatamente por existir essa possibilidade, é necessário traçar estratégias diferentes para entrar em contato com cada uma delas.

Considerando que a sua equipe está cumprindo as outras dicas, agora basta você definir a melhor abordagem, tipo de ação, mídia e outros fatores para serem usados em cada segmentação.

Agora que você tem todas essas dicas em mente, chegou o momento de real de como segmentar clientes caso você ainda não saiba (ou ainda tenha dúvidas)!

Para você segmentar clientes é preciso estabelecer critérios, pois as formas de segmentar clientes podem ser várias.

Mas, nós vamos te apresentar 2 principais. São elas:

  • Demográfica: é a forma mais simples onde consideramos dados como faixa etária, localização, escolaridade e outros;
  • Geográfica: considera-se a região geográfica onde moram, como cidade ou estados;

Viu como segmentar clientes pode transformar a sua empresa?

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, chegou a hora de segmentar os clientes para a sua empresa!

Conte com Vono Marketing para te ajudar nessa! Ajudamos você a explorar mais e definir as segmentações mais vantajosas para a sua empresa!

Conheça nossas soluções e se surpreenda!

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