nutrir o lead

Como nutrir o lead no funil de vendas

No trabalho de Inbound Marketing, a meta é sempre ver o funil de vendas evoluindo conforme o planejado. Mas, convenhamos, muitas a sensação de que ele está travado tira a nossa paz. Nessa hora, você precisa saber exatamente como nutrir o lead no seu funil. Essa é a resposta que você precisa.

Como todas as demais partes do processo no marketing, nutrir o lead é uma tarefa crucial para o resultado final. Por isso, aqui você vai encontrar todas as principais informações sobre o assunto!

O que significa Nutrir o Lead?

Alguns termos são de uso comum no meio digital, não é mesmo? Entretanto, a cada nova necessidade surgem novas variações do termo que você precisa acompanhar. Afinal, além de fazer um bom lead você deve saber como potencializá-lo e como nutri-lo também.

nutrir o lead
 Foto – Nutrição de Leads

Nesse caso, nutrir o lead é exatamente o que o nome diz: você deverá alimentar o lead com informações úteis. Assim, você fazer as nutrições considerando a nutrição de funil, de personas ou de apoio a vendas.

Por que um lead trava?

O lead pode travar o funil por duas questões mais comuns. A primeira delas pode ser porque o cliente em potencial não está preparado para a aquisição. Se for esse o caso, você não terá muito controle sobre a situação, afinal é uma falha do interessado.

Mas, a segunda hipótese é que o seu lead não tenha a solução que o cliente em potencial precisa. Nesse caso, você é quem precisa verificar o que há de errado e corrigir por meio da nutrição. Ao nutrir o lead com as informações necessárias e práticas, você alinha a informação com a necessidade.

Como a nutrição do lead estimula o funil de vendas

Embora existam outras formas, e você deve explorá-las, de nutrir o lead, o e-mail é um dos mais utilizados. A ideia através dessa prática é preparar o cliente em potencial para a próxima etapa do funil. Assim você consegue acompanhar a caminhada do interessado pelo funil até o momento da compra.

nutrir o lead
Foto – Funil de vendas

É claro, que, essa etapa de nutrição deve estar sempre bem estabelecida. Isso significa que, o conteúdo estimulado tenha relação com o momento no qual o interessado está no funil. Esse estímulo faz com que haja um próximo passo no funil até que a decisão de aquisição seja feita.

Essa informação vale tanto para e-mails como contatos diretos e até posts em redes sociais. Com o acompanhamento correto você não perderá a chance de fazer boas vendas.

Dicas práticas para nutrir o lead

Agora que você já sabe como nutrir o lead é importante, você precisa descobrir como fazer isso na prática. Mas, não se preocupe. Nós preparamos dicas práticas e fáceis que vão otimizar o seu tempo, recursos e resultados.

Crie personas

Para criar personas você deve utilizar os dados reais coletados pelas suas ferramentas. Assim, você criará um perfil de interessados. E, em seguida, terá bases para identificar que tipo de material pode nutrir o lead da melhor forma.

Segmente os leads

Identificadas quais sejam as personas de alcança, você deve nutrir o lead com materiais segmentados. Isso significa que você deve direcionar a nutrição para cada persona que seja alcançar. Para direcionar melhor, seus leads podem pedir informações de forma progressiva ao invés de solicitar tudo de uma única vez.

Peça permissão

Antes de enviar a nutrição, você deve pedir a permissão para o destinatário. Caso não o faça, você pode perder o seu investimento naquela demanda e ainda criar uma resistência no destinatário. Esse processo de permissão pode ser feito através de chamadas discretas e estimulantes. A partir disso, é hora de nutrir o lead.

Esquematize os envios

Este é o momento em que você deve utilizar o cronograma do canva de vendas. Pois, a depender do momento em que o cliente em potencial está, determinado material deve ser enviado. Por isso, você deve alinhar os processos com os envios. Dessa forma, os interessados receberão as informações na hora certa. Com isso, a decisão de aquisição será melhor estimulada.

Avance conscientemente

Para nutrir o lead de forma efetiva você deve esquematizar os envios de informações de forma lógica. Isso requer a adoção de uma progressão natural, mas estimulada. Nesse momento, você deve considerar cada nível do funil e o que será necessário para que o interessado dê o próximo passo.

Varie o conteúdo

Essa é uma dica importante. Enviar sempre os mesmos conteúdos, intenção clara, pode afastar o interessado.

Então, a melhor coisa a se fazer é variar o conteúdo de forma intencional e progressiva, de maneira a estimular a decisão pela compra.

Monitore os resultados

A melhor resposta para o que está sendo oferecido é a apresentação de resultados positivos. Por isso, para saber se a sua maneira de nutrir o lead está funcionando, você deve sempre voltar os olhos para análise de resultados. A depender deles é que você saberá quando insistir em algo ou quando mudar a direção.

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing