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Como colher os melhores Insights do seu cliente

Um dos grandes segredos para potencializar as vendas dos clientes é entendendo as necessidades e os desejos dos consumidores. Essa é a maneira mais prática e segura de fazer com que a sua marca seja conhecida no mercado. Dessa forma, colher os insights dos clientes deve ser uma prática constante e intencional, que vai fazer toda a diferença.

Assim, a interação com o seu cliente é essencial. Pois, é a partir dela que você vai criar experiências cada vez maiores entre a marca e o cliente. E, para descobrir como fazer isso, nós selecionamos aqui as melhores dicas. Para descobrir tudo, basta continuar aqui com a gente!

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Reprodução – Genius Idea

O que são insights?

Enquanto navegam na internet, as pessoas costumam deixar um caminho de dados e informações quem podem ser utilizados para a análise de comportamentos de consumo. Assim, a ideia é selecionar informações que sejam relevantes para as decisões que a marca deseja tomar. Esses é que são os insights; trata-se de um processo de coleta de dados que sejam realmente relevantes. Ou seja, que permitam uma análise e interpretação mais fácil daquilo que o cliente precisa ou deseja.

A ideia é utilizar o comportamento do público como uma ferramenta de direcionamento de decisões. A partir da identificação de suas crenças, motivações e desejos, dá para saber também o os atrai e fideliza. A partir desse conjunto de informações é possível encaminhar ações que beneficiam tanto os clientes quanto as próprias marcas.

Como colher os insights?

Manter um banco de dados eficiente faz muito pela produção e crescimento da marca. Mas, isso requer uma prática eficiente na coleta que pode ser efetivada apenas a partir da adoção de algumas dicas práticas. Através delas, você saberá como otimizar esse momento de coleta de insights, e como aproveitar melhor as informações.

Conheça o seu público

Primeiramente, você precisa saber para onde direcionar a sua atenção. E, o conhecimento do seu público-alvo dirá exatamente onde e a quem você deve procurar para obter os insights. Certamente você já fez essa identificação no momento das definições de marketing. E esse é o momento ideal para utilizar essas informações.

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Reprodução – Survey Monkey

Identifique e mapeie

A melhor forma de obter respostas produtivas é fazendo as perguntas corretas. Aqui é preciso saber exatamente o que se deseja saber dos consumidores, a fim de que se saiba o que pedir.

Com as perguntas corretas em mãos, o próximo passo é mapear os recursos disponíveis para a realização da coleta. Isso quer dizer que você deve saber também que métodos deverá utilizar, metodologia a se aplicar e como será feita a análise da coleta.

Interprete e aplique

A partir da coleta de informações, esse é o momento de analisar tudo o que se tem em mãos. Afinal, essas informações é que irão direcionar o entendimento de padrões e comportamentos do seu público. Em seguida, você precisa trazer os insights para o campo da aplicação.

O momento da aplicação requer o estabelecimento do plano de ações para atender a expectativa dos clientes. Mesmo que isso signifique abortar um projeto em andamento, mudá-lo de direção ou desenvolver coisas totalmente novas.

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Reprodução – Actionable Research

Melhores ferramentas para a coleta

Apesar de esse ser um projeto de análise e criação, há ferramentas tecnológicas que diminuem em muito o trabalho. Elas são estratégias de extração de informações para a análise.

Você pode utilizar, por exemplo, Google Surveys e Google Forms. Através dessas ferramentas você pode montar perguntas que são disparadas com anúncios de internet. O Surveys é uma ferramenta paga, mas acessível. Entretanto, se o orçamento for um problema, o Forms pode ser a saída.

Além dessas, outras estratégias estão disponíveis, como o Google Trends. Isso porque, ela mostra quais são as tendências de pesquisas nos últimos momentos. Por sua vez, o Google Correlate pode ajudar mostrando o que determinado grupo em comum andou pesquisando na internet.

O Facebook Audience Insights também desempenha um excelente papel nessa categoria. Através de estratégias de pesquisas, a ferramenta verifica o segmento dos seguidores e suas necessidades. Dessa forma, dá para personalizar as ofertas, não deixando que os clientes sejam apenas números.

Por fim, o Google Analytics é uma das mais populares ferramentas do meio do marketing. Trata-se de uma excelente ferramenta de coleta de insights, capaz verificar o desempenho de suas páginas. A partir disso, você saberá exatamente onde está acertando ou errando. Então, haverá um caminho de novas ações de conquista e manutenção dos seus clientes.

Leia também: Como usar o Canva

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