investimento em marketing

Como calcular seu investimento ideal em marketing

Você tem um negócio e está querendo fazer investimento em marketing de forma correta?

Saiba que investir em marketing digital é essencial nos dias atuais tendo em vista que o mundo digital está super em alta.

Mas, é importante fazer todo esse processo de forma correta. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro atoa, não é mesmo?

Por isso, no nosso artigo de hoje vamos te ensinar a como calcular seus investimentos em marketing de um jeito certo. Vamos lá? Siga com a leitura!

O QUE É MARKETING DIGITAL?

Antes de aprendermos a calcular seus investimentos em marketing, é essencial aprender o conceito de marketing digital.

Isso porque não é todo mundo que sabe bem o que é isso. E, por isso, é crucial aprendermos. Assim como, é relevante entendermos qual é a sua importância para o seu negócio.

De forma geral, marketing digital é um conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no mundo digital. Ou seja, com uso de ferramentas, você promove o seu serviço ou produto a fim de obter mais clientes e crescer no mercado.

Sendo assim, através de ferramentas, é possível criar anúncios, conteúdos sobre o tema e até falar mais sobre seu serviço ou produto. E, juntamente com isso,  você também analisa o atendimento da sua equipe e muito mais.

Por fim, fazer investimentos em marketing traz muitos benefícios para o seu negócio. Dentre eles, temos:

  • Aumento da renda (lucro)
  • Fidelização de clientes
  • Melhor relacionamento com os clientes
  • Excelente custo x benefício
  • Ajuda a ter resultados de longa duração

Sabemos que existem muito mais benefícios. No entanto, para que o seu negócio aproveite tudo isso de verdade, é essencial fazer os investimentos em marketing certos.

Então, vamos aprender um pouco mais sobre como calcular? Continue com a gente!

COMO CALCULAR SEU INVESTIMENTO EM MARKETING?

Chegou a hora de sabermos calcular esses investimentos!

O primeiro passo para calcular é observar a principal métrica: o ROI. Isto é, o retorno sobre o investimento. Logo, essa é a métrica que irá calcular quanto você tem de lucro através dos seus investimentos em marketing.

Para mais, o ROI também é a base do CAC (Custo de Aquisição de Clientes) que vai te ajudar a definir o orçamento certo para marketing digital.

Bom, esses são os dois pontos principais. E, agora, você deve estar pensando: como calcular essas métricas? É o que vamos ensinar já!

Mas, calma! Até aqui parece complexo, né? Então, siga com a gente que tudo fica mais fácil!

Ao obter, acompanhar e medir todo mês o ROI da sua empresa, você terá uma visão mais ampla da sua gestão, e assim, conseguirá investir de forma mais assertiva.

Logo, é relevante que você faça isso de forma assídua, pois é isso que irá ditar seu investimento em marketing.

COMO CALCULAR O ROI?

Para calcular o ROI da sua empresa é bem simples.

Primeiramente, subtraia o valor ganho obtido através do marketing digital pelo valor investido. Em seguida, divida o resultado pelo mesmo valor investido. A fórmula é a seguinte:

ROI = (Valor ganho – Investimento) / Investimento

Como o ROI é representado em porcentagem, ao final dessa conta, multiplique o valor por 100.

Suponhamos que sua empresa teve um retorno de R$ 100.000,00 em sua estratégia de marketing. Para obter esse resultado, você investiu R$ 4.000,00. Logo, o cálculo do ROI é o seguinte:

ROI = 100.000 – 4.000 / 4.000 x 100 = 2400

Portanto, o retorno que essa empresa teve sobre o seu investimento em marketing foi de 2.400%.

Dessa forma, você confirma que o seu investimento em marketing digital está muito positivo. Quanto maior essa porcentagem, mais você está ganhando sobre o que investiu.

Caso essa porcentagem abaixe nos próximos meses, você deve estar ciente de onde estar perdendo.

No entanto, para identificar onde você está perdendo, existe o CAC (Custo de Aquisição de Cliente). Ele te ajuda identificar onde você está ‘gastando’ mais para ter um novo cliente em sua empresa.

COMO CALCULAR O CAC?

O CAC  também é muito simples de ser calculado e ele é importante por nos direcionar para onde devemos investir mais e onde temos maior retorno.

O ideal do CAC é ser o menor possível. Quanto menor for o CAC, maior lucro para a empresa. Além disso, essa métrica identifica, sobretudo, os melhores canais digitais para investir, os locais em que o cliente “custa menos” e onde é mais arriscado.

Então, o cálculo é da seguinte forma:

Valor investido no canal dividido pelo número de clientes conquistados no mesmo canal.

Vamos com um exemplo?

Temos 2 canais de aquisição de clientes em uma empresa X: Rede Social e Google.

Na Rede Social foi investido R$ 4.000,00 e foram conquistados 10 clientes através dela.

Logo, o cálculo do CAC é: 4.000 / 10 = 400

Ou seja, cada cliente da Rede Social custou R$ 400,00 para a empresa. Para avaliar se o investimento está sendo válido, é necessário calcular o ticket médio dos clientes da Rede Social. Para o balanço ser positivo, o ticket médio deve ser maior do que R$ 400,00.

Já no Google foram investidos R$ 3.000,00 do orçamento de marketing. E esse canal gerou 60 clientes.

Logo, o CAC desse canal é: 3.00,00 / 50 = 60

Cada cliente nesse canal de aquisição custou R$ 60,00. Sendo assim, podemos constatar que para essa empresa, é mais seguro direcionar seu orçamento de marketing digital em ações no Google.

Viu como é fácil?

Agora que você já sabe como calcular o investimento em marketing da sua empresa, chegou o momento de praticar!

Entretanto, se ainda tiver dúvidas, temos uma dica predadora para você.

Conte com uma agência especializada em marketing digital. Com a empresa certa, você faz investimentos mais certos ainda.

Afinal, são profissionais que entendem do assunto te ajudando a obter ainda mais sucesso.

Precisa de ajuda? Conte com a Vono Marketing!

Leia também: Rede de Display: o que é e porquê sua empresa deve estar lá

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing