canvas de vendas

Canvas de vendas: o que é como usar

Quando se está na gestão de vendas, integrar a equipe de trabalho e fazer com que os resultados fluam é o principal objetivo. Entretanto, quando os objetivos não são alcançados, há aí um sinal de que algo no processo não está bem. Se é isso o que acontece no seu ambiente de criação. Então, é hora de encontrar um caminho novo. Para isso, o canvas de vendas é especialista.

Como as estratégias costumam ser relativas ao cotidiano de cada ambiente e equipe, personalizar a sua solução é o melhor caminho. Assim, você adequa a solução às demandas, e pode migrar essas soluções a medida que necessidades se transformam.

Conheça tudo sobre o canvas de vendas e como isso vai mudar a sua gerência!

O que é canvas de vendas?

Na verdade, o conceito de canvas de vendas é uma variação da metodologia canvas. Por isso, antes de tudo, você precisa entender o que é o canvas.

Trata-se de uma metodologia que apareceu pela primeira vez na tese de doutorado de Alexander Osterwalder. Como os problemas variam em cada ambiente, a ideia também era promover soluções criativas e personalizadas. Para isso, o processo começa com um grupo formado intencionalmente para dividir suas ideias e criar o conceito ideal.

Essas ideias devem seguir uma espécie de roteiro que pede ideias para 9 demandas diferentes: parceiros-chave, atividades-chave, recursos-chave, oferta de valor, relacionamento com o cliente, canais de vendas, segmento de clientes, fontes de custos e fontes de receitas.

canvas de vendas

A partir desse direcionamento, a proposta e que todos tenham acesso visual aos pontos. Assim, há espaço para todos contribuírem com suas ideias sobre cada ponto. Através da participação de todos, ficam claros os objetivos do negócio e a responsabilidade coletiva.

Então, aplicado ao sistema de vendas, o canvas pretende estruturar e ajustar o processo de vendas à necessidade da empresa. A ideia segue basicamente a estrutura geral do canvas, mas inclui pontos específicos de vendas.

Como funciona o canvas de vendas?

Quando você observa os pontos do canvas de vendas, você pode construir etapas que vão conquistar e fidelizar o cliente. Para isso, você vai precisar observar pontos importantes como argumentos convincentes, tratamento diferenciado demonstração clara das vantagens da aquisição em questão.

O ideal é que você valide o prospecto em quatro etapas. Todas elas devem fornecer respostas para cada item do canvas.

  • objetivo – nesse caso a equipe deve informar em cada etapa qual será o objetivo daquele momento;
  • validação – aqui, a equipe deve validar o conjunto de informações que vai levar o cliente pelo funil. Assim, o ideal é definir em cada etapa o que não está funcionando e seguir adiante com novos objetivos, se for o caso;
  • ferramentas – para garantir o funcionamento da estratégia você pode utilizar algumas ferramentas como posts, telefonemas, e-mail marketing, e outros;
  • tempo de estagnação – este é o tempo que o cliente pode permanecer em cada etapa antes de avançar. Assim, a equipe deve definir um tempo otimizado sem que o processo pare;
  • motivos de perda – através do canvas de vendas você também pode identificar os motivos pelos quais um cliente é perdido. A partir disso, é possível implementar novas estratégias ou treinamentos;
  • taxa de conversão – nessa etapa do processo você deve pensar em metas alcançáveis. Elas devem se basear em estatísticas reais que motivem os cooperadores;
  • meta de avanço – por fim, a meta de avanço é o número de prospects que cada etapa deve gerar. Assim, é possível verificar os resultados reais do processo e as chances de melhorias.

Vantagens do canvas de vendas

Se você seguir corretamente os passos estruturados pelo canvas de vendas, dificilmente ficará aquém de seus objetivos. Especialmente porque o método é bastante claro e envolvente. Assim, todos os envolvidos sabem exatamente qual é a sua participação e o resultado que se espera.

Com a utilização dessa metodologia você vai ver que é muito simples integrar as ideias. Para isso, você só precisa de uma folha de papel como material. A fim de otimizar ainda mais o processo você pode adotar o uso de post-its. Assim, todos terão as orientações ao alcance o tempo todo.

O fato de a comunicação ser bastante visual nesse método, vai trabalhar a otimização do cérebro. Pois, o processamento visual ajuda o cérebro a guardar melhor as informações.

Por fim, com o canvas a sua equipe terá a visão ampla de todo o processo. Isso vai estimular a integração entre os componentes. E, uma equipe bem integrada certamente vai trabalhar melhor. Como resultado, os resultados serão potencializados.

Canvas de vendas na prática

Então, o canvas de vendas é bastante prático e auto explicativo. Além disso, requer recursos simples para a sua implantação.

Na prática, você deve expor de maneira visível um quadro com os pontos importantes e espaços para que todos contribuam.

A ideia é que todos os integrantes da equipe possam contribuir em cada ponto ao mesmo tempo em que consomem as informações já dispostas.

A análise do método deve ser feita em quatro etapas, e cada etapa deve ter resposta para cada objetivo.

Canvas de vendas
Foto – Canvas de vendas

A partir da utilização do método correto você terá todos participantes da equipe a seu favor. Além disso, os resultados serão mais claros e garantidos.

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