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As etapas mais poderosas para capacitar seus vendedores

Quem lida com clientes sabe que, o processo de vendas é uma caminhada. A propósito, o Marketing chama isso de jornada do cliente, onde cada etapa é importante e intencional para a conquista do cliente e a conversão em vendas. Sabendo disso, capacitar vendedores precisa ser uma das prioridades do seu negócio. E, encaminhar os vendedores para as necessidades certas é a maneira ideal de potencializar os resultados.

Então, assim o a jornada do cliente acontece em etapas, o treinamento para as vendas também. Por isso, reunimos aqui as principais dicas, também as mais poderosas, para o momento da capacitação da equipe de vendas.

Mapeie a situação da sua equipe

Primeiramente, a fim de promover um treinamento direcionado, capacitar vendedores exige um mapeamento do estado atual da equipe. Isso pode ser levantado a partir dos resultados que estão sendo apresentados, por exemplo.

Além de medir pelos resultados, é uma boa ideia ouvir o que a equipe tem a dizer sobre suas próprias necessidades. Esse é o momento de entender os desafios que ela enfrenta, a partir de indagações individuais ou mesmo em equipe.

Na prática, essa etapa do treinamento permite que se identifique a que distância a sua equipe está do que você considera ideal. Além disso, é um bom referencial para que você analise a evolução ao final de tudo.

Descubra o perfil da sua equipe de vendas

Durante o mapeamento da situação da equipe, você pode aproveitar o momento para identificar também o perfil dos vendedores que fazem parte dela. Isso é, é importante como eles se comportam, como reagem a determinadas situações, o que os estimula no trabalho, e tudo mais que você consiga saber.

Com esse conhecimento dá para montar uma infinidade de estratégias que visem motivá-los e engajá-los ainda mais na causa do seu negócio. A ideia é que, aquilo que foi preparado para o treinamento realmente faça sentido, ao final de tudo.

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Foto/Reprodução: Canva

Prepare um treinamento que faça sentido

Capacitar vendedores é uma prática que terá muito mais sucesso se as estratégias utilizadas fizerem sentido para o alvo. Ou seja, não adianta preparar um emaranhado de conteúdos teóricos e científicos sobre estratégias de vendas, se não houver uma orientação sobre a melhor maneira de adotá-los na prática.

Por outro lado, um conteúdo simplificado demais pode ser um desperdício de energia. Essa é mais uma das razões pelas quais se deve conhecer o perfil da equipe com antecedência. A julgar pelo conhecimento da equipe e a sua maneira de aprendizado, é possível adotar a melhor estratégia possível.

Entre os muitos formatos, os principais treinamentos costumam ser dados através de cursos presenciais, Webinars, cursos online, workshops, palestras e dinâmicas de grupo. A ideia nessa etapa é adotar táticas práticas e funcionais, a fim de que se alcance o que se deseja.

Escolha bem os instrutores

A fim de alcançar bons resultados com o treinamento, é crucial a escolha de bons instrutores. Para isso, há duas opções possíveis. A primeira delas é a mais ‘gourmetizada’. Ela acontece quando se convida alguém de fora para trazer uma visão mais ampla sobre o mercado e os seus conhecimentos e práticas sobre o assunto.

Entretanto, também é possível escolher os instrutores entre a própria equipe. Nesse caso, obviamente, a ideia é considerar seus conhecimentos, sua experiência e capacidade de transmitir isso. Através dessa escolha, dá para aproveitar a visão de alguém conhece o funcionamento do trabalho e os demais integrantes da equipe. Para isso, não há uma receita de bolo. Dessa forma, a escolha pode ser feita conforme os objetivos que você traçou previamente.

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Foto/Reprodução: Canva

Implemente o treinamento

Mas, claro, apenas planejar e estruturar o treinamento não move moinhos, não é mesmo? Então, é hora de implementar as atividades de treinamento conforme se idealizou.

Assim, a ideia é deixar claro a existência de um projeto que vai capacitar vendedores. Para esse momento, toda a clareza é indispensável. Quanto mais antecedência se aplicar ao compartilhamento da informação, mais tempo todos terão tempo para se organizar, se preparar e adiantar tarefas que precisem de finalização.

Se for o caso, distribua material, logins,  prepare o local e os equipamentos e deixe tudo pronto para o grande momento. Quando a hora chegar, todos estarão lá e tudo estará pronto para que o treinamento seja tudo aquilo que você planejou.

A partir de um bom treinamento também virão bons resultados. Esses também merecem análises e otimizações. Além disso, registrar tudo é uma maneira eficiente de ter material de comparação para o futuro. Através dele você saberá o quanto a sua equipe evoluiu e quais os pontos críticos para tratamento em um próximo treinamento.

Você também vai gostar de saber: Conheça as oito melhores técnicas de abordagem ao cliente

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