algoritmo do Instagram em 2021

Algoritmo do Instagram: como funciona em 2021

Trabalhar como produtor de conteúdo e realizar vendas na internet não é tarefa fácil.  Então, o algoritmo pode ser favorável ou não para as empresas. Não conhece muito sobre o algoritmo do Instagram? Venha conosco e leia este artigo para saber como funciona o algoritmo do Instagram em 2021.

O que é e como funciona o algoritmo do Instagram?

O algoritmo do Instagram foi uma ferramenta desenvolvida pela plataforma em algum momento do ano de 2016. Principalmente, o objetivo dele era fazer com que aparecessem conteúdos mais relevantes nos perfis de seus usuários. Visto que antes disso, o feed era cronológico.

Ele veio como uma maneira de personalizar a experiência do usuário. Assim, cada vez que alguém curtisse algo de determinado assunto como comidas, automaticamente o algoritmo iria identificar isso como um interesse e mostrar mais parecidos.

É possível obter vantagens utilizando o algoritmo. Vamos descobrir como funciona o algoritmo do Instagram em 2021? Continue a leitura.

Ordem de postagem

Como vimos anteriormente, a plataforma não se beneficia mais da temporalidade. Contudo, isso não significa que as postagens cronológicas estejam fora de uso.

Muito pelo contrário, o algoritmo sabe que as pessoas se interessam mais do que pelos seus nichos, por verem coisas novas. Por este motivo, as postagens recentes ainda são relevantes.

Continue tendo uma frequência de postagem. Você verá que esta tática ainda funciona muito bem. Seus seguidores se manterão engajados organicamente e encantados pelo seu conteúdo.

Interação

Outro ponto que também determina o que aparece no seu explorar ou em seu feed são os indicadores de engajamento. Ou seja, postagens com um número maior de curtidas e comentários estão mais propensas a aparecer para você.

Perfis frequentes

Você já percebeu que aquelas pessoas ou marcas que você interage e observa com mais frequência sempre aparecem assim que você abre seu perfil de um jeito ou de outro? Pois é, isso é o algoritmo reconhecendo e te mantendo perto de seus interesses.

Isso tudo é determinado pela análise de interação entre você e o que você consome para tornar sua experiência cada vez mais personalizada.

Impacto do algoritmo nas marcas

Como o Instagram é um dos aplicativos que mais engajam na atualidade, sabemos que a maioria das empresas possui um perfil na plataforma.

Sendo assim, e também pelas redes sociais estarem conquistando um espaço grande nas estratégias de marketing o algoritmo pode favorecer as marcas.

Portanto, o Instagram valoriza os perfis das marcas que se esforçam para estarem presentes para o seu público.

Muito além de postar todos os dias com um conteúdo relevante e de qualidade, você precisa interagir com seus seguidores e potenciais seguidores.

Tomando os cuidados e atitudes corretas o algoritmo será um de seus melhores amigos para que seu perfil cresça, é claro, com muita dedicação.

Além do mais, seus conteúdos podem perdurar e continuar aparecendo para muitas pessoas na rede por muito mais tempo.

O que o algoritmo tem a oferecer

Bem, agora sabemos que o algoritmo não é nenhum bicho de 7 cabeças super complicado e negativo. Então veremos a seguir algumas dicas de como tirar vantagem para sua empresa sessa rede social.

1. Esteja sempre atento

O autoconhecimento da sua marca e público ainda são suas melhores apostas. Por esse motivo, nunca deixe de analisar os dados e principalmente de testar.

Por exemplo, conteúdos diferentes podem ser mais efetivos se postados em horários diferentes. Um vídeo pode ser mais engajado às 2 da tarde e um reels às 7 da noite. Tudo vai depender do comportamento do seu público.

Então, tenha em mente que o horário de postagem é um tópico bem importante e que merece sua atenção sempre. Este pode fazer toda a diferença.

2. Conteúdo de valor

Não podemos nos esquecer, no entanto, que o conteúdo de valor é aquele que realmente se movimenta.

O conteúdo de valor é aquele que gera interesse e que as pessoas estão sempre compartilhando.

Isso gera, automaticamente, interação e compartilhamentos. Portanto, foque em qualidade primeiramente e o restante será consequência.

3. Explore e utilize as ferramentas disponíveis

Experimente todos os recursos que o Instagram disponibiliza e é claro, com muito cuidado. Produza conteúdo pensado para o reels, stories e vídeos ao vivo com carinho e veja qual funciona melhor para você. Utilize as hashtags com consciência nos posts!

4. Visual do perfil

O Instagram é uma rede social bastante visual, por isso a necessidade de construir uma identidade visual sólida. Aqui neste post falamos um pouco sobre identidade visual e a importância de construir uma identidade própria.

Mas, não só sua logo tem que ser bonita, assim será necessário que seu perfil também possua conteúdo visual de qualidade.

Conclusão

Vimos neste post como funciona o tão temido e comentado algoritmo do Instagram em 2021. Agora, você o conhece bem, não perca tempo! Vá interagir com o público e elevar a qualidade do seu perfil!

Posts relacionados

Inscreva-se e receba

conteúdos exclusivos

Seja Vono Marketing

Alavanque o
seu negócio

no mundo do
marketing