alcance no Instagram

Alcance no Instagram: O que é e como aumentá-lo

Trabalhamos todos os dias produzindo conteúdo e fazendo investimentos e apostas para levar nosso conteúdo a mais pessoas. Pois assim, podemos conseguir mais clientes, leads e seguidores. O Instagram já provou ser uma rede social bem poderosa mesmo com o tão temido algoritmo (que não é tão complicado assim). Portanto, aumentar o alcance no Instagram é importantissimo para estar a frente da concorrência. Você sabe como aumentar o alcance no Instagram? É o que aprenderemos hoje neste artigo!

Importancia do alcance no Instagram para brasileiros

O Brasil é o terceiro pais no ranking mundial segundo a Sprout Social com o maior número de usuários no Instagram.

O número chega a cerca de 78 milhões de usuários e quem vem à frente são a Índia em segundo lugar com cerca de 80 milhões e o líder Estados Unidos com 120 milhões.

Em uma entrevista, o público afirmou que o Instagram os ajuda a achar novos produtos e serviços e mesmo adquirir algo de desejo.

Ou seja, o Instagram está se mostrando uma ótima ferramenta para as empresas no marketing digital.

Diferença entre impressão e alcance

Há diferença entre estas duas ferramentas do Instagram. Vamos entender qual é?

O alcance é um número que fala sobre a quantidade de usuários únicos que visualizaram suas publicações.

Ou seja, quantas vezes pessoas diferentes visualizaram seus posts não sendo cumulativo a visita de uma pessoa mais vezes.

Em contrapartida, as impressões levam em consideração quantas vezes um mesmo perfil visualizou seu conteúdo.

Por exemplo, uma pessoa visualizou um mesmo post seu três vezes, então você teve três impressões naquele post.

Alcance e o algorítmo

Em teoria, o número do nosso alcance teria que obedecer nosso número de seguidores, uma vez que o Instagram entregaria para todos o conteúdo.

Porém, isso não acontece pelo algorítmo do Instagram.

Aqui no blog tem um post sobre o algoritmo do Instagram, mas iremos relembrar alguns pontos principais do funcionamento deste a seguir.

Relacionamento

Aqui o princípio é básico, se o seguidor interage ou então a pessoa de fora interage, automaticamente o algoritmo entende que o conteúdo é relevante.

Uma vez que o conteúdo é relevante, ele o entrega à pessoa que interage.

Temporalidade

Por mais que o algoritmo não obedeça mais tanto ao princípio da temporalidade, ainda assim algumas publicações aparecem na sua timeline por ordem mais recente.

Então, algo de alguém relevante para você pode aparecer na sua timeline por temporalidade. Ou seja, postagem mais recente.

Engajamento

Finalmente o engajamento, mas não menos importante. Portanto, há alguns formatos de postagem que se sobressaem.

Contudo, também temos alguns temas mais interessantes seja por nicho ou não.

Talvez o seu público alvo goste mais do formato de fotos, então eles irão interagir mais com suas fotos.

Por isso, o engajamento tem a ver com qual formato e tipo de conteúdo eles gostam mais e que por consequência interagirão mais.

Como aumentar o alcance do Instagram

Um adendo é que podemos metrificar o alcance do Instagram pelo Instagram Insights.

Já falamos bastante sobre o que é o alcance do Instagram e de seu funcionamento, e agora daremos algumas dicas de como aumenta-lo.

Publique nos melhores dias e horários

Essa é uma dica coringa que sempre vale a pena repetir. Postar nos melhores dias e horários pode melhorar seu alcance e muito.

Entretanto, para determinar quais os melhores dias e horários é necessário estudar seu público com o que gera mais engajamento, quais os horários de maior uso, etc.

Mantenha uma frequência

É importante postar conteúdo de qualidade, mas também é importante manter uma frequência.

Com essa frequência, as pessoas te verão mais e consequentemente seus posts terão maior alcance.

Não desista de realizar postagens frequentes pois assim seu alcance tem a chance de crescer.

Quem é visto é lembrado! Portanto, capriche nos seus conteúdos e lembre-se que qualidade é diferente de quantidade.

Capriche nas legendas

As legendas podem te favorecer e trazer conteúdo relevante para seu público, então não deixe de colocar legendas em seu post.

Algo que pode dar uma turbinada no seu alcance é postar hashtags nas legendas.

Interaja com o público

Estreitar seu relacionamento com o público é necessário pois assim o nível de empatia, humanização e até os leads podem aumentar.

Há diversas maneiras de interagir com o público e uma delas são os stories do Instagram.

Esteja por dentro dos novos recursos

Finalmente, esteja por dentro dos novos recursos do Instagram e os teste.

Assim, você poderá analisar o que funciona e o que precisa melhorar. Esteja aberto a mudanças.

Conclusão

Há diversas maneiras de aumentar o alcance do Instagram. Aqui, neste post, demos algumas dicas e explicamos um pouco sobre o universo do Instagram.

Portanto, vá e realize seus testes! Descubra o que combina com o perfil da empresa e com seu público-alvo, e deslanche no crescimento!

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