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Abordagem ao cliente: o que é e as melhores técnicas

Para considerar que uma venda efetivada foi realmente um sucesso, você precisa garantir que a efetivação tenha passado por todas as etapas. Isso quer dizer que, vender determinado produto ou serviço não é o fim da negociação. Afinal, você precisa garantir que o seu cliente se torne seu parceiro em fidelidade e, de quebra, um excelente operador de marketing. E, tudo isso depende do tipo de abordagem ao cliente que você pratica.

E aí, qual é a sua política de abordagem ao cliente? Para produtos ou serviços, você deve ser intencional em tudo o que fizer. Mas, não se preocupe, caso não saiba fazer isso, nós vamos te ajudar. Se quiser descobrir tudo sobre o assunto, basta continuar com a gente!

O que é abordagem ao cliente?

Como o termo é bastante autoexplicativo, pode parecer que a abordagem ao cliente é um processo simples. E, na verdade, não se trata de algo complicado, mas muito mais importante do que você possa estar pensando.

abordagem ao cliente
Foto – Reprodução: Mais Treinamento

A abordagem ao cliente é aquele momento inicial da relação onde o cliente em potencial encontra o seu produto ou serviço. Então, a abordagem acontece no momento em que há o primeiro contato entre serviço/produto e cliente. Para que seja uma relação confiável, o ideal é que essa abordagem aconteça de forma intencional. Isso acontece quando você planeja a forma como o cliente encontrará você.

Como fazer?

Por causa do impacto que isso trará para o seu negócio, você precisa ser intencional na abordagem ao cliente. Assim, você precisa estar munido de técnicas para que a abordagem se transforme em uma relação de fidelidade. A fim de facilitar esse processo, selecionamos as principais dicas de abordagem ao cliente.

Prepare o seu discurso

É óbvio que as pessoas que chegam até você são diferentes umas das outras. Entretanto, você precisa estar parado para falar com todas elas. Para isso, o ideal é que você já saiba previamente o que falar em determinadas situações. Isso compreende o domínio sobre o assunto, o conhecimento do produto e do seu público-alvo.

Seja o seu contato eletrônico ou pessoal, você precisa ser cordial no tratamento, introduzir um momento de partilha de informações importantes como nome e etc., entender o nível de conhecimento que o cliente já tem a respeito do seu produto ou serviço, fazer perguntas inteligentes cuja resposta seja a sua oferta e destacar os pontos certos daquilo que você está oferecendo.

Ao mesmo tempo, é bom que você e a sua equipe também estejam preparados para o que não devem falar. Afinal, a comunicação errada pode destruir o seu negócio. Então, evite gírias, mentiras, e até elogios desnecessários.

Escute o que o seu cliente diz

Durante a abordagem ao cliente, um passo extremamente importante é ouvir o que o cliente diz. Afinal, faz parte da comunicação falar e ser ouvido. Trata-se de uma via de mão dupla que deve ser respeitada fielmente.

abordagem ao cliente
Foto – Reprodução: Adminsitradores.com

Através da fala do seu cliente você conseguirá captar quais são suas necessidades, desejos e até fraquezas. Então, a partir dessas informações você pode criar gatilhos de vendas que serão muito eficazes nessa relação.

Personalize o atendimento

Certamente você se sente muito melhor quando é abordado de forma mais pessoal. Então, você deve saber que é isso também o que acontece com todos os clientes em potencial. Embora normalmente se trate de um perfil comum, o seu cliente é uma pessoa. E, certamente ela se sentirá melhor ao ser tratada como exclusividade.

Então, para garantir que a abordagem seja efetiva, adeque a sua linguagem e comportamento à necessidade do seu cliente. Isso fará com que ele compreenda melhor a sua oferta e confie que você é a melhor pessoa para atendê-lo em suas necessidades.

Use a verdade ao seu favor

Nas relações de consumo, não é muito comum ver que a verdade é um instrumento de venda. Seja na oferta de produto ou serviço, o que mais se encontra por aí é a prática de venda a qualquer custo. Entretanto, isso pode custar não a penas a sua reputação, mas a sua estabilidade no seu mercado.

Quando tratamos de vendas de produtos ou serviços, demonstrar que você e o seu produto/serviço são confiáveis faz toda a diferença. Entretanto, apenas fazer isso com palavras não é suficiente. Pois, depois de efetivada a relação de consumo, as suas promessas não se cumprirão. Isso dá ao empreendimento um ar de fragilidade e nadinha de confiança. Então, ao invés de fidelizar um cliente você espantou alguém que será o seu marketing reverso.

Não subestime o seu cliente

Embora você deva, mesmo, conhecer o seu objeto de venda, nunca subestime aquilo que o seu cliente sabe a respeito. Ou ainda, você pode ferir a capacidade de julgar se precisa, quer ou não, determinado produto ou serviço.

Ao sufocar o seu cliente com um bombardeio desesperado, você pode afugentá-lo. Entretanto, ao ser sutil e gentil, você vai conquistá-lo de maneira mais efetiva.

atendimento ao cliente
Foto – Reprodução: Collbusiness

Para isso, você deve estar atento aos sentimentos e ao timing do seu cliente. Ao identificar o momento certo de oferecer um desconto, um prazo melhor ou, até mesmo um outro produto, pode salvar a sua venda. Mais do que isso, é assim que você vai transformar um comprador em potencial em um cliente fiel.

Quer saber mais sobre o assunto? Para isso você só precisa entrar em contato com a gente!

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