Marketing Digital

6 tendências em marketing digital em 2022

Todo mundo por aí dizendo que o Marketing Digital é uma tendência para o futuro dos negócios. Mas, a verdade é que essa é uma estratégia essencial para o presente. E, se você ainda não entendeu isso, há algo de errado aí.

Especialmente durante esse tempo pandêmico, ficou muito claro o quanto essa é uma ação para já. Assim, o que tem para o futuro é o adiantamento das demandas, a evolução tecnológica e a migração cada vez maior para essa estratégia.

Então, que tal apostar no futuro construindo o agora? Para o ano de 2022, por exemplo, há tendências importantíssimas sendo criadas. Assim, conhecê-las é o primeiro passo para se colocar no páreo dos atentos.

Conheça quais são as principais dessas tendências aqui com a gente!

1 – Melhor aproveitamento dos dados

Uma das maiores discussões atuais no quesito cibernético é quanto a utilização de dados. Afinal, todo mundo quer aproveitar ao máximo aquilo que o mundo virtual pode oferecer. Ao mesmo tempo, assuntos como privacidade e segurança de dados são cada vez mais importantes.

Por isso, uma das missões do Marketing Digital para este ano de 2022 é melhorar o aproveitamento dos dados na própria produção de conteúdos dessa natureza. Ou seja, a tendência é que a pulverização de conteúdos seja trocada pela qualidade e profundidade deles. Como os últimos anos e acontecimentos saturaram a rede de materiais rasos e superficiais, o diferencial agora é apresentar informações com embasamento e relevância.

Então, uma das melhores bases para isso é a própria base de dados. Para isso, então, a ideia é desenvolver essa base de maneira confiável. Isso inclui o levantamento de informações corretas e a utilização atualizada delas. Assim, com certeza terá destaque quem se comprometer mais com as etapas de pesquisa e planejamento.

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Foto/Reprodução: Canva

2 – Materiais mais curtos e dinâmicos

Calma, que ninguém aqui está falando de tirar do ar os famosos e-books. Mas, está claro que não há mais espaço para assuntos e tratativas superficiais, conforme já adiantamos no tópico anterior. Então, o Marketing Digital vai ter que ficar atento às abordagens daqui em diante.

Profundidade não quer dizer extensão, especificamente. Ao contrário, o desafio é encurtar os termos e aprofundar a experiência. Isso se aplica a todos os tipos de conteúdos; textos, áudios, vídeos e imagens. Assim, todos os tipos de comunicação tendem a ser feitos de maneira mais imediata, dinâmica e rápida. Ao mesmo tempo, que seja interessante o suficiente para atrair a atenção e profundo o bastante para agregar valor e manter o interesse.

3 – Posicionamento e diversidade

Foi-se o tempo em que os negócios podiam pagar de “isentões”. Na verdade, não participar das discussões atuais acabam sendo um ponto a menos para determinada marca ou produto. Então, faz parte das tendências do Marketing Digital para 2022 o posicionamento sensato, verdadeiro e, acima de tudo, respeitoso.

A ideia aqui é estender a experiência para o acolhimento da diversidade, e não apenas falar sobre ela. Como você certamente já percebeu, é cada vez mais ferrenha a cobrança do público para que essa relação com o diferente vá além do discurso. Ademais, uma alma aberta para a diversidade o faz desde a sua composição. Isso fica claro na gestão, na criação, no estabelecimento, na oferta e, claro, na comunicação.

Aqui se tem, então, um apontamento para o Marketing Digital, mas que precisa estar enraizada em outros aspectos. Afinal, posicionamento sério está longe de ser apenas um discurso bonito.

4 – Responsabilidade ambiental e social

Tanto quanto o posicionamento, ou até através dele, demonstrar responsabilidade ambiental e social é outra dessas tendências para este novo ano. Pois, é tudo o que realmente se precisa para que as coisas melhorem. Literalmente, a ausência desses conceitos no cotidiano é responsável, em parte, para o que o mundo está vivenciando agora.

Então, aqui tem-se também mais do que um discurso. Cada vez mais, se faz necessário que o comportamento das empresas, marcas e produtos denote essa preocupação. Assim, a ideia vai muito além da separação de lixo e da discussão ecológica.

A ideia aqui vai muito além, já que pretende transparecer as ações práticas e basilares que as instituições promovem em sua forma de produção e reprodução no âmbito dos negócios. Assim, cada camada e divisão do trabalho precisa ser, em si, uma preocupação com o meio ambiente e com a sociedade como todo. Logo, o Marketing Digital será apenas o reflexo disso.

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Foto/Reprodução: Canva

5 – Crescimento da automação

Parece até louco pensar em um crescimento da automação em um momento onde quase tudo já é automático, não é mesmo? Mas, tudo indica que esse é um caminho sem volta. Por isso, o Marketing Digital precisa estar no mesmo passo dessa evolução.

Ao prestar atenção nesse tipo de evolução ao longo do tempo, é possível entender que essa não é uma ameaça ao trabalho humano. Se fosse assim, ninguém mais teria um emprego desde os primeiros avanços da Revolução Industrial. Entretanto, estar atento ao movimento de mudança, traz um sentido novo para o papel humano, enquanto se aproveita ao máximo os benefícios da automação.

No campo do Marketing Digital isso se manifesta através da manutenção e expansão de funcionalidades como E-mail Marketing, CRM, SEO, ferramentas de monitoramento e muito mais.

6 – Podcasts

Quem diria que o bom e velho formato de rádio voltaria à tona com tanta força, não é mesmo? Só que, dessa vez, sem as músicas. Entretanto, como toda a interação ao vivo e discussões gostosas que embalaram as lembranças de muita gente por aqui.

Dessa vez, a ideia é promover discussões importantes sobre temas que sejam relevantes. Na verdade, também é uma boa plataforma para o entretenimento apenas pelo entretenimento. E, pelo crescimento que vem apresentando desde o surgimento em 2021, essa é uma excelente estratégia a ser aproveitada pelo Marketing Digital.

Agora que você já sabe o que vem aí, é hora de se mexer. Se firmar o seu Marketing Digital é um dos seus objetivos para este ano, já está na hora de começar.

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Mas, se quiser  saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato com a gente!

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