fidelizar clientes

6 dicas para fidelizar clientes na sua empresa

Que captar clientes através é um grande desafio, nós tempos certeza que você já entendeu. E, claro, assim como a fase de captação, você deve saber que cada etapa constitui um desafio diferente e necessário. Assim, fidelizar clientes é tão importante quanto encontrá-los. Afinal, além de consumir as ofertas do seu negócio, ele também é um reprodutor em potencial do seu Marketing.

Então, essa é a tarefa de hoje. Para manter o seu empreendimento a pleno vapor, conheça as melhores estratégia para fidelizar clientes.

Nós já adiantamos o caminho preparando as melhores delas para você. Basta continuar a leitura deste post!

Mantenha uma equipe capacitada

Quando se trata de equipe competente, não significa que você não possa apostar em novos talentos. Ao contrário, muitas vezes essa é a melhor parte da equipe para se investir.

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Foto: Divulgação/BCN

Mas, se você quer manter a fidelidade dos seus clientes, precisa se preocupar com a capacitação da sua equipe. Afinal, além de produtos e preços bons, as pessoas se cativam pelo tratamento que recebem. Então, quando se trata de atendimento, não se aceita nada menos do que a excelência!

Se comunique de forma personalizada

A verdade é que, em todos os setores, cada cliente é um mundo. Então, você precisa encontrar formas que sejam sejam o mais pessoal possível de se comunicar com os clientes. Assim, além de fidelizar clientes você faz com que eles se sintam parte do seu negócio, como realmente são.

Então, o ideal é que você conheça o seu cliente por perfis. Para isso, procure saber quem são, como ganham a vida, o que gostam de fazer, aonde vão, a linguagem que entendem e tudo o mais que seja possível. Assim, você pode abordá-los, antes e depois da compra, de maneira que os conquiste. Para isso, utilize com inteligência todos os canais de comunicação que você tenha ao seu alcance.

Negocie valores e não produtos

Todo mundo sabe que o que mantém o lucro de um negócio é a comercialização de seus serviços e produtos. Logo, o mínimo que se espera é que você tenha algo a oferecer para os clientes, não é mesmo?

Mas, que tal se o seu diferencial for além do seu estoque? Afinal, cada produto traz por trás de si uma carga de demanda. Isso significa que, geralmente, ele é a solução para alguma necessidade. Assim, é isso o que você deve vender; os valores representados pelo seu produto.

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Foto: Reprodução/Raizler

Para isso, você e a sua equipe precisam conhecer bem aqui que estão oferecendo. Pois, é a partir disso que o cliente entenderá o valor por trás do produto, além da própria necessidade que será atendida na aquisição.

Surpreenda

Um dos grandes erros cometidos pelo fornecedores de serviços e produtos é atrair clientes com alguma ação e depois não mimá-los mais. Isso mesmo, e nem sempre a questão é desconto, mas a surpresa de fazê-lo importante para o seu negócio sempre que puder.

Assim, aposte na compensação de possíveis falhas com alguns mimos. Além disso, crie planos que compensem a fidelidade do seu cliente. Você também pode surpreender positivamente ao realizar pequenos desejos durante as compras. É o caso, por exemplo, de fazer uma embalagem diferenciada para presentes, escrever bilhetinhos à mão ou outros pedidos que possam surgir no caminho.

Capriche no pós-venda

Os últimos anos trouxeram mudanças expressivas nas relações de consumo. Então, nada mais justo do que você acompanhar essas mudanças. Inclusive quando se trata de pós-vendas, tente ao máximo dedicar atenção ao processo. Afinal, a relação não se encerra após a venda. Ao contrário, é a porta aberta para o próximo passo na tarefa de fidelizar clientes.

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Foto: Divulgação/Pulpo

Então, a melhor forma de investir no pós vendas é fazendo aquilo que promete por exemplo. Retornar contatos, ouvir feedbacks e resolver problemas pode fazer com que o seu cliente se torne um fiel seguidor do seu negócio. Mais do que isso, essas experiências são estratégias de Marketing que se reproduzem através do seu próprio cliente.

Monitore metas e resultados

Para garantir o processo de fidelizar clientes é preciso alinhar estratégias, metas e relacionamento com os clientes. Essa métrica inclui acompanhamento de metas e resultados trazem o impacto à vista, assim você pode tomar decisões que vão melhorar as próximas ações.

É dessa forma que você pode verificar a eficiência de questões como treinamentos e atitudes da equipe. Essa é a melhor forma de ser realista com as metas, entender o funcionamento dos funcionários em relação a elas e a maneira como isso está chegando até o cliente final. Para fidelizar clientes você precisa entender o que está dando certo, o que precisa ser evitado ou melhorado nas estratégias.

E, então, é hora de partir para ação prática. Reúna todas as dicas, coloque o seu toque de pessoalidade no assunto e aja para fidelizar clientes!

Quer saber mais sobre o assunto? Para isso, basta entrar em contato com a gente!

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